Sobre este Remédio

Guacolin, para o que é indicado e para o que serve?

Guacolin é indicado como expectorante (auxilia na eliminação das secreções respiratórias) e broncodilatador (dilatação dos brônquios).

Quais as contraindicações do Guacolin?

Guacolin é contraindicado para pacientes que apresentem reações de hipersensibilidade a cumarina ou a qualquer um dos componentes da formulação. Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Guacolin?

Crianças de 3 a 6 anos Ingerir 5 mL de 8 em 8 horas. Crianças de 7 a 12 anos Ingerir 7,5 mL de 8 em 8 horas. Adultos Ingerir 15 mL de 8 em 8 horas. Agitar o produto antes de usar.

Quais cuidados devo ter ao usar o Guacolin?

Atenção diabéticos: este medicamento contém açúcar. Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos de idade e pacientes com doença de fígado ou distúrbios de coagulação. Guacolin é um medicamento em que seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o farmacêutico. Leia a bula.  Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Guacolin?

Ainda não são conhecidas a intensidade e frequência das reações adversas, porém deve-se seguir a posologia indicada e observar as precauções.

População Especial do Guacolin

Gravidez Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Qual a composição do Guacolin?

Apresentação Frasco com 120 mL. Uso adulto e pediátrico. Uso oral. Composição Cada 5 mL de Guacolin contém: 0,4165 mL de extrato de fluido Guaco (Mikania glomerata). Cada mL de xarope Guacolin contém: 0,05 mg de cumarina. Excipientes: mel, aroma de mel, sacarose, benzoato de sódio, corante caramelo e água purificada.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Guacolin maior do que a recomendada?

Em altas doses, pode provocar vômito, diarreia e aumento do tempo de coagulação. Na eventualidade da ingestão acidental ou administração de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas de controle das funções vitais. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Guacolin com outros remédios?

Até o presente momento não foram constatadas interações medicamentosas com o Guacolin. No entanto, por ter em sua composição cumarina, este medicamento pode exacerbar o efeito dos anticoagulantes.

Qual a ação da substância do Guacolin (Mikania glomerata)?

Resultados de Eficácia Estudos conduzidos demonstraram a utilização de Mikania glomerata (substância ativa) como um ftoterápico efcaz no tratamento de distúrbios respiratórios atuando como relaxante da musculatura lisa das vias aéreas. Um estudo1 realizado por Moura e colaboradores investigou os efeitos dos extratos aquoso, hidroalcoólico e fração diclorometano obtida do extrato hidroalcoólico de Mikania glomerata sobre os isolados de brônquios humanos e traqueias de cobaias. Os resultados indicaram que o extrato aquoso não afetou a tensão basal, mas reduziu a contração sobre a traqueia de cobaias. O extrato hidroalcoólico reduziu a tensão basal e signifcativamente a contração induzida por drogas, em todas as concentrações testadas. A fração diclorometano do extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente. Em brônquios humanos, o extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente. O estudo demonstrou que houve uma ação inibitória signifcativa da Mikania glomerata sobre a constrição promovida nos brônquios humanos e traqueias de cobaias, sugerindo que a planta possui efeito benéfco potencial no tratamento de doenças broncoconstritivas. Referência 1 MOURA, R. S. et al. Bronchodilator activity of Mikania glomerata Sprengelel on human bronchi and guinea-pig trachea. J Pharm Pharmacol. 54(2):249-56, 2002. Características Farmacológicas Constituído pelo extrato concentrado de guaco (Mikania glomerata (substância ativa)) padronizado em cumarinas. Estes compostos químicos são considerados os princípios ativos da droga, sendo os responsáveis pela ação broncodilatadora e expectorante. Sabe-se que receptores da acetilcolina estão presentes no sistema respiratório e sua estimulação, pela acetilcolina, produz broncoconstrição e aumento da secreção. Assim, o bloqueio destes receptores pelo princípio ativo do guaco provoca a diminuição da secreção brônquica e relaxamento da musculatura lisa respiratória, fazendo do guaco um auxiliar no tratamento de tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão.

Como devo armazenar o Guacolin?

Conservar o medicamento em temperatura ambiente (15-30ºC). Manter o frasco bem fechado após o uso. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas Guacolin é apresentado na forma líquida, xarope de cor caramelo, com odor e sabor característicos. Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.

Dizeres Legais do Guacolin

Registro MS 1.0657.0016.001-9. Kress Farmacêutica S.A. Rua Orleans, 638 - América - 89204-580 Joinville - Santa Catarina - Brasil

...
Composição
Categoria