Imagem padrão para medicamento sem foto
Imagem padrão para medicamento sem foto

Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Teuto

Aparelho Digestivo
Laboratório Teuto Brasileiro S.A.
Sobre este Remédio

Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Teuto, para o que é indicado e para o que serve?

Simeticona + Metilbrometo de Homatropina é um antiflatulento, indicado no combate aos espasmos de musculatura lisa do trato gastrintestinal e flatulência.

Quais as contraindicações do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Teuto?

Não deve utilizar Simeticona + Metilbrometo de Homatropina se estiver alergia ou sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Não use Simeticona + Metilbrometo de Homatropina se você apresentar algum dos sintomas: Temperatura elevada ou de febre; Síndrome de Down; Glaucoma.

Como usar o Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Teuto?

Simeticona + Metilbrometo de Homatropina deve ser administrado somente por via oral e possui um sabor extremamente agradável garantindo pronta aceitação por parte dos lactentes e crianças. Recomenda-se administrar o produto antes das refeições. Agite bem antes de usar. Crianças e lactentes Uma gota/kg de peso a cada 8 horas. Simeticona + Metilbrometo de Homatropina não deve ser administrado em altas doses ou por longo tempo, sem prescrição de um médico ou dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Teuto?

Em presença de temperatura ambiente elevada ou de febre, pode acontecer prostração térmica, devido à diminuição da transpiração. Lactentes são particularmente sensíveis aos efeitos dos agentes anticolinérgicos podendo ocorrer dificuldades respiratórias, faltas de ar e colapso respiratório. O metilbrometo de homatropina é um derivado sintético da atropina, com atividade anticolinérgica que resulta em relaxamento da musculatura lisa do trato gastrintestinal, além da redução da transpiração das secreções lacrimal e salivar, podendo resultar em xerostomia. Gravidez e Lactação Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. Categoria C de Risco na Gravidez. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Idosos Em pacientes idosos deve ser utilizado com cautela devido aos efeitos anticolinérgicos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Teuto?

A simeticona é um agente fisiologicamente inerte, e não está associada com nenhuma toxicidade conhecida. Reações que podem ocorrer com o uso da homatropina (sem incidência definida): Sistema nervoso central: Agitação psicomotora; dor de cabeça; irritabilidade; nervosismo. Dermatológico: Rubor na pele. Gastrintestinal: Boca seca; constipação intestinal, náusea, vômito. Oftálmico: Dilatação das pupilas; aumento da pressão intraocular, ressecamento dos olhos; visão borrada. Cardiovascular: Aumento dos batimentos do coração; palpitação. Urinário: Retenção urinária. Outros: Diminuição da transpiração; dor musculoesquelética; perda do paladar; prostração pelo calor (em ambientes muito quentes) em lactentes; dificuldade respiratória; falta de ar; colapso respiratório.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Teuto com outros remédios?

Os efeitos do metilbrometo de homatropina e outros agentes anticolinérgicos podem ser intensificados pela administração concomitante de outros fármacos com propriedades anticolinérgicas, tais como amantadina, alguns antihistamínicos, butirofenonas, fenotiazinas e os antidepressivos tricíclicos.

Qual a ação da substância do Dimeticona + Metilbrometo de Homatropina Teuto (Simeticona + Metilbrometo de Homatropina)?

Resultados de Eficácia A associação das duas substâncias (simeticona + metilbrometo de homatropina) justifica-se, pois, ao lado da ação antiflatulenta da simeticona destacam-se as ações antiespasmódicas da homatropina. A associação destas drogas permite uma potencialização dos efeitos na melhora da cólica abdominal no lactente, uma vez que a simeticona age diminuindo/eliminando os gases intestinais e a homatropina promove relaxamento muscular do trato gastrintestinal. Referências bibliográficas: Assencio-Ferreira VJ1. Manifestações neurológicas na intoxicação de lactentes pela associação dimeticona e homatropina. Arq Neuropsiquiatr. 2001 Jun;59(2-A):238-41. Características Farmacológicas O metilbrometo de homatropina é um derivado sintético da atropina, de ação colinérgica, provoca relaxamento da musculatura lisa do trato gastrintestinal, aliviando cólicas, espasmos e bloqueando a hipersecreção. O produto contém também simeticona, uma substância antiflatulenta. A simeticona é uma substância fisiologicamente inerte; age diminuindo a tensão superficial das bolhas de gases, reduzindo seu tamanho, tornando, assim, sua passagem através do trato gastrintestinal menos dolorosa. Desta forma, Simeticona + Metilbrometo de Homatropina atua sob os dois pontos principais produtores das cólicas e retenção de gases. A simeticona não atravessa a barreira intestinal e é excretada pelas fezes, na forma inalterada. O metilbrometo de homatropina é absorvido de maneira irregular e só 10 a 20%, após dose oral. A sua passagem através da barreira hematoencefálica é baixa. Sofre biotransformação hepática, por hidrólise enzimática.

...
Composição
Categoria