Outros

Conselheiros municipais participam da oficina sobre a Rami no Maranhão

10/08/2022

Mais um estado do Nordeste recebeu a oficina de implementação da Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami). No encontro, que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto, o Maranhão se destacou pela presença não só de gestores, mas também dos conselheiros municipais e estaduais de saúde. Como a Rami está em processo de efetivação, a participação dos representantes do controle social é importante para entender quais são os novos critérios da rede para a habilitação dos serviços.

Além da oficina, foram feitas visitas técnicas em três estabelecimentos de referência: a Maternidade Paços do Lumiar, com estrutura para atendimento de gestantes de baixo risco, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) e o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA), ambos com porte para assistência de casos complexos de alto risco.

A agenda contou com a presença da diretora do Departamento de Saúde Materno-Infantil, Lana de Lourdes, e de sua equipe técnica. Essa aproximação com os serviços mostra melhor as especificidades da rede para que as orientações sejam mais assertivas quanto às adequações necessárias para solicitar recurso federal e, consequentemente, qualificar melhor a assistência existente.

A rede de assistência à mulher e ao bebê do Maranhão pode ser reestruturada e ampliada com novos componentes essenciais da Rami, como as maternidades de baixo risco (MAB). Esses serviços são fundamentais para que os estabelecimentos de alto risco recebam de forma organizada os casos mais complexos, que necessitam de cuidado prioritário, especializado e resolutivo, sem a sobrecarga dos casos que podem ser atendidos nas MABs.

Atualmente, o Maranhão tem 40 serviços de atenção materna e infantil elegíveis para habilitações de atenção hospitalar, o que corresponde ao componente III da Rami. A presença da equipe ministerial no território é a oportunidade de dar subsídios para gestores e profissionais sobre os critérios de habilitação aos novos componentes da rede e de conhecer de perto as necessidades e as experiências exitosas dos serviços de atenção à saúde de gestantes, bebês e puérperas no estado.


 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde