Sobre este Remédio

Imunoglucan, para o que é indicado e para o que serve?

Imunoglucan® está indicado para aumentar as defesas imunológicas do organismo. Nos casos de viroses, como Hepatite, Herpes, HIV, HPV; Parasitoses; Micoses profundas; alguns tipos de Câncer.

Como o Imunoglucan funciona?

Imunoglucan® funciona como imunomodulador, aumentando as defesas do organismo.

Quais as contraindicações do Imunoglucan?

Imunoglucan® está contraindicado em pacientes transplantados; nos três primeiros meses de gestação e nos casos em que houver formação de nódulos e/ou abscessos nos locais de aplicação. Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos.

Como usar o Imunoglucan?

Este medicamento deve ser aplicado por profissional habilitado. Selecionar agulhas 13x4.5 e 25x7, e seringa de 3 mL. Agitar energicamente o frasco por pelo menos 3 minutos. Logo após a agitação, aspirar o conteúdo do frasco, utilizando agulha 13x4.5 e seringa de 3 mL. Mudar de agulha e aplicar com agulha 13x4.5 para via subcutânea (crianças) ou agulha 25x7 para via intramuscular (adultos). Crianças acima de 5 anos Via subcutânea (agulha13x4.5) Injetar: Na face interna dos braços na região intermediária compreendida entre o 1/3 acima da dobra do cotovelo e o 1/3 abaixo da axila; Na face interna das coxas, na região intermediária, compreendida entre o 1/3 acima do joelho e o 1/3 abaixo da virilha; No abdome (respeitar 3 cm das laterais do umbigo e nunca aplicar abaixo ou acima dele); Fazer uma prega na região a ser aplicada; Posicione a agulha num ângulo de 45° com a pele; Injetar lentamente 0,25 mL por aplicação; Observar o intervalo de 7 dias , entre as aplicações, durante 5 semanas, ou segundo orientação médica. Adultos Via intramuscular (agulha 25x7) Injetar: No deltóide (face superior externa do braço); No glúteo (quadrante superior externo); No vasto lateral da coxa (face antero-externa); Posicionar a agulha perpendicularmente à superfície da pele; Injetar lentamente 1mL por aplicação; Observar o intervalo de 7 dias, entre as aplicações, até o término do conteúdo do frasco, ou segundo orientação médica. Atenção: Realizar rodízio dos locais de aplicação. Não injetar no mesmo local de aplicações anteriores; Logo após cada aplicação, colocar no local compressa gelada. Agite energicamente o frasco antes da aplicação do produto. O tempo recomendado de agitação do frasco é de no mínimo 3 minutos.  Locais para a aplicação subcutânea (pediátrico, acima de 5 anos) Locais para a aplicação intramuscular (adulto) Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.​​​​​​​

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Imunoglucan?

Caso haja esquecimento da aplicação de uma dose de Imunoglucan®, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico, ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Imunoglucan?

Evitar a administração do produto na vigência de febre (aplicar só após baixar a febre). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista (categoria de risco C). Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Imunoglucan?

Pode apresentar febre (raramente), moleza no corpo, discreta dor de cabeça e muscular até 2 horas após a aplicação, geralmente de duração limitada. No local da aplicação pode ocorrer vermelhidão e dor, entre o 1º e o 6º dia. Com a continuação do uso, pode surgir nódulo, e mesmo formação de abscesso, no entanto, em ambos os casos, não se trata de processo infeccioso. Portanto, devem-se tomar algumas medidas corretivas, conforme descrição abaixo. Conduta em caso de: Nódulos Suspender a medicação de imediato; Colocar compressas geladas sobre a área do nódulo; Não fazer uso de antibióticos (não se trata de processo infeccioso). Abscessos estéreis (sem bactérias) Suspender a medicação de imediato; Realizar drenagem cirúrgica dos abscessos que apresentem flutuação, deixando dreno laminar por 24 a 72 horas; Não fazer uso de antibióticos (não se trata de processo infeccioso); Cobrir o local abscedado com compressas de gaze, para não haver possibilidade de contaminação externa. Em pacientes com dermatite de contato, o uso deste medicamento pode exacerbar o quadro. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico, o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Apresentações do Imunoglucan

Suspensão injetável – 2mg/mL Frasco-ampola âmbar contendo 5mL. Via intramuscular. Via subcutânea. Uso adulto e pediátrico acima de 5 anos.

Qual a composição do Imunoglucan?

Cada frasco-ampola da suspensão injetável, com 5 mL, contém: Glucana 10,0 mg. Veículos: Intralípide (óleo de soja, lecitina, glicerina, água para injeção), cloreto de sódio, fenol, água estéril.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Imunoglucan maior do que a recomendada?

Se você aplicar uma grande quantidade deste medicamento, suspenda o uso e procure um médico imediatamente. Poderá ocorrer reação local com vermelhidão e dor. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Imunoglucan com outros remédios?

A utilização concomitante de Glucana com outros medicamentos deve ser sempre feita com muita atenção. Glucana não deve ser misturado a outras drogas, na mesma seringa, durante a sua aplicação. Possíveis interações com fatores de crescimento hematopoiéticos não foram ainda investigadas.

Qual a ação da substância do Imunoglucan (Glucana)?

Resultados de Eficácia As pesquisas indicam que o uso de Glucana reduz a susceptibilidade às infecções dos animais tratados com ciclofosfamida; estimula a produção de IL-1, amplia a resposta imune pela estimulação do T-helper; estimula os macrófagos do fígado a formar estruturas granulomatosas, retarda o crescimento de vários tipos de tumores (leucemia mielogênica aguda, adenocarcinomas, melanomas por células B), quando injetada por via intravenosa ou intralesional. A regressão dos tumores promovida pela Glucana é sempre acompanhada de necrose das células tumorais e de infiltrado de células monocíticas. A Glucana exerce ação antitumoral por vários mecanismos: Estimulação do sistema mononuclear fagocítico, estimulação dos linfócitos Th1; proliferação do tecido de granulação fibroblástico; diminuição do tamanho dos granulomas existentes na esquistossomose, modificando sua morfologia e composição. Agrava as reações nos enxertos xenogênicos e ativa as reações enxertohospedeiro. Estudo de SARINHO (Allergy, 2009; Allergologia ET Immunopathologia, 2009) em pacientes asmáticos que usaram Glucana demonstrou aumento dos níveis séricos da IL-10, indicando a possibilidade de restaurar a função Th2, modulando, deste modo, a sensibilização alérgica. Características Farmacológicas Glucana contém Glucana (ß-1,3-D-glicopiranose), biopolímero com peso molecular em torno de 6.500 Dalton, extraído da parede celular do Saccharomyces cerevisiae, através de hidrólise e processos físicos. A Glucana não possui ação tóxica nem atividade imunogênica e, como propriedade farmacológica, estimula as defesas do sistema mononuclear fagocítico contra infecções por vírus, bactérias, protozoários e fungos patogênicos. Aumenta a imunocompetência do sistema imune; amplia a atividade dos macrófagos na modulação da resposta imune, de modo inespecífico; reforça o poder imunogênico do antígeno, quando injetado associado; modula a resposta humoral e celular, e estimula as respostas primárias e secundárias contra inúmeros antígenos. Estimula o sistema timodependente e aumenta as células formadoras de colônias de macrófagos e granulócitos do baço e da medula óssea. Estas propriedades indicam que a Glucana, usada como agente imunoterápico, pode estimular o crescimento do número de células efetoras viáveis; produzir necroses de células tumorais por meio de injeções intralesionais, e reduzir, de modo significante, o infiltrado de monócitos.

Como devo armazenar o Imunoglucan?

Você deve conservar Imunoglucan® em temperatura ambiente, entre 15 e 30 ºC, protegido da luz e da umidade. Este medicamento tem validade de 24 meses a partir da data de sua fabricação. Número do lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Características do medicamento Suspensão estéril, levemente leitosa. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Imunoglucan

M.S. 1.1557.0048.001-2 Farm. Resp.: Cleverson Luiz dos Santos Vigo CRF-PE 4539 Infan-Indústria Química Farmacêutica Nacional S/A. Rod. BR 232 - Km 136 - Bairro Agamenon Magalhães Caruaru-PE CEP: 55.034-640 CNPJ 08.939.548/0001-03 Indústria Brasileira Todas as marcas nesta bula são propriedade do grupo de empresas Hebron®. Atendimento ao Consumidor: 0800-724 2022 [email protected] Venda sob prescrição médica.

...
Composição
Categoria