Saúde e Vigilância Sanitária

Queiroga reforça compromisso com combate à corrupção

17/08/2021
Walterson Rosa/MS

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou nesta terça-feira (17) do Fórum Virtual das Américas: Ética na Saúde. Durante o evento, realizado no auditório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília (DF), o ministro reiterou o compromisso com o combate à corrupção e em favor das boas práticas, em acordo com o marco de Consenso para Colaboração Ética na Saúde.

Queiroga lembrou os avanços conquistados pelos brasileiros desde a promulgação da Constituição Cidadã desde 1988. De acordo com ele, a Carta tornou a dignidade da pessoa humana como princípio basilar.

Considerado o pai da medicina há mais de 2 mil anos e a quem todos os médicos prestam juramento assim que se formam, Hipócrates foi lembrado pelo ministro em seu discurso. "[Ele] é o autor do primeiro diploma ético da história da humanidade e também dos princípios da beneficência, da integridade e da justiça distributiva. [Isso] fica evidenciado ainda mais num cenário como o que estamos vivendo, em que temos as vacinas como principal esperança para pôr fim à pandemia de Covid-19", explicou.

Queiroga reforçou também que tem primado pelo caminho da ciência e fez um apelo para que assuntos técnicos sejam tratados dentro da esfera técnica. Como exemplo, citou a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), responsável por avaliar a efetividade, a custo-efetividade, as evidências científicas e avaliações econômicas de determinado medicamento ou tecnologia.

O ministro ainda destacou o compromisso da atual gestão com a ampliação do acesso à saúde pública quanto à suplementar, além de desenvolver o complexo industrial da saúde no Brasil e promover um forte combate à corrupção. "É fundamental que façamos disso o nosso compromisso", disse.

Fonte:Ministério da Saúde