Sobre este Remédio

Fontolax, para o que é indicado e para o que serve?

Fontolax é um medicamento fitoterápico regulador do intestino de efeito laxativo contendo uma planta medicinal, a Sene (Cassia senna L). Pode ser utilizado nas constipações (prisão de ventre) ocasionais relacionadas a distúrbios do funcionamento do intestino; na preparação para os exames radiológicos e endoscópicos; nas constipações decorrentes de viagens prolongadas, período menstrual, gestação, alteração dos hábitos alimentares e pós-operatórios. Como o Fontolax funciona? Fontolax é um medicamento fitoterápico que provoca ativação fisiológica do intestino, estimulando os movimentos do cólon (diminui o tempo de trânsito do bolo fecal), e umidificando as fezes, resultado em ação laxante. Seu efeito laxante se faz notar em aproximadamente 6 horas após a ingestão das cápsulas.

Quais as contraindicações do Fontolax?

Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula; Em casos de obstrução intestinal; Nas inflamações do intestino (retocolites e doença de Crohn), apendicite (inflamação do apêndice); Síndrome de oclusão intestinal (obstrução do trânsito intestinal) de causa indeterminada; Estados de severa desidratação; Quando existir qualquer contra indicação para uso de laxantes. Este medicamento é contra-indicado para menores de 8 anos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Fontolax?

Uso oral. Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada para evitar riscos desnecessários. Posologia do Fontolax Adultos e crianças de 12 anos ou mais Tomar de 1 a 2 cápsulas à noite (de preferência ao deitar), com um copo de água, totalizando o máximo de 2 cápsulas/dia. Crianças de 8 a 12 anos Utilizar apenas a critério médico. Recomendamos a dosagem de 1 cápsula à noite (de preferência ao deitar), com um copo de água, não ultrapassando o máximo de 1 cápsulas/dia. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Fontolax? Você deve tomar a dose esquecida tão logo se lembre. Se quando você se lembrar o horário da próxima dose estiver próximo, descarte a dose esquecida e tome somente a próxima dose. Não sobreponha duas doses. Produtos laxantes não devem ser utilizados por longos períodos seguidos (superior a uma ou duas semanas) sem supervisão médica. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Fontolax?

Produtos laxantes não devem ser utilizados por longos períodos seguidos (superior a uma ou duas semanas) sem supervisão médica.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Fontolax?

As seguintes reações adversas podem ocorre com o uso de Fontolax, embora a freqüência não tenha sido determinada: Dores abdominais; Vômitos; Diarréias; Reações do tipo alérgicas cutâneas. O uso crônico ou abusivo pode causar: Pseudomelanose (descoloração do tecido do intestino) do cólon, inofensivo e reversível após descontinuação do medicamento; Distúrbio do balanço eletrolítico (alteração dos níveis de alguns sais importantes para as funções do organismo), com possibilidade de hipocalemia (diminuição dos níveis de potássio); Albuminúria (eliminação de um tipo de proteína na urina) e hematúria (eliminação de sangua na urina); Baqueteamento dos dedos (aumento de volume das pontas dos dedos), também reversível com a descontinuação de uso. A urina pode adquirir uma coloração amarela ou vermelho-amarronzada devido aos metabólitos do medicamento, porém sem significado clínico. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial do Fontolax

Gravidez Deve-se evitar o uso do produto durante a gravidez, principalmente nos 3 primeiros meses de gestação. Lactação Não é recomendada a amamentação durante a administração de Fontolax. Pediatria Não é recomendado o uso por crianças menores de 8 anos de idade. Geriatria (idosos) Não há restrições específicas para o uso em pacientes idosos.

Qual a composição do Fontolax?

Apresentações Cápsula gelatinosa mole de 22,5 mg em embalagem com 10 ou 20 cápsulas. Uso oral. Uso adulto e uso pediátrico acima de 8 anos. Composição Cada cápsula contém Extrato seco de Sene (Cassia senna L.) 22,5mg (padronizado em 45% de senosídios)*. *Equivalente a 10mg de senosídeos por cápsula. Excipientes: Cássia fístula, tamarindo, coentro, alcaçuz, lecitina de soja, dióxido de titânio, óleo de soja, cera de abelha, gordura vegetal hidrogenada.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Fontolax maior do que a recomendada?

Os principais sintomas de superdosagem são dor abdominal intensa e diarréia severa, com risco de desidratação. Você deve procurar socorro médico imediatamente, particularmente no caso de superdose em idosos e crianças. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Fontolax com outros remédios?

O uso conjunto com os seguintes medicamentos aumenta os riscos de efeitos indesejáveis: Antiarrítmicos (ex.: amiodarona, quinidinas, sotalol); Digitálicos (ex: digoxina); Hipocalemiantes (medicamentos que diminuem a quantidade de potássio no organismo) (anfotericina B injetável, corticóides, diuréticos); Astemizol, eritromicina, halofantrina, pentamidina, terfenadina e vincamina; Ácido acetilsalicílico. Interferência em exames laboratoriais Pode haver alteração no resultado de exames de urina, devido a coloração vermelho-amarronzada da mesma. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Fontolax (Senna Alexandrina Mill)?

Senna Alexandrina Mill é um medicamento fitoterápico que provoca ativação fisiológica do intestino, estimulando os movimentos do cólon (diminui o tempo de trânsito do bolo fecal), e umidificando as fezes, resultado em ação laxante. Seu efeito laxante se faz notar em aproximadamente 6 horas após a ingestão das cápsulas. o Sene possui como princípios ativos os senosídeos A e B, a aloe-emodina e o ácido catártico, que atuam no intestino, umidificando as fezes e promovendo um efeito laxativo com latência de 5 a 7 horas de defecação.

Como devo armazenar o Fontolax?

Mantenha Fontolax em temperatura ambiente (15 a 30ºC), protegido da luz e da umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas Cápsula gelatinosa mole de cor marrom, no formato oval, contendo solução oleosa de coloração marrom claro e odor característico. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Fontolax

Registro MS – 1.0974.0217 Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Junior CRF-SP nº 5143 Registrado por: Biolab Sanus Farmacêutica LTDA. Av. Paulo Ayres, 280 Taboão da Serra – SP CEP 06767-220 CNPJ 49.475.833/0001-06 Indústria Brasileira. Fabricado por: Relthy Laboratórios LTDA. Av. José Vieira, 446 Indaiatuba, SP. SAC 0800 724 6522 Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

...
Composição
Categoria