Sobre este Remédio

Motivol, para o que é indicado e para o que serve?

Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) é indicado nos estados de fadiga (cansaço) física e mental, pois atua como adaptógeno (exerce ação inespecífica, normalizadora das funções do organismo, ou seja, equilibra as funções do organismo). Como o Motivol funciona? Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) é formulado com o extrato seco de Panax ginseng, uma planta originária da Ásia (China, Indochina, Coréia, Vietnã e Japão). A parte da planta utilizada é a raiz onde, dentre vários constituintes, estão os chamados ginsenosídeos, sendo o principal, o ginsenosídeo Rg1. Estas substâncias atuam no Sistema Nervoso Central (cérebro), reduzindo os estados de fadiga física e mental, normalizando as funções do organismo.

Quais as contraindicações do Motivol?

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com antecedentes de alergia a quaisquer constituintes da fórmula, mulheres grávidas e amamentando. É contraindicado também para pacientes que apresentem quadros de hipertensão (pressão alta), taquicardia (batimento acelerado do coração), insônia (dificuldade para dormir) e esquizofrenia. Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Como usar o Motivol?

Recomenda-se 1 comprimido revestido de Motivol® 100mg (extrato seco de Panax ginseng) por via oral ao dia. Os comprimidos são revestidos por uma fina camada que facilita a deglutição e devem ser ingeridos inteiros com um pouco de líquido. A administração de Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) não deve ser feita por períodos muitos longos (acima de 3 meses) sem uma pausa. Uso adulto a cimade 12 anos. Recomendações para pacientes idosos Até o momento não existem relatos de reações adversas ou correção de dose em pacientes acima de 65 anos, porém devido à sua ação cardiovascular, seu uso deve ser feito com cautela. Adose diária de Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) não deve ultrapassar 1 comprimido ao dia. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Motivol? Se você esquecer de tomar uma dose, deve tomá-la assim que se lembrar, porém, não tome duas doses ao mesmo tempo ou muito próximas uma da outra. Depois, continue com seu tratamento no próximo dia na dose e horário habituais. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Motivol?

Pacientes com diabetes devem fazer uso de Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) somente sob acompanhamento médico. Pacientes que fazem uso de medicamentos inibidores da monoaminoxidase devem consultar o médico antes de iniciar o tratamento com Panax ginseng. A administração em mulheres que estejam sob terapia estrogênica (reposição hormonal) deve ser cautelosa.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Motivol?

Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) é bem tolerado. Reações comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam esse medicamento) Transtornos gastrintestinais (náuseas e diarreias) leves e transitórios, insônia (dificuldade para dormir) e taquicardia leve (batimento acelerado do coração). Reações incomuns (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam esse medicamento) Ginecomastia (aumento das mamas em homens), epistaxe (sangramento do nariz), cefaleia (dor de cabeça) e vômitos. Em mulheres: Efeitos estrogênicos (efeito do estrógeno, um hormônio feminino), com casos de mastalgias (dor nos seios), menorragia (menstruação mais longa e intensa que o normal) e galactorreia (produção de leite pelas glândulas mamárias em pessoas que não estão amamentando). Reações raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam esse medicamento) Hipertensão (pressão alta), nervosismo, euforia, erupções cutâneas (lesões na pele) e diarreia matinal (pela manhã). Esses sintomas parecem estar relacionados à interação de Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) com a produção de glicocorticóides (um tipo de hormônio produzido pelo corpo) no organismo. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Qual a composição do Motivol?

Cada comprimido revestido contém: Extrato seco de Panax ginseng à 28,5% de ginsenosídeos 100 mg*. *Equivalente à 28,5 mg de ginsenosídeos. Excipientes: amido, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, dióxido de silício, estearato de magnésio, lactose, talco, polimetacrilicocopoliacrilato de etila, ácido esteárico, corante óxido de ferro amarelo, dióxido de titânio, lauril sulfato de sódio. Parte da planta utilizada: raiz. Apresentação do Motivol Motivol® comprimidos revestidos 100 mg: embalagem contendo 30 comprimidos. Motivol® comprimidos revestidos 100 mg: embalagem contendo 60 comprimidos. Motivol® comprimidos revestidos 100 mg: embalagem contendo 100 comprimidos. Via oral. Uso adulto acima de 12 anos. Medicamento fitoterápico.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Motivol maior do que a recomendada?

