Sobre este Remédio

Lerin, para o que é indicado e para o que serve?

Lerin é indicado como auxiliar no tratamento das conjuntivites. Como o Lerin funciona? Lerin apresenta ação vasoconstritora (contração dos vasos sanguíneos), sedativa e descongestionante na hiperemia (vermelhidão) conjuntival.

Quais as contraindicações do Lerin?

Lerin é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula. Lerin é contraindicado para uso por pessoas que apresentam glaucoma de ângulo estreito ou predisposição ao mesmo.

Como usar o Lerin?

Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos; Antes de usar o medicamento, confira o nome no rótulo para não haver enganos. Não utilize Lerin caso haja sinais de violação e/ou danificações do frasco; A solução já vem pronta para uso. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer para evitar a contaminação do frasco e do colírio; Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos; A dose usual é de 1 a 2 gotas aplicada no(s) olho(s) afetado(s), de 2 em 2 horas ou a critério médico; Feche bem o frasco depois de usar. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Lerin? Você deve retornar a utilização do medicamento assim que se lembrar seguindo normalmente os intervalos de horários entre as aplicações até o final do dia. No dia seguinte, retornar aos horários regulares. Em caso de dúvidas, procure a orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Lerin?

Para não contaminar o colírio evite o contato do conta-gotas com qualquer superfície. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos. Lerin é um medicamento de uso exclusivamente tópico ocular. Uso durante a Gravidez e Lactação: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Na ocorrência de gravidez ou se estiver amamentando, consulte o médico antes de fazer uso de medicamentos. Uso em idosos: Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias. Pacientes que utilizam lentes de contato: Tire as lentes antes de aplicar Lerin em um ou ambos os olhos e aguarde pelo menos 15 minutos para recolocá-las.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Lerin?

Assim como qualquer medicamento, podem ocorrer reações indesejáveis com a aplicação de Lerin. Em doses excessivas e uso prolongado, podem ocorrer os seguintes sintomas: Hiperemia (vermelhidão) dos olhos, visão turva, pupilas dilatadas, dor de cabeça, nervosismo, náuseas e aumento da sudorese. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Lerin?

Apresentações: Solução oftálmica estéril. Frasco plástico conta-gotas contendo: 24 ml de solução oftálmica estéril de cloridrato de nafazolina. (0,5 mg/ml) e fenolsulfonato de zinco (1 mg/ml). Via de administração tópica ocular. Uso adulto. Composição: Cada ml (27 gotas) contém: Cloridrato de nafazolina (0,018 mg/gota) 0,5 mg Fenolsulfonato de zinco (0,037 mg/gota) 1,0 mg Veículo: sulfato de berberina, clorobutanol, cloreto de benzalcônio, citrato de sódio diidratado, cloreto de sódio, glicerol, hipromelose, ácido clorídrico/ hidróxido de sódio e água purificada.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Lerin maior do que a recomendada?

Em geral, superdoses não provocam problemas agudos. Se uma dose muito grande for colocada acidentalmente no olho, você deve lavá-lo com água em abundância ou soro fisiológico. Se acidentalmente for ingerido, beba bastante líquido e procure orientação médica. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Lerin com outros remédios?

Não são conhecidas interações com outros medicamentos. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Lerin (Cloridrato De Nafazolina + Fenolsulfonato De Zinco)?

Resultados de eficácia Um estudo comparou a eficácia clínica de soluções oftálmicas contendo uma combinação de cloridrato de nafazolina e maleato de feniramina em solução oftálmica com outra contendo cloridrato de olopatadina em um modelo de estimulação alergênica conjuntival. Os resultados mostraram que a combinação nafazolina/feniramina foi mais eficaz do que a olopatadina para melhorar os sinais e sintomas da reação alérgica aguda, medidos através do índice global de alergia ocular que inclui todos os sintomas e sinais do processo alérgico ocular, entre os quais está a hiperemia conjuntival, ciliar e episcleral. Características Farmacológicas O produto Cloridrato De Nafazolina + Fenolsulfonato De Zinco é uma solução para administração por via tópica oftálmica, que contém o cloridrato de nafazolina, uma substância com propriedades vasoconstritoras, associada ao fenolsulfonato de zinco, uma substância antisséptica e adstringente. O cloridrato de nafazolina corresponde ao 2-1(1-naftilmetil)-2-imidazolina e apresenta a fórmula C14H14N2.HCl e peso molecular de 246,74. O fenolsulfonato de zinco ou 4-hidroxibenzeno sulfonato de zinco é o sal de zinco do ácido p-hidroxibenzeno-sulfônico, e apresenta a fórmula C12H10O8S2Zn e peso molecular de 411,7. Farmacodinâmica As atividades farmacológicas das substâncias presentes no produto Cloridrato De Nafazolina + Fenolsulfonato De Zinco resultam em uma combinação de efeitos terapêuticos desejáveis para as indicações nas quais o produto é utilizado. O cloridrato de nafazolina é um simpatomimético com acentuada atividade alfa-adrenérgica. É um vasoconstritor que, ao ser aplicado topicamente em membranas mucosas, age de modo rápido e prolongado na redução do edema e congestão. A atividade vasoconstritora da nafazolina apresenta início rápido e duração prolongada. O fenolsulfonato de zinco apresenta propriedades adstringentes, ou seja, que provocam a contração dos tecidos orgânicos moles detendo a descarga de soro e muco, e apresenta também propriedades antissépticas, impedindo a proliferação de microorganismos, provocando sua inativação ou destruição. A ação antimicrobiana é considerada como sendo de fraca intensidade. Farmacocinética Foi relatado que o cloridrato de nafazolina sofre absorção sistêmica após a aplicação tópica de soluções contendo este sal. Após aplicação tópica a nafazolina começa a agir em 10 minutos e os efeitos apresentam duração de até 6 horas. A absorção e penetração do zinco a partir da administração tópica oftálmica de fenolsulfonato de zinco não são mencionadas especificamente na literatura. Isto sugere que a substância aplicada topicamente na superfície ocular não passa para a circulação em quantidades significativas, principalmente considerando a baixa concentração do sal na solução presente no produtoCloridrato De Nafazolina + Fenolsulfonato De Zinco.

Como devo armazenar o Lerin?

Lerin deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C) e ao abrigo da luz. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 90 dias. Características físicas: Lerin é uma solução estéril límpida amarelo-esverdeada. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Lerin

Reg. ANVISA/MS - 1.0147.0031 Farm. Resp.: Elizabeth Mesquita. CRF-SP nº 14.337. Fabricado por: Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda. Guarulhos, São Paulo. Indústria Brasileira. Registrado por: Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda. Av. Dr. Cardoso de Melo, 1855. Bloco 1 - 13º andar - Vila Olímpia. São Paulo - CEP 04548-005. CNPJ: 43.426.626/0001-77. SAC - 0800 144 077. Siga corretamente o modo de usar, não desaparendo os sintomas procure orientação médica.

...
Composição
Categoria