Imagem padrão para medicamento sem foto
Imagem padrão para medicamento sem foto

Carvão Vegetal Labornatu's

Infecções
Sobre este Remédio

Carvão Vegetal Labornatu's, para o que é indicado e para o que serve?

Carvão Vegetal Ativado é destinado ao tratamento auxiliar nos casos de intoxicações leves ou de descontaminação gastrintestinal.

Quais as contraindicações do Carvão Vegetal Labornatu's?

O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Não usar o produto no caso de intoxicação aguda, ausência de sons intestinais, perfuração e/ou obstrução gastrintestinal, cirurgia recente e hemorragia gastrintestinal. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade.

Como usar o Carvão Vegetal Labornatu's?

Adultos 4 a 6 comprimidos por dia, em duas doses divididas, nos intervalos das refeições. Crianças Metade da dose indicada para adultos, com um pouco de água.

Quais cuidados devo ter ao usar o Carvão Vegetal Labornatu's?

Gerais Não tomar Carvão Vegetal Ativado, junto com outros medicamentos, pois existe o risco do carvão absorver o medicamento, e este perder sua ação. Pode haver diminuição da motilidade intestinal. Gravidez Este medicamento somente pode ser utilizado por mulheres grávidas desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista. Amamentação O produto não apresenta nenhum risco durante a amamentação. Pediatria Não é recomendado o uso deste medicamento em crianças menores de 2 anos de idade. Idosos Pessoas idosas por apresentarem digestão mais lenta, estão mais predispostas a apresentarem constipação intestinal (prisão de ventre), devendo utilizar o produto com maior cautela. Atenção diabéticos: o comprimido contém açúcar. Atenção portadores de Doença Celíaca ou Síndrome Celíaca: contém Glúten.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Carvão Vegetal Labornatu's?

Constipação intestinal, desequilíbrio eletrolítico, obstrução gastrintestinal, hipotensão, vômitos, constipação ou diarreia. Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificação de Eventos Adversos a Medicamentos - VIGIMED, disponível em http://portal.anvisa.gov.br/vigimed, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

Riscos do Carvão Vegetal Labornatu's

Não use este medicamento em crianças com diarréia aguda e persistente.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Carvão Vegetal Labornatu's maior do que a recomendada?

Não há relatos de superdose com o uso de Carvão Vegetal Ativado, mesmo porque, o carvão medicinal não é absorvido. Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Carvão Vegetal Labornatu's com outros remédios?

Potencialmente Carvão Vegetal Ativado absorve maioria das substâncias químicas, então não se deve tomá-lo, com qualquer tipo de medicamento. Interferência em exames laboratoriais Carvão Vegetal Ativado não apresenta interferência em exames laboratoriais.

Qual a ação da substância do Carvão Vegetal Labornatu's (Carvão Vegetal Ativado)?

Características Farmacológicas Farmacodinâmica Carvão Vegetal Ativado age como protetor e absorvente gastrintestinal em intoxicações leves ou descontaminação gastrintestinal. As substâncias adsorventes, como o carvão ativado, têm a propriedade de unir substâncias à sua superfície, o que lhes permite adsorver moléculas, contudo sem modificar a composição química do produto. Atua absorvendo a substância tóxica, ligando-se a ela no lúmen do trato gastrointestinal, diminuindo a quantidade disponível para absorção pelo sistema gastrointerstinal. O carvão ativado é obtido por aquecimento de substâncias orgânicas de origem vegetal (em geral, madeira), submetidas rapidamente a um processo, a alta temperatura com o vapor de água, para acrescentar seu poder absorvente por aumento de sua superfície. Farmacocinética O carvão vegetal ativado não é absorvido pelo trato gastrintestinal. Para que ocorra absorção ideal da substância tóxica pelo carvão vegetal, é necessária quantidade de cinco a dez vezes maior do carvão que a do tóxico ingerido e a administração tão precoce quanto possível após o envenenamento. O efeito dura por várias horas, sobretudo se ao carvão se aliam medicamentos anticolinérgicos. A presença de alimentos prejudica a capacidade de ligação do carvão ativado com a substância tóxica.

...
Composição
Categoria