Imagem padrão para medicamento sem foto
Imagem padrão para medicamento sem foto

Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab

Pele e Mucosa
Geolab Indústria Farmacêutica S.A.
Sobre este Remédio

Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab, para o que é indicado e para o que serve?

Creme O cetoconazol + dipropionato de betametasona é indicado no tratamento de dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos ou leveduras. O cetoconazol + dipropionato de betametasona é indicado para as dermatoses em fase úmida, como dermatite de contato, dermatite atópica, dermatite seborréica, intertrigo, disidrose, neurodermatite, eczemas. Pomada O cetoconazol + dipropionato de betametasona é indicado no tratamento de dermatoses inflamatórias secundariamente afetadas ou potencialmente afetadas por fungos ou leveduras. O cetoconazol + dipropionato de betametasona pomada está indicado para as fases secas (crônicas) das dermatoses mencionadas. Como o Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab funciona? O cetoconazol + dipropionato de betametasona é um produto de uso local que possui poderosa atividade antiinflamatória e antimicótica.

Quais as contraindicações do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab?

O cetoconazol + dipropionato de betametasona está contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. O cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado em infecções da pele, tais como: varicela, herpes simples ou zooster, tuberculose cutânea ou sífilis cutânea.

Como usar o Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab?

Seguir as seguintes orientações: Lavar as mãos. Retire a tampa da bisnaga. Para sua segurança, esta bisnaga está hermeticamente lacrada. Esta embalagem não requer o uso de objetos cortantes. Com a parte pontiaguda superior da tampa perfure o lacre da bisnaga. Aplicar uma fina camada sobre a área afetada, uma vez ao dia. Em alguns casos pode ser necessária a aplicação duas vezes ao dia. O cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado por períodos maiores que duas semanas. Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de cetoconazol + dipropionato de betametasona. Não utilizar mais que 45 gramas por semana. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab? Caso esqueça de uma aplicação, faça-a assim que possível, no entanto, se estiver próximo do horário da aplicação seguinte, espere por este horário respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca faça duas aplicações ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab?

O cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado próximo aos olhos e não deve entrar em contato com a conjuntiva. O cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser aplicado no canal auditivo externo se a membrana do tímpano estiver perfurada. O cetoconazol + dipropionato de betametasona não deve ser utilizado por mais de duas semanas. O tratamento deve ser interrompido em caso de irritação ou sensibilização decorrente do uso de cetoconazol + dipropionato de betametasona. Gravidez e lactação Não se aconselha o uso de cetoconazol + dipropionato de betametasona durante a gestação e amamentação. Crianças Em crianças menores de 12 anos, devem ser utilizadas pequenas quantidades de cetoconazol + dipropionato de betametasona. Não utilizar mais que 45 gramas por semana. Idosos As mesmas orientações dadas aos adultos devem ser seguidas para os pacientes idosos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab?

Raramente foram relatadas ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral, dermatite de contato, maceração cutânea, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias e miliária. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab?

Creme Cada g do creme contém: Cetoconazol 20mg Dipropionato de betametasona 0,64mg* *Equivalente a 0,5mg de betametasona. Excipientes: cera autoemulsionante, estearato de sorbitana, polissorbato 60, miristrato de isopropila, butilidroxitolueno, propilenoglicol, metilparabeno, propilparabeno e água purificada. Pomada Cada g da pomada contém: Cetoconazol 20mg Dipropionato de betametasona 0,64mg* *Equivalente a 0,5mg de betametasona. Excipientes: petrolato líquido, metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, etilparabeno, fenoxietanol, lanolina álcool, triglicérides cápricocaprílico e petrolato branco. Apresentação do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab Creme Creme dermatológico de 20mg/g + 0,64mg/g: Embalagem contendo 1 bisnaga de 30g. Uso tópico. Uso adulto e pediátrico. Medicamento genérico, Lei n° 9.787 de 1999. Pomada Pomada dermatológica de 20mg/g + 0,64mg/g: Embalagem contendo 1 bisnaga de 30g. Uso tópico. Uso adulto e pediátrico. Medicamento genérico, Lei n° 9.787 de 1999.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab maior do que a recomendada?

O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode surprimir a função hipófise-supra-renal, resultando em insuficiência supra-renal secundária. Neste caso, está indicado tratamento sintomático adequado. Os sintomas de hipercoticismo agudo são reversíveis. Tratar o desequilíbrio eletrolítico, se necessário. Em caso de toxicidade crônica, recomenda-se a retirada gradativa de corticosteroides. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 7226001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab com outros remédios?

Interação medicamento - alimento Evitar a ingestão de bebida alcoólica durante o tratamento. Interação medicamento-medicamento Não existe uma evidência suficiente que confirme a ocorrência de interações clinicamente relevantes, mas podem ocorrer interações medicamentosas do cetoconazol + dipropionato de betametasona com: medicamentos hepatotóxicos, anticoagulantes, ciclosporinas, antagonistas do receptor H2 da histamina, isoniazida, rifampicina, fenitoína, terfenadina, indinavir, saquinavir, ritonavir ou cisaprida. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab (Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona)?