Se você ingerir uma grande quantidade desse medicamento de uma só vez, procure imediatamente socorro médico. Podem ocorrer problemas como: elevação da pressão arterial (pressão alta), midríase (dilatação da pupila), insônia (dificuldade para dormir) e edemas (inchaço). Foram relatadas arterites cerebrais (inflamação dos vasos sanguíneos do cérebro) com cefaleia intensa (dor de cabeça forte), náusea e vômito. Caso ocorra administração acidental, procure socorro médico imediatamente. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Motivol com outros remédios?

Interações Medicamento-Medicamento Panax ginseng contém pequenas quantidades de estrona, estradiol e esterol o que pode provocar ginecomastia (aumento das mamas em homens) e galactorreia (produção de leite pelas glândulas mamárias em pessoas que não estão amamentando), assim não deve ser tomado com drogas que produzem o mesmo efeito, como bloqueadores de canais de cálcio (como a nifedipina), griseofulvina e metildopa devido à ação sobre o aparelho cardiovascular (coração, veias e artérias), tampouco com drogas antidepressivas (fenelzina, por exemplo). Pode haver potencialização da ação (aumento do efeito) de medicamentos inibidores da monoaminoxidase, como fenelzina, quando administrada concomitantemente com Motivol® (extrato seco de Panax ginseng). Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) pode interagir com medicamentos antidiabéticos, como a insulina, devido ao efeito hipoglicêmico (baixa de açúcar no sangue) do extrato. Não recomenda-se o uso de Motivol®(extrato seco de Panax ginseng) concomitantemente a substâncias estimulantes, como a cafeína (contida em algumas bebidas) e anfetaminas, pois pode ocorrer estimulação excessiva. O consumo de bebidas alcoólicas também não é recomendado. Não deve ser administrado com antitrombóticos (ácido acetilsalicílico, anticoagulantes e antiplaquetários). Parece reduzir a atividade anticoagulante da varfarina. Interações Medicamento-Exame laboratorial Não existem relatos de alterações em exames laboratoriais com o uso de Motivol® (extrato seco de Panax ginseng). Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Motivol (Panax ginseng)?

Panax ginseng é um medicamento fitoterápico que contém os princípios ativos do extrato de raízes de Panax ginseng, pertencente à família Araliaceae. Este extrato tem como constituintes predominantes os ginsenosídeos totais. Panax ginseng é um fitoterápico que possui propriedades tônicas e restaurativas, restaurando a capacidade física e mental, sendo indicado em casos de fraqueza, exaustão, cansaço e perda da concentração, durante a convalescença.

Como devo armazenar o Motivol?

Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) deve ser mantido em sua embalagem original e conservado em temperatura ambiente (temperatura entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade. O prazo de validade do Motivol® (extrato seco de Panax ginseng) é de 24 meses a partir da data de fabricação. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original. Características do medicamento Motivol® é um comprimido revestido biconvexo, de cor amarelada, sem sulco. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Motivol

MS n°1.0917.0085 Farm. Resp.: Dr. Jadir Vieira Junior CRF-MG 10.681 Fabricado por: Medquímica indústria farmacêutica S.A Rua Fernando Lamarca, 255 Distrito Industrial CEP 36.092- 030 Juiz de Fora - MG CNPJ 17.875.154/0003-91 Indústria Brasileira Registrado por: Medquímica indústria farmacêutica S.A Rua Otacílio Esteves da Silva, 40 Granjas Betânia CEP 36.047- 400 Juiz de Fora - MG CNPJ 17.875.154/0001-20 Indústria Brasileira Central de Atendimento: 0800 0324087 Venda sem prescrição médica.

...
Composição
Categoria