Sobre este Remédio

Neo Moxilin, para o que é indicado e para o que serve?

Neo Moxilin é indicado no tratamento das infecções causadas por micro-organismos sensíveis à ação da amoxicilina, doença gonocócica, faringite bacteriana, febre tifoide, otite média aguda, sinusite, infecções do trato geniturinário e biliar.

Como o Neo Moxilin funciona?

A amoxicilina é uma penicilina semissintética de amplo espectro de ação, derivada do núcleo básico da penicilina. Seu nível máximo é atingido uma hora após a administração oral, tem baixa ligação proteica e pode ser administrada com as refeições, por ser estável em presença do ácido clorídrico do suco gástrico. A amoxicilina é bem absorvida pela via entérica. A meiavida da amoxicilina após a administração oral é de 1,3 hora.

Quais as contraindicações do Neo Moxilin?

O uso de Neo Moxilin é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade comprovada à droga ou a qualquer componente da fórmula. Neo Moxilin é contraindicado a pacientes com história de reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas, nos casos de infecções por estafilococos penicilino-resistentes e nas produzidas por bacilo piociânico, rickettsias e vírus.

Como usar o Neo Moxilin?

Cápsula Adultos 250mg de 8 em 8 horas, aumentando para 500mg de 8 em 8 horas nas infecções mais graves. Infecção do trato urinário aguda simples Duas doses de 3g com um intervalo de 10-12 horas entre as doses. Abscesso dentário Duas doses de 3g com um intervalo de 8 horas entre as doses. Gonorreia Dose única de 3g. Suspensão oral Adultos 500mg, 10mL de 8 em 8 horas. Crianças (até 10 anos) 125mg, 2,5mL de 8 em 8 horas. Para crianças acima de 40kg deve ser administrada a posologia de adulto. Para preparar a suspensão Para soltar o pó que fica no fundo do frasco, agite o frasco antes de abri-lo, isso facilitará a reconstituição. Coloque água filtrada até a marca indicada no frasco (uma seta) e agite bem, até que o pó se misture totalmente na água. Caso a mistura não tenha atingido a marca indicada, espere a espuma abaixar e complete (lentamente) com água filtrada, repetindo o procedimento de agitar e esperar a espuma abaixar, até que o produto atinja definitivamente a marca do frasco. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Quais cuidados devo ter ao usar o Neo Moxilin?

Informe seu médico a ocorrência de reações desagradáveis, tais como: dor gástrica, náuseas, vômitos, diarreia e flatulências. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando. Atenção: este medicamento contém Açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes. Pacientes Idosos O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e acompanhamento médico.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Neo Moxilin?

Como ocorre com