Saúde e Vigilância Sanitária

Força Nacional do SUS: capacitação no Acre termina nesta sexta-feira (1º)

30/06/2022
Bruno Cassiano/MS

Termina nesta sexta-feira (1º) a capacitação “Preparo da Resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) em Rio Branco (AC). O curso da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN - SUS), do Ministério da Saúde, começou nessa quarta-feira (29). O objetivo é fortalecer a atuação principalmente em situações de emergência.

O curso no Acre envolve 288 profissionais do setor Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, órgãos de controle de trânsito, órgãos de segurança, forças militares e outros. Durante os três dias, todos participam de atividades teóricas e exercícios práticos para aprimoramento do atendimento em situações de emergências e desastres.

“Este curso só faz sentido se todos estiverem aqui integrados, com as forças de segurança e de saúde, para atuarem em conjunto na resposta de menor tempo e garantir que a saúde da população seja preservada”, pontuou o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), do Ministério da Saúde, Brunno Carrijo.

A ideia é que os três níveis de gestão: federal, estadual e municipal atuem de forma coordenada e imediata em caso de incidentes com múltiplas vítimas. “Aproveitem o curso para que juntos possamos cada vez mais fortalecer os componentes da Atenção à Saúde. Quando falamos de saúde falamos nos componentes da atenção primária, atenção hospitalar, atenção as urgências dentre outras, com intuito de entender qual é o fluxo da assistência e o fortalecimento de todos os pontos de atenção à saúde para a resposta a IMV”, complementou Carrijo.

A coordenadora da Força Nacional do SUS, Pâmela Diana, explica que realizar essa capacitação de preparo a resposta em incidente com múltiplas vítimas no Acre é importante, pois o estado e respectivos municípios lidam com diversas emergências. “Esse é um momento de colaboração, de troca de conhecimento que irá auxiliar numa resposta mais coordenada e integrada possível, que nos possibilitará ofertar à sociedade uma resposta mais qualificada e de menor tempo quando um incidente ocorrer”, destaca.

O coordenador do SAMU 192 no estado do Acre, Pedro Pascoal, explica que este é o primeiro evento dessa forma no estado. “Espero que todos consigam promover de forma integrada uma melhor assistência para a população. A ideia é promover a integração para que todos os profissionais falem a mesma linguagem em busca de melhorias da assistência a população do nosso estado”.

O Ministério da Saúde deve realizar outros treinamentos da Força Nacional do SUS durante o ano. Até hoje, quase 2 mil profissionais já foram capacitados em preparo da resposta a IMV em todo Brasil.

Apoio

Desde 2011, a FN-SUS é responsável por medidas de prevenção, assistência e controle de situações epidemiológicas, desastres naturais ou situação de desassistência à população, quando se esgota a possibilidade de resposta ou é necessário um apoio ao estado ou ao município. Ao longo desses anos, a Força atuou em mais de 50 missões, com 500 voluntários, como no enfrentamento do momento mais crítico da pandemia da Covid-19 em Manaus e em outros estados, como recentemente nas enchentes em Pernambuco (PE) e Alagoas (AL).

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde