Sobre este Remédio

Livtós, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é destinado ao tratamento de doenças do trato respiratório. Atua como broncodilatador e expectorante, auxiliando na expulsão das secreções presentes nas vias aéreas, atraves da tosse. Como o Livtós funciona? Este medicamento tem como componente principal a cumarina, à qual é atribuído o efeito de dilatação dos brônquios e de auxiliar na eliminação das secreções brônquicas em caso de obstrução das vias aéreas.

Quais as contraindicações do Livtós?

Este medicamento é contraindicado para pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com distúrbios de coagulação sanguínea ou doenças crônicas do figado. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Livtós?

Este medicamento deve ser administrado pela via oral, utilizando copo dosador, conforme faixa etária. Crianças de 2 a 5 anos de idade Tomar ½ (meio) copo dosador, o equivalente a 5 mL, 2 vezes ao dia. Crianças de 5 a 11 anos de idade Tomar ½ (meio) copo dosador, o equivalente a 5 ml ao dia. Crianças a partir de 12 anos de idade e adultos Tomar 1 (um) copo dosador, o equivalente a 10 mL, 3 vezes ao dia. Caso os sintomas não desapareçam em 7 (sete) dias, procure seu médico. As orientações e recomendações previstas na bula estão relacionadas à via de administração indicada (via oral). O uso por outras vias pode envolver risco e devem estar sob a responsabilidade do prescritor. Pacientes idosos ou debilitados podem requerer doses inferiores as dos outros adultos. Nestes casos, o médico deverá ser consultado. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Livtós? Caso você esqueça de tomar a dose no horário estabelecido, tome-a assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomar a próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima dose, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Livtós?

O uso deste medicamento não é recomendado para pacientes que tenham distúrbios de coagulação sanguínea ou doenças crônicas do figado. Não é recomendado o uso deste medicamento por período maior do que 7 (sete) dias. Atenção diabéticos: Este medicamento contém açúcar.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Livtós?

Nas doses recomendadas, no periodo de tratamento recomendado, este medicamento é bem tolerado, não usualmente apresentando reações indesejadas. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Livtós?

Cada 1 mL do xarope contém: Extrato fluido de Mikania glomerata 0,08 mL* Excipientes* q.s.p. 1,0ml *Correspondente a 0,0576 mg/mL (0,00576%) de cumarina. Nomenclatura Botânica Oficial: glomerata. Nome popular: Guaco. Familia: Asteraceae. Parte usada: Folhas. Apresentação do Livtós Xarope (0,08 mL/mL) Frasco plástico âmbar de 100 ml. com copo dosador. Uso oral. Uso adulto e pediátrico acima de 2 anos de idade. Medicamento Fitoterápico.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Livtós maior do que a recomendada?

A ingestão de altas doses de extratos de guaco pode ocasionar aumento da frequência dos batimentos cardíacas, vômitos e quadros diarréicos, que desaparecem com a descontinuação da terapia. Nestes casos, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato para que sejam adotadas as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Livtós com outros remédios?

Este medicamento não deve ser utilizado simultaneamente com anticoagulantes (por exemplo, varfarina), pois pode potencializar efeito dos anticoagulantes. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Livtós (Mikania glomerata)?

Resultados de Eficácia Estudos conduzidos demonstraram a utilização de Mikania glomerata (substância ativa) como um ftoterápico efcaz no tratamento de distúrbios respiratórios atuando como relaxante da musculatura lisa das vias aéreas. Um estudo1 realizado por Moura e colaboradores investigou os efeitos dos extratos aquoso, hidroalcoólico e fração diclorometano obtida do extrato hidroalcoólico de Mikania glomerata sobre os isolados de brônquios humanos e traqueias de cobaias. Os resultados indicaram que o extrato aquoso não afetou a tensão basal, mas reduziu a contração sobre a traqueia de cobaias. O extrato hidroalcoólico reduziu a tensão basal e signifcativamente a contração induzida por drogas, em todas as concentrações testadas. A fração diclorometano do extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente. Em brônquios humanos, o extrato hidroalcoólico promoveu relaxamento progressivo concentração-dependente. O estudo demonstrou que houve uma ação inibitória signifcativa da Mikania glomerata sobre a constrição promovida nos brônquios humanos e traqueias de cobaias, sugerindo que a planta possui efeito benéfco potencial no tratamento de doenças broncoconstritivas. Referência 1 MOURA, R. S. et al. Bronchodilator activity of Mikania glomerata Sprengelel on human bronchi and guinea-pig trachea. J Pharm Pharmacol. 54(2):249-56, 2002. Características Farmacológicas Constituído pelo extrato concentrado de guaco (Mikania glomerata (substância ativa)) padronizado em cumarinas. Estes compostos químicos são considerados os princípios ativos da droga, sendo os responsáveis pela ação broncodilatadora e expectorante. Sabe-se que receptores da acetilcolina estão presentes no sistema respiratório e sua estimulação, pela acetilcolina, produz broncoconstrição e aumento da secreção. Assim, o bloqueio destes receptores pelo princípio ativo do guaco provoca a diminuição da secreção brônquica e relaxamento da musculatura lisa respiratória, fazendo do guaco um auxiliar no tratamento de tosses persistentes, tosses com expectoração e rouquidão.

Como devo armazenar o Livtós?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use o medicamento com a prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Depois de aberto, este medicamento pode ser utilizado em 10 dias. Características do medicamento O medicamento tem aspecto límpido e xaroposo, sabor doce e característico a guaco, odor característico e cor amarelada. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Livtós

Nº de lote, data de fabricação e validade: vide cartucho Reg. MS. nº 1.0473.0039.001-9 Farm. Resp.: Daniel P. Lewgoy CRF-RS nº 6583 Vidora Farmacêutica Ltda. Rua Alberto Rangel, 823 - Porto Alegre -R$ CNPJ:92.762.277/0001-70 Indústria Brasileira Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

...
Composição
Categoria