Tenho 48 anos estou com dificuldade de concentração e muito esquecimento isso tem me angustiado preciso da ajuda

Dúvida enviada no dia 28/06/2024, da cidade de São Gonçalo (RJ) no aguardo de respostas

Respostas

É importante lembrar que a dificuldade de concentração e o esquecimento podem ter diversas causas, que vão desde o estresse e a ansiedade até problemas de saúde mais sérios, como deficiências nutricionais, distúrbios do sono, problemas hormonais, entre outros.
Para investigar a causa desses sintomas, é fundamental que você consulte um profissional de saúde, como um médico ou um psicólogo, para que possa ser feita uma avaliação completa e, se necessário, exames complementares.
Enquanto isso, algumas dicas que podem ajudar a melhorar a concentração e a memória são: manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente, ter uma rotina de sono adequada, praticar técnicas de relaxamento e meditação, evitar o consumo excessivo de álcool e tabaco, e buscar atividades que estimulem o cérebro, como leitura, jogos de memória, quebra-cabeças, entre outros.
Lembre-se sempre de que a saúde é algo muito importante e que é fundamental buscar ajuda profissional para investigar e tratar qualquer sintoma que esteja incomodando. Não hesite em procurar um médico ou outro profissional de saúde para receber o suporte adequado.

Essa é uma mensagem meramente informativa e não deve ser considerada como substituta de consultas médicas com especialistas de saúde.

Tudo sobre: Tenho 48 anos estou com dificuldade de concentração e muito esquecimento isso tem me angustiado preciso da ajuda

Notícia • 10 de Agosto de 2022 • Ministério da Saúde

Dificuldade durante a amamentação? Conheça algumas medidas que podem ajudar

Imagem do resultado Notícia

Outros. Rede de apoio também é um fator determinante para a permanência do aleitamento materno. A chegada de uma criança provoca grandes mudanças na vida de uma família. Nesta nova fase, algumas das principais dificuldades podem estar relacionadas com a amamentação. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios/consultórios ou clínicas de amamentação, Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano oferecem apoio para a mulher que precisa de ajuda profissional. Mesmo assim, algumas dicas podem ser útei...... As Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios/consultórios ou clínicas de amamentação, Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano oferecem apoio para a mulher que precisa de ajuda profissional... CRIANÇA COM DIFICULDADE INICIAL PARA SUGAR Alguns bebês apresentam dificuldades para iniciar a amamentação nos primeiros dias de vida.... Isso ajudará na produção de leite até que a criança volte a sugar.

Profissional de Saúde • Dentista • Jussara (PR)

Ariane Preciso Lima - Dentista

Especialidade Dentista. Local de Atendimento Nis I de Jussara, Jussara (PR)

Profissional de Saúde • Psicólogo • Itapebi (BA)

Vircilede D Ajuda Stolze de Oliveira - Psicólogo

Especialidade Psicólogo. Local de Atendimento Secretaria Municipal de Saude, Itapebi (BA) e Unidade Basica de Saude Wanderley Nascimento, Eunápolis (BA)

Notícia • 13 de Março de 2023 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Será que eu tenho endometriose? Saiba como diagnosticar e tratar a doença no SUS

Imagem do resultado Notícia

Outros - Com prevalência estimada em 10% da população feminina, distúrbio está ligado a cólicas fortes que reduzem qualidade de vida e até à infertilidade - Foto: Freepik A endometriose é uma doença ginecológica silenciosa, que atinge cerca de um décimo das mulheres e pessoas com útero no Brasil. Entre aquelas que enfrentam infertilidade, os índices são ainda mais altos, variando de 30% a 60% - e entre as que convivem com dor pélvica, chega a 70%. Apenas em 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou mais de 1...... Para trabalhadores do SUS A ciência ainda precisa avançar nos estudos da endometriose, mas já existem recomendações que gestores e profissionais de saúde devem seguir no atendimento a pessoas com endometriose

Notícia • 22 de Março de 2024 • Ministério da Saúde

Ainda é preciso vacinar contra a Covid-19? Entenda!

