Outros

Limoeiro do Norte (CE) tem o melhor desempenho na atenção primária entre municípios de médio porte

28/09/2022

Imagem da notícia

Foto de Mônica Oliveira

O excelente desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) de Limoeiro do Norte, no Ceará, reuniu, nesta terça-feira (27), gestores e profissionais da APS em reunião de avaliação das ações locais. O evento foi marcado pela presença do secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde (MS), Raphael Câmara, e sua equipe técnica, que foram conferir de perto as estratégias que levaram o município ao primeiro lugar entre as cidades de pequeno porte do país.

As boas novas foram aferidas já no primeiro quadrimestre de 2022, quando a cidade se destacou com nota 9,66 diante do Previne Brasil, atual programa de financiamento da APS. O município teve ótimo desempenho principalmente nos indicadores de proporção de gestantes com atendimento odontológico e de proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, etc.

Conforme quadro abaixo, Limoeiro segue ampliando a abrangência.

Imagem da notícia

Fonte: Coordenação de atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro do Norte

Com importante aposta na informatização, a cidade expandiu o uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e formou 16 equipes diante do Programa Informatiza APS, que leva custeio mensal de R$ 27.200,00 para o avanço online da região. “Implantamos e acreditamos no PEC, o sistema oferecido pelo MS. Mas foi um desafio, porque têm muitos sistemas e serviços especializados e empresas que oferecem um mundo de oportunidades para os municípios e com Limoeiro não foi diferente”, explicou a coordenadora da Atenção Primária de Limoeiro do Norte, Renata Gadelha.

Com aproximadamente 60 mil habitantes, Limoeiro do Norte ultrapassa a cobertura de 99% da Atenção Primária à Saúde (APS). Em números atualizados pela coordenadora, a cidade tem 58.887 pessoas cadastradas na APS, de 27.909 domicílios, com 20.309 famílias atendidas. Parcela dos moradores que vive em localidades mais distantes do centro é alcançada pelo projeto "Saúde todo dia", iniciativa da Secretária Municipal de Saúde (SMS) que envia profissionais com oferta de serviços de saúde humanizados para essas áreas.

Entre as respostas do município para a crescente demanda da Atenção Primária, estão a adesão ao Programa Saúde na Hora (PSH), que habilitou Unidade de Saúde da Família (USF) para atender em horário estendido. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), 16.082 estudantes de 21 instituições de ensino participaram de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde nas escolas. O número superou o quantitativo de 7.215 estudantes inicialmente pactuado para 22 instituições.

Após ser apresentado às estratégias e números de êxito de Limoeiro, o secretário de atenção primária à Saúde, Raphael Câmara, destacou os pontos em comum entre as cidades com bons resultados: “Todos os municípios fortes na gestão da APS têm algumas características em comum: líderes com profundo conhecimento sobre a APS, informatização e capacitação permanente”, garantiu.

“Outra característica recorrente - e pode até ser coincidência – é que todos, em algum momento, conquistaram uma relação estreita com o Ministério da Saúde. Isso indica que as orientações que disponibilizamos, por meio do diálogo permanente com o executivo federal, funcionam na prática”, avaliou o secretário. Na ocasião, ele também destacou que os municípios com performance abaixo do esperado no Previne também recebem visita técnica do MS para auxílio na busca por melhorias.

Do Ceará ao Brasil

A cidade do semiárido nordestino, situada na microrregião do Baixo Jaguaribe, hoje destaque no país, atende demandas de saúde que chegam de cidades vizinhas também. “Trabalhamos muito para ter uma boa estrutura da atenção primária. Prova disso é que, além da população de Limoeiro do Norte – nossa Princesinha do vale – recebemos pacientes de vinte municípios ao redor, que mandam seus pacientes para nossa cidade.  Sempre primamos pela gestão, pela eficiência dos serviços e a vinda do Ministério da Saúde só coroa nosso trabalho”, afirmou o secretário municipal de Saúde de Limoeiro do Norte, Deolino Júnior Ibiapina.

A relevância da atuação das equipes de saúde foi ponto em comum nas avaliações durante o encontro entre gestão federal e municipal. As autoridades expressaram, inclusive, seu reconhecimento por meio da entrega simbólica de uma placa com o registro do desempenho a integrantes de 19 equipes de saúde. Renata Gadelha listou iniciativas da gestão por meio de capacitações contínuas para conhecimento de cada indicador e ações motivacionais, como as de estímulo ao envolvimento desses profissionais com os impactos positivos na saúde da população a cada indicador alcançado.

Clique na imagem abaixo para reproduzir vídeo apresentado pelo município.

Imagem da notícia

De Mônica Oliveira/CCOM Saps


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde