Imagem padrão para medicamento sem foto
Imagem padrão para medicamento sem foto

Bacopa Monnieri

Sobre este Remédio

Bacopa monnieri, para o que é indicado e para o que serve?

Bacopa monnieri é indicado para o tratamento de distúrbios de memória que fazem parte do processo fisiológico do envelhecimento. O medicamento é indicado para melhora do desempenho cognitivo, como atenção e retenção da memória auditiva e verbal, imediata e tardia, em adultos acima de 50 anos.

Quais as contraindicações do Bacopa monnieri?

Hipersensibilidade (alergia) a qualquer um dos componentes da fórmula. Gravidez Categoria C de risco na gravidez Não foram realizados estudos em animais e nem em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram risco, mas não existem estudos disponíveis realizados em mulheres grávidas. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Bacopa monnieri?

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros e com uma quantidade suficiente de água para que possam ser deglutidos. Recomenda-se ingerir o medicamento durante as refeições. Posologia do Bacopa monnieri Ingerir 2 (dois) comprimidos, via oral, 1 (uma) vez ao dia. O medicamento deve ser administrado por 12 semanas, os efeitos benéficos aparecem durante esse período. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Bacopa monnieri?

Podem ocorrer distúrbios gastrointestinais leves incluindo náuseas, cólicas abdominais e aumento dos movimentos intestinais. Estes efeitos podem ser consequentes das saponinas presentes na droga que causam irritação gastrointestinal, ou estimulação colinérgica da resposta autônoma e motora no trato gastrointestinal, ou combinação de ambos os fatores. Estes sintomas podem desaparecer espontaneamente. Eventualmente, a Bacopa monnieri pode causar palpitações, boca seca, sede e fadiga muscular. A revisão da literatura não revela a frequência das reações adversas. Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - Notivisa, disponível em http://www.anvisa.gob.br/hotsite/notivisa/index/htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Bacopa monnieri com outros remédios?

Este medicamento deve ser administrado com cautela a pacientes que fazem uso de inibidores da acetilcolinesterase; O extrato de Bacopa monnieri reverteu a disfunção cognitiva induzida por fenitoína, em estudo com roedores; Os efeitos de clorpromazina foram aumentados quando usada concomitantemente ao extrato de Bacopa monnieri, em estudo realizado com animais. Aumento na atividade das enzimas do citocromo P450 foi observada em estudo com roedores; Ainda em estudos com animais, Bacopa monnieri demonstrou atividade antagonista não-seletiva ao cálcio, o que pode implicar em efeitos aditivos se administrada concomitantemente com medicamentos bloqueadores dos canais de cálcio, como nifedipino.

Quais cuidados devo ter ao usar o Bacopa monnieri?

A administração de Bacopa monnieri pode causar efeitos colaterais gastrointestinais, devido à presença de saponinas na droga. Aconselha-se administrar este medicamento durante as refeições, para neutralizar os efeitos irritantes das saponinas; Em animais foi observado que o extrato de folhas aumentava os níveis de tiroxina; Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.

Qual a ação da substância Bacopa monnieri?

Resultados de Eficácia  Um estudo1 randomizado, duplo-cego e placebo-controlado, foi desenvolvido com a finalidade de avaliar a eficácia e tolerabilidade de extrato de Bacopa monnieri, em idosos. Participaram deste estudo, 44 voluntários entre 50 a 75 anos, os quais foram divididos em 2 grupos. O primeiro grupo, composto por 23 participantes, recebeu extrato de Bacopa monnieri como dose oral única de 450 mg, enquanto o segundo grupo administrou placebo, diariamente por 12 semanas. Os resultados do estudo sugerem que Bacopa monnieri melhorou as funções cognitivas como atenção e memória verbal em indivíduos idosos e também foi bem tolerado. Outro estudo2 randomizado, duplo-cego e placebo-controlado, investigou a efetividade de Bacopa monnieri no desempenho da memória em 81 voluntários acima de 55 anos. Os participantes foram randomizados para receber 300 mg de extrato de Bacopa monnieri ao dia, ou placebo, durante o período de 12 semanas. Os resultados demonstraram que Bacopa monnieri significativamente melhorou o aprendizado verbal bem como a aquisição e retenção de memória em pessoas saudáveis com idade avançada. Do mesmo modo, outro estudo3 clínico randomizado, duplo-cego e placebo-controlado, investigou os efeitos do extrato seco padronizado de Bacopa monnieri na função cognitiva e afetiva e sua segurança e tolerabilidade, em 48 idosos saudáveis (65 anos ou mais). Os participantes foram divididos em 2 grupos. Metade administrou 300 mg de extrato ao dia, durante um período de 12 semanas, enquanto outros 24 receberam placebo, por 6 semanas. Este estudo fornece evidências que Bacopa monnieri apresenta potencial seguro em melhorar a memória verbal tardia no envelhecimento. Referências Bibliográficas 1 BARBHAIYA, H. C. et al. Efficacy and Tolerability of BacoMind® on Memory Improvement in Elderly Participants – A Double Blind Placebo Controlled Study. Journal of Pharmacology and Toxicology 3, 6, p. 425-434, 2008. 2 MORGAN, A.; STEVENS, J. Does Bacopa monnieri Improve Memory Performance in Older Persons? Results of a Randomized, Placebo-Controlled, Double-Blind Trial. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, v.16, (7):753-759, 2010. 3 CALABRESE, C. et al. Effects of a standardized Bacopa monnieri extract on cognitive performance, anxiety, and depression in the elderly: a randomized, Double-blind, placebo-controlled trial. The Journal of Alternative and Complementary Medicine, v.14, n.6, p.707-713, 2008. Características Farmacológicas  Bacopa monnieri apresenta atividade nootrópica, isto é, melhora a função cognitiva em adultos acima de 50 anos. Estudos in vitro demonstram sua atividade colinérgica na manutenção de níveis elevados de acetilcolina, um neurotransmissor que desempenha papel importante no Sistema Nervoso Central, o qual está envolvido nas funções cognitivas.

Fontes consultadas

Fonte: Bula do Profissional do Medicamento Cognitus®.

...
Composição
Categoria