Sobre este Remédio

Dermicosan, para o que é indicado e para o que serve?

- Apresenta ação fungicida e antisséptica, atuando no tratamento de infecções micóticas da pele.

Quais as contraindicações do Dermicosan?

- Hipersensibilidade à fórmula.

Como usar o Dermicosan?

Seu uso é somente externo. Embeber um algodão com a solução de Ácido Benzoico + Ácido Salicílico + Iodo Metálico e passar três vezes ao dia sobre as partes afetadas. Cuidados na administração Evitar o contato com os olhos e mucosas. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Dermicosan?

Ácido Benzoico + Ácido Salicílico + Iodo Metálico não deve ser usado em feridas ou queimaduras graves porque causa absorção e irritação. Recomenda-se precauções se forem utilizados fármacos que contenham ácido acetilsalicílico ou salicilatos. Evitar o contato com os olhos e demais mucosas, caso ocorra contato, lavar com água corrente por 15 minutos. Nos casos de insuficiência renal ou hepática, deverá haver monitoramento médico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informar seu médico a ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento. Informe ao médico se estiver amamentando. Pacientes idosos Não existem relatos dos efeitos do produto em pacientes idosos. Pacientes que apresentam doenças vasculares são mais susceptíveis a desenvolver inflamações ou ulcerações das extremidades.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Dermicosan?

As reações adversas mais frequentes incluem em irritação cutânea, sinais de salicismo (tontura, dor de cabeça contínua, confusão, respiração rápida), coceira e vermelhidão da pele. Em caso de eventos adversos, notifique pelo Sistema VigiMed, disponível no portal da Anvisa.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Dermicosan maior do que a recomendada?

Se houver ingestão acidental, pode ocorrer dor abdominal, anúria, diarreia, sede intensa, náuseas, vômitos, dor de cabeça contínua, confusão, tontura. No caso de aplicação tópica excessiva, deve-se remover o produto da pele com solução de álcool a 70% ou lavar as áreas com água em abundância por 15 minutos. Na ingestão do produto recomenda-se administrar solução de água com amido (15 mg de amido para 500 mL de água) para promover a absorção do iodo. Medidas de suporte devem ser usadas para manter as funções vitais do paciente, manter a oxigenação, administrar anti-histamínicos. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Dermicosan com outros remédios?

Recomenda-se precauções se forem utilizados fármacos que contenham ácido acetilsalicílico ou salicilatos. Deve-se evitar o uso simultâneo de outros medicamentos tópicos que contenham esfoliantes, álcool, sabões abrasivos, produtos que ressequem a pele, a não ser com indicação do médico. Recomenda-se precauções ao serem utilizados o ácido acetilsalicílico e outros salicilatos. Substâncias tais como amônia, sais de ferro, bismuto, cobre, chumbo, mercúrio, clorato de potássio, ácidos minerais, sulfato de quinina e outros sais de alcalóides não devem ser usados durante o tratamento por serem físico-quimicamente incompatíveis. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Qual a ação da substância do Dermicosan (Ácido Benzoico + Ácido Salicílico + Iodo Metálico)?

Características Farmacológicas  Modo de ação O ácido benzóico apresenta uma ação fungistática, isto é, impedindo a proliferação e o crescimento dos fungos. O iodo, apresenta ação fungicida, isto é, matando os fungos por reação química ou por adsorção. O ácido salicílico além de ser empregado como antisséptico, no produto tem por finalidade promover a remoção gradual da camada córnea da pele, facilitando assim a penetração do Iodo. Farmacocinética O iodo sofre pequena absorção com a pele intacta. A biotransformação quando absorvido, é hepática, originando iodeto. A excreção é renal. O ácido salicílico pode ser absorvido sem efeitos sistêmicos relevantes, quando aplicado em áreas restritas de pequeno e grande porte.

...
Composição
Categoria