Resultados de Eficácia O cetoconazol é um derivado imidazólico, isóstero, um agente sintético que possui uma alta atividade contra um amplo espectro de fungos. O dipropionato de betametasona, um análogo da prednisolona, é um agente esteroide sintético com potente atividade corticosteroide e fraca atividade mineralocorticoide, considerado como um corticoide fluorado potente, com atividade anti-inflamatória forte. Um estudo multicêntrico, aberto, não comparativo, foi realizado para avaliar a eficácia terapêutica e tolerância de uma formulação constituída de cetoconazol, dipropionato de betametasona. Participaram desse estudo 2.451 pacientes, de ambos os sexos e diversas faixas etárias que apresentavam dermatoses sensíveis a corticoterapia secundariamente infectadas. De um total de 1.428 pacientes, dos casos avaliados, (58,3%) obtiveram resultados excelentes e bons no final dos primeiros 14 dias de tratamento. 1.023 pacientes prosseguiram o tratamento por até 28 dias, destes, 38,8% obtiveram ótimos resultados. Observou-se no final do estudo que 97,1% dos pacientes obtiveram resultados excelentes e bons. Um estudo aberto, não comparativo, avaliou 30 pacientes portadores de dermatofitoses. O tratamento proposto foi aplicação tópica de cetoconazol uma vez ao dia durante quatro semanas. A partir da segunda semana de tratamento observou-se uma diminuição estatisticamente significante dos sinais e sintomas. Ao término do tratamento, todos os pacientes avaliados apresentaram 100% de cura micológica, dessa forma, o tratamento realizado com apenas uma aplicação diária mostrou-se eficaz. Referência bibliográfica: Cunha J., Neto A. J. B., Rodrigues E. J. Estudo multicêntrico: avaliação da eficácia terapêutica e tolerância de uma nova formulação para uso tópico. Ver. Bras. Med. 51(7):956-961, Julho 1994.  Gontijo B., Avaliação da eficácia e tolerabilidade do cetoconazol creme no tratamento de dermatofitoses. F med(BR), 1987:95(4):281-283 Características Farmacológicas Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona é um produto de uso local que possui atividade anti-inflamatória e antimicótica. Cada grama de Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona pomada contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona, equivalente a 0,5 mg de betametasona, um corticosteroide sintético fluorado para uso dermatológico. Quimicamente, o dipropionato de betametasona é 9-fluor-11-beta, 17,21-trihidroxi-16, betametilpregna-1,4 -dieno-3,20- diona 17,21-dipropionato. O dipropionato de betametasona, corticosteroide tópico é eficaz no tratamento de dermatoses sensíveis a corticoides, principalmente devido a sua ação anti-inflamatória, antipruriginosa e vasoconstritora. A absorção sistêmica da betametasona, quando usada topicamente, é em torno de 12 a 14% da dose e sua meia-vida de eliminação é de 5,6 horas. O cetoconazol, presente na fórmula na concentração de 2%, é uma substância antimicótica sintética de amplo espectro que inibe in vitro o crescimento de dermatófitos (ex.: Trichophyton, Microsporum e Epidermophyton) e leveduras mais comuns (ex.: Candida albicans), pela alteração da permeabilidade da membrana celular dos mesmos. O cetoconazol é pouco absorvido quando usado topicamente, contudo sistemicamente apresenta determinadas propriedades farmacocinéticas, tais como: o cetoconazol é degradado pelas enzimas microssomais hepáticas em metabólitos inativos, que são excretados primariamente na bile ou nas fezes; sua meia-vida de eliminação é bifásica com uma meia-vida de 2 horas durante as primeiras 10 horas e com uma meia-vida de 8 horas depois disso e liga-se 99% a proteínas plasmáticas.

Como devo armazenar o Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab?

O cetoconazol + dipropionato de betametasona dever ser mantido em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), protegido da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas e organolépticas Creme O cetoconazol + dipropionato de betametasona apresenta-se na forma de creme homogêneo de coloração branca e isento de grumos. Pomada O cetoconazol + dipropionato de betametasona apresenta-se na forma de pomada homogênea translúcida. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Cetoconazol + Dipropionato de Betametasona Geolab

M.S. nº 1.5423.0263 Farm. Resp.: Ronan Juliano Pires Faleiro CRF-GO n° 3772 Geolab Indústria Farmacêutica S/A: CNPJ: 03.485.572/0001-04 VP. 1B QD.08-B Módulos 01 A 08 - DAIA Anápolis – GO Indústria Brasileira SAC: 0800 701 6080 Venda sob prescrição médica.

...
Composição
Categoria