Saúde e Vigilância Sanitária

Programação do Seminário Internacional de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde prevê lançamento de dois livros

27/09/2022

Dois livros serão lançados durante o Seminário Internacional de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde, realizado a partir desta terça-feira (27): “Simulação em saúde para ensino e avaliação: conceitos e práticas” e “Simulação Clínica: ensino e avaliação nas diferentes áreas da Medicina e Enfermagem”. O evento conta com transmissão ao vivo pelo Youtube.

O lançamento das publicações ocorre na quinta-feira (29), a partir das 14h. Cada livro terá 300 unidades impressas, sob a responsabilidade da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e resultam da parceria firmada entre a Secretaria Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e ABEM, que viabilizou a realização do projeto “Desenvolvimento da Rede de Centros de Simulação Clínica”.

O projeto estimula a formação em simulação realística e clínica. Isso ocorre por meio da produção dos módulos a serem disponibilizados para os cursos de capacitação de docentes e profissionais dos cursos da saúde, integrados aos cenários de prática para o melhor desempenho em ensino, pesquisa e extensão.

A decisão de estruturar a produção desses dois livros didáticos surgiu no Curso de Multiplicadores para Desenvolvimento da Rede de Centros de Simulação Clínica, que abordou a temática inovadora para o Brasil, considerando a grande produção de material para o seu desenvolvimento.

O curso começou em outubro de 2019 e encerrou em agosto de 2021. O público-alvo foram docentes, preceptores, gestores e profissionais da área da saúde das universidades federais ligadas aos hospitais Ebserh. Houve a oferta de 430 vagas e foram capacitados 323 profissionais de 18 hospitais federais de todas as regiões do País. Desse total, 45% foram médicos e 55% outros profissionais, a maioria enfermeiros.

O curso é voltado para formar multiplicadores que capacitem novos profissionais. Eles devem usar o conhecimento adquirido onde trabalham. Os professores capacitados pelo curso também poderão treinar seus alunos.

Transmissão ao vivo

O Seminário Internacional de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde será transmitido ao vivo pelo canal do Ministério da Saúde no Youtube. Acompanhe:

  • 27/09 (terça)
    Manhã:
    Tarde: clique aqui para assistir

  • 28/09 (quarta)
    Manhã:
    Tarde: clique aqui para assistir 

  • 29/09 (quinta)
    Manhã: clique aqui para assistir 

     

Serviço

Lançamento dos livros “Simulação em Saúde para Ensino e Avaliação: conceitos e prática” e “Simulação Clínica: ensino e avaliação nas diferentes áreas da Medicina e Enfermagem”
Data: 29 de setembro (quinta-feira)
Local: Auditório do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), na Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3, Brasília
Horário: 14h às 17h

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde