Sobre este Remédio

Lacipil, para o que é indicado e para o que serve?

Lacipil® é indicado para o tratamento da pressão alta (hipertensão).

Como o Lacipil funciona?

Lacipil® pertence a um grupo de medicamentos chamados bloqueadores de canais de cálcio. Acredita-se que este medicamento dilata os vasos sanguíneos, o que ajuda o sangue a fluir mais facilmente e diminui a pressão sanguínea.

Quais as contraindicações do Lacipil?

Não tome Lacipil® se: Você for alérgico ao lacidipino ou a qualquer outro componente da fórmula de Lacipil®; Você tem um problema cardíaco (no coração) conhecido como estenose aórtica grave, que é o estreitamento de uma válvula que permite que o sangue flua para fora do coração. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com estenose aórtica grave. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Lacipil?

Os comprimidos de Lacipil® devem ser administrados pela boca e com água. Tome Lacipil® sempre no mesmo horário todos os dias. Você pode tomar Lacipil® pela manhã, com ou sem alimentos. Posologia do Lacipil A dose inicial é de 2 mg uma vez ao dia e deve ser tomada na mesma hora todos os dias, de preferência pela manhã, com ou sem alimentos. Após cerca de três a quatro semanas de tratamento, seu médico irá decidir se aumentará sua dose (para 4 ou 6 mg uma vez ao dia pela manhã). O tratamento pode ser continuado indefinidamente, conforme seu médico recomendar. Insuficiência hepática Pacientes com insuficiência hepática leve ou moderada não necessitam de ajustes de dose diferentes das normais. Insuficiência renal Como o lacidipino não é eliminado pelos rins, não são necessários ajustes de dose diferentes das normais em pacientes com insuficiência renal. Crianças Não existe experiência de uso de Lacipil® em crianças. Pacientes idosos Pacientes idosos não necessitam de ajustes de dose. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Lacipil?

Caso se esqueça de tomar uma dose, tome o próximo comprimido no horário habitual. Não tome um comprimido para substituir a dose esquecida. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Lacipil?

Converse com seu médico antes de tomar Lacipil® se você: Tem problemas cardíacos; Tem alguma doença no fígado. Efeitos na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas Não há relatos sobre possíveis dificuldades de dirigir veículos ou operar máquinas após o uso de Lacipil®. Gravidez e lactação Lacipil® somente deverá ser usado na gravidez ou lactação se os benefícios potenciais para a mãe forem maiores do que qualquer possibilidade de risco para o feto ou recém-nascido. Informe seu médico em caso de gravidez ou se estiver amamentando durante o tratamento ou após o término. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que estejam amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Lacipil?

Assim como outros medicamentos, Lacipil® pode causar reações adversas, mas não são todas as pessoas que têm essas reações. Reações comuns (ocorrem entre 1% a 10% dos pacientes que utilizam este medicamento) Batimentos irregulares do coração (palpitações); Batimento rápido do coração (taquicardia); Dor de cabeça; Vertigem (tontura); Desconforto no estômago; Náusea (enjoo); Rubor (vermelhidão no rosto); Rash cutâneo (erupção na pele), inclusive eritema (manchas vermelhas e empoladas, ou seja, semelhantes a bolhas), e coceira; Poliúria (aumento da frequência urinária e do volume de urina); Astenia (fraqueza); Edema (inchaço); Aumento reversível de uma enzima chamada fosfatase alcalina. Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% a 1% dos pacientes que utilizam este medicamento) Aumento da dor no peito (angina); Hipotensão (diminuição da pressão sanguínea); Sangramento e dor na gengiva; Desmaio. Reações raras (ocorrem entre 0,01% a 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) Reação alérgica grave, que causa edema na face, na língua ou na garganta e pode trazer dificuldade de engolir ou de respirar (angioedema); Urticária. Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento) Tremores nos braços ou nas pernas; Depressão. Informe ao seu médico ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Apresentações do Lacipil

Comprimidos revestidos de 4 mg Embalados em cartuchos que contêm 14 comprimidos. Uso adulto (a partir de 18 anos). Uso oral.

Qual a composição do Lacipil?

Lacidipino 4 mg Excipientes* q.s.p. 1 comprimido *Excipientes: lactose (monohidratada), lactose seca, povidone (PVP K30), estearato de magnésio, Opadry White YS-1-18043 (dióxido de titânio, hipromelose, PEG 400, polissorbato 80).

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Lacipil maior do que a recomendada?

Não foram relatados casos de superdosagem de Lacipil®. Se forem ingeridos muitos comprimidos de Lacipil®, a possibilidade de baixar a pressão sanguínea é maior e os batimentos cardíacos podem se alterar (aumentar ou diminuir). Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Lacipil com outros remédios?

Alguns medicamentos podem afetar o modo como Lacipil® age no seu organismo ou aumentar a possibilidade de você ter reações adversas. Da mesma forma, Lacipil® pode afetar a ação de certos medicamentos, que são: Outros medicamentos utilizados para tratar pressão alta, como furosemida, propranolol ou captopril; A cimetidina, usada para o tratamento de úlceras estomacais; A ciclosporina, utilizada para prevenir a rejeição de órgãos transplantados ou para tratamento de algumas doenças autoimunes (que ocorrem quando o sistema de defesa do organismo age contra o próprio corpo). Não tome suco de toranja enquanto estiver tomando Lacipil®. Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento de seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Qual a ação da substância do Lacipil (Lacidipino)?

Resultados de Eficácia Em um estudo randomizado, duplo cego, multicentrico conduzido com 324 pacientes idosos (>65 anos) hipertensos, os quais receberam lercanidipino, nifedipino ou lacidipino como medicação para o tratamento da hipertensão durante 24 semanas. Os pacientes que receberam lacidipino apresentaram uma redução média da pressão arterial sistólica de 25 ±/15 mmHg, e em relação à pressão arterial diatólica a redução foi em média de 16.6 ± 8.1 mmHg. Em outro estudo randomizado, duplo cego, conduzido com 18 pacientes hipertensos com o intuito de avaliar a eficácia de lacidipino quando usado cronicamente no tratamento da hipertensão durante e após o exercício, demonstrou que lacidipino 4 mg foi bem tolerado e eficaz na redução da pressão arterial e manutenção do seu efeito antihipertensivo. Características Farmacológicas Propriedades farmacodinâmicas O lacidipino, substância ativa de Lacidipino, é um antagonista de cálcio específico e potente, com seletividade predominante sobre os canais de cálcio no músculo liso vascular. Sua ação principal consiste em dilatar as arteríolas periféricas, reduzindo a resistência vascular periférica e baixando a pressão arterial. Após a administração oral de 4 mg de lacidipino, observou-se um prolongamento mínimo do intervalo QT. No quarto ano de um estudo duplo-cego e randomizado, mediu-se a eficácia primária de Lacidipino na aterosclerose pela espessura da íntima-média da carótida por ultrassonografia. Os resultados nos pacientes tratados com lacidipino mostraram efeito significativo nas variáveis de espessura da íntima-média, consistente com os efeitos antiaterogênicos. Propriedades farmacocinéticas Absorção O lacidipino é pouco e rapidamente absorvido no trato gastrintestinal após a administração oral e sofre extenso metabolismo de primeira passagem no fígado. Sua biodisponibilidade absoluta alcança uma média de cerca de 10%. O medicamento atinge suas concentrações plasmáticas máximas em 30 a 150 minutos. Metabolismo Existem quatro principais metabólitos, que possuem uma pequena atividade farmacodinâmica. A droga é eliminada principalmente por metabolismo hepático, que envolve o citocromo P450 3A4 (CYP3A4). Não existem evidências de que o lacidipino cause indução ou inibição das enzimas hepáticas. Eliminação Aproximadamente 70% da dose administrada são eliminados como metabólito nas fezes e o restante como metabólito na urina. A meia-vida terminal média do lacidipino varia entre 13 e 19 horas no estado de equilíbrio.

Como devo armazenar o Lacipil?

Os comprimidos de Lacipil® devem ser protegidos da luz; portanto, não os retire da embalagem de alumínio até o momento de utilizá-los. Se você ingerir metade do comprimido de 4 mg, guarde a outra metade na embalagem de alumínio original e tome-a no prazo máximo de 48 horas. Os comprimidos de Lacipil® devem ser estocados em temperatura ambiente (entre 15°C e 30ºC). O produto tem prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Aspecto físico/características organolépticas Comprimidos brancos, ovais, biconvexos, sulcados em ambas as faces. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Lacipil

M.S.: 1.0107.0179 Farm. Resp.: Lydia Christina Calcanho Leite CRF-RJ Nº 16435 Fabricado por: Glaxo Wellcome S.A. Avda. Extremadura, 3-09400 - Aranda del Duero – Espanha Embalado por: Glaxo Wellcome S.A. Avda. Extremadura, 3-09400 - Aranda del Duero – Espanha Ou Embalado por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Estrada dos Bandeirantes, 8464 – Rio de Janeiro – RJ CNPJ: 33.247.743/0001-10 Registrado e Importado por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda. Estrada dos Bandeirantes, 8464 – Rio de Janeiro – RJ CNPJ: 33.247.743/0001-10 Indústria Brasileira Venda sob prescrição médica.

...
Composição
Categoria