Doença

Catarata

Uma catarata é uma opacidade (névoa) no cristalino do olho que dificulta a visão. As cataratas provocam uma perda progressiva e indolor da visão. A sua origem, geralmente, não se conhece, apesar de em certos casos surgirem devido à exposição aos raios X ou à luz solar muito intensa, a certas doenças oculares inflamatórias, a alguns fármacos (como os corticosteróides) ou como uma consequência de outras doenças, como a diabetes. São muito comuns nos idosos, embora alguns bebés possam nascer já com cataratas (cataratas congénitas).
As luzes intensas são especialmente incómodas para muitas pessoas que sofrem de cataratas, as quais vêem halos à volta das luzes, cintilações e dispersão da luz. Estes problemas são particularmente incómodos quando a pessoa passa da escuridão para um ambiente muito iluminado ou tenta ler com uma lâmpada de luz muito intensa. As pessoas com cataratas que também tomam medicação para o glaucoma, a qual contrai as pupilas, podem sentir maior dificuldade na visão.
Apesar de as cataratas normalmente não serem dolorosas, em alguns casos raros provocam tumefacção no cristalino e uma maior pressão dentro do olho (glaucoma), o que então pode tornar-se doloroso.

Fonte: Atlas da Saúde