Imagem do resultado Notícia

VACINAÇÃO - A vacina continua sendo a principal medida de combate ao vírus e foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil desde 1º de janeiro de 2024 - O Brasil enfrenta atualmente um surto de dengue e, até o último dia 20, foram contabilizados 1,9 milhão de casos prováveis da doença. Incorporada pelo Ministério da Saúde em janeiro no SUS, a vacina contra a dengue é procurada por muitos brasileiros e, atualmente, está disponível para a faixa etária de 10 a 14 anos. Mas, é preciso também ficar atento à ...... Mas, é preciso também ficar atento à imunização contra a covid-19.... anos de idade são vacinadas.... Indivíduos com mais de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas devem receber doses de reforço semestrais.

Notícia • 13 de Março de 2023 • Ministério da Saúde

Será que eu tenho endometriose? Saiba como diagnosticar e tratar a doença pelo SUS

Imagem do resultado Notícia

SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA - Com prevalência estimada em 10% da população feminina, distúrbio está ligado a cólicas fortes que reduzem qualidade de vida e até à infertilidade - A endometriose é uma doença ginecológica silenciosa, que atinge cerca de um décimo das mulheres e pessoas com útero no Brasil. Entre aquelas que enfrentam infertilidade, os índices são ainda mais altos, variando de 30% a 60% - e entre as que convivem com dor pélvica, chega a 70%. Apenas em 2022, o Sistema Único de Saúde registrou mais de 10 ...... Para trabalhadores do SUS A ciência ainda precisa avançar nos estudos da endometriose, mas já existem recomendações que gestores e profissionais de saúde devem seguir no atendimento a pessoas com endometriose

Notícia • 21 de Outubro de 2022 • Ministério da Saúde

Câncer metastático não impossibilitou Andressa de buscar tratamento e incentivar outras mulheres sobre prevenção

Imagem do resultado Notícia

“Já fiz mais de oito quimioterapias diferentes e radioterapia nos ossos”, resume Andressa que, ao longo desses cinco anos de tratamento, passou a ter dificuldade de mobilidade, ganhou peso em razão do... Questiono o que eu preciso aprender, o que preciso passar e até onde preciso ir”, afirma ela, declarando que acredita na própria resiliência.... E nesse processo, ainda que você tenha dificuldade de se reconhecer no espelho, entenda que nesse momento também nasce uma nova pessoa.

Profissional de Saúde • Pediatra • São Bernardo do Campo (SP)

Deborah Ascar Requena Perez - Pediatra

Imagem do resultado Profissional de Saúde

Sobre Deborah, Olá sou Deborah, me formei em 2004 médica na FaculDade de Medicina do ABC, fiz residência de pediatria também na Faculdade de Medicina do ABC e posteriormente Infectologia Pediátrica na UNIFESP. Tenho larga experiência em ensino médico atuando na preceptoria da Faculdade de Medicina do ABC por 10 anos. Também tenho muita experiência no atendimento de crianças graves e internadas com experiência em gestão de enfermaria de pediatria por mais de 10 anos também. Gosto muito de fazer consultório e ...... Tenho larga experiência em ensino médico atuando na preceptoria da Faculdade de Medicina do ABC por 10 anos.... Também tenho muita experiência no atendimento de crianças graves e internadas com experiência em gestão de enfermaria de pediatria por mais de 10 anos também.

Profissional de Saúde • Fisioterapeuta • Ibitinga (SP)

Dra. Helen Rodrigues - Fisioterapeuta

Imagem do resultado Profissional de Saúde

Sobre Helen, Olá, Atuo há 5 anos à domicílio e na Clínica Olá Doutor de Ibitinga. Minha área de atuação é em RPG, Geriatria, Ortopedia, Pilates, Dry-needling, Ventosaterapia, com ênfase nas dores musculoesquelética, afim de reestabelecer a qualidade de vida dos pacientes que me solicita. Tenho 27 anos e me formei na Universidade de Araraquara- Uniara, onde estagiei e adquiri a prática clínica, pois a mesma oferece o estágio aos estudantes. Foi o início de muitos tratamentos e troca de experiência com os colega...... Sobre Helen, Olá, Atuo há 5 anos à domicílio e na Clínica Olá Doutor de Ibitinga.... Tenho 27 anos e me formei na Universidade de Araraquara- Uniara, onde estagiei e adquiri a prática clínica, pois a mesma oferece o estágio aos estudantes.... Registro CREFITO 3/257485-F e Atuo há 5 anos à domicílio e na Clínica Olá Doutor de Ibitinga.

Notícia • 22 de Setembro de 2022 • Ministério da Saúde

Na América Latina, Brasil é o país com maior prevalência de depressão

Imagem do resultado Notícia

“Fatores biológicos, psicológicos e sociais influenciam para que o indivíduo tenha um episódio depressivo”, detalha.... “A escola pode ajudar muito nessa avaliação da mudança de comportamento infantil e da adolescência”, alerta a psiquiatra.... de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento; diminuição da libido; perda ou aumento do apetite e do peso; insônia, despertar matinal precoce ou aumento do sono; dores e outros sintomas físicos

Notícia • 30 de Janeiro de 2023 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Respeito ao ciclo de fome e saciedade das crianças pequenas ajuda no desenvolvimento

Imagem do resultado Notícia

Sinais de saciedade: vira a cabeça ou o corpo, perde interesse na alimentação, empurra a mão da pessoa que está oferecendo a comida, fecha a boca, parece angustiada ou chora.... Entre 1 e 2 anos de idade Grandes mudanças ocorrem a partir de um ano. Uma delas é a redução da velocidade do ganho de peso.... Alimentos com adição de sal, açúcar, óleos, gorduras ou qualquer outra substância ao alimento original, não devem ser oferecidos para crianças menores de dois anos.

Notícia • 9 de Fevereiro de 2023 • Ministério da Saúde

Ministério da Saúde envia medicamentos e insumos para Turquia

Imagem do resultado Notícia

AJUDA HUMANITÁRIA - Carga brasileira de 750 kg possibilitará o atendimento de até 1,5 mil pessoas por um mês - O Ministério da Saúde doou para a Turquia três kits de medicamentos e insumos para a saúde para colaborar com as ações humanitárias no país impactado pelo recente terremoto de magnitude 7.8 que atingiu a região de fronteira com a Síria. A carga de itens emergenciais de aproximadamente 750kg possibilitará o atendimento de até 500 pessoas por um período de três meses, ou 1,5 mil pessoas por um um mês. O voo ...... AJUDA HUMANITÁRIA - Carga brasileira de 750 kg possibilitará o atendimento de até 1,5 mil pessoas por um mês - O Ministério da Saúde doou para a Turquia três kits de medicamentos e insumos para a saúde... Serão enviadas seis toneladas de equipamentos para ajudar nas buscas e para sustentar as equipes durante os trabalhos e quatro cães farejadores para ajudar na localização das vítimas do abalo sísmico.

Notícia • 15 de Junho de 2023 • Ministério da Saúde

“É preciso resgatar a alegria do momento da vacinação”, diz ministra Nísia Trindade

Imagem do resultado Notícia

DIA NACIONAL DA IMUNIZAÇÃO - Ministra da Saúde participou de sessão especial no Senado em comemoração ao Dia da Imunização e ressaltou a importância da retomada das altas coberturas vacinais - Manter o Brasil livre de doenças já eliminadas e diminuir o índice de mortalidade por causas imunopreveníveis são os objetivos mais claros do Movimento Nacional pela Vacinação. Mas há outro pressuposto: resgatar a alegria do ato de se vacinar. Foi o que lembrou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em sessão especial no Senado...... Ele está sempre presente quando queremos reforçar a campanha, mas a vacinação ainda precisa voltar a ser um orgulho do nosso país, como já foi”, destacou a ministra, lembrando que o personagem é sempre

Notícia • 13 de Maio de 2021 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Nota técnica ajuda municípios a manter repasse federal para CEO e LRPD

Imagem do resultado Notícia

Outros. Medida flexibiliza parâmetros, como a obrigatoriedade de produção mínima frente à pandemia, e reforça compromisso do Ministério da Saúde com o atendimento odontológico no SUS. O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Saúde Bucal (CGSB/Saps), publica mais uma nota técnica (NT) referente ao atendimento odontológico na Atenção Primária à Saúde (APS). A NT nº 5/2021 substitui a NT n° 18/2020 e tem como objetivo divulgar aos gestores municipais, estaduais e do Distrito Federal as condições excepc...... competência financeira de agosto de 2021 e alcançará todos os novos serviços implantados até a vigência da medida, serviços que receberam custeio ao menos em uma das competências financeiras de 2020 ou que tenham... A iniciativa assegura a manutenção dos CEO e LRPD como serviços ativos do SUS, mesmo diante de dificuldades de alcance de metas mínimas de produção frente à pandemia.

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024