Saúde e Vigilância Sanitária

Ministério da Saúde lança programa de extensão em parceria com universidades federais

27/09/2022

O Ministério da Saúde lançou o Programa de Extensão para Implementação da Política de Vigilância em Saúde do SUS e a Participação da Comunidade. O objetivo é fortalecer e apoiar a implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) com o envolvimento e a mobilização das Instituições de Ensino Superior Públicas por meio de projetos de extensão.

Esses projetos vão contar com a participação de diversos segmentos da sociedade e vão acontecer em todos os territórios, com ações de vigilância e promoção da saúde.

Outra proposta da ação é promover a qualificação das comunidades, gestores e equipes de saúde no planejamento, desenvolvimento e avaliação da Vigilância em Saúde, desenvolvendo, assim, uma rede de experiências, debates e projetos que possam apoiar e acompanhar ações locais e regionais de vigilância e promoção da saúde.

Programas como esse são de fundamental importância para que os órgãos públicos e universidades federais consigam, em parceria, construir um diálogo com a população, segundo Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde (SVS/MS). “A saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Precisamos unir todos os esforços necessários para que possamos oferecer um serviço de saúde pública de qualidade”, afirmou.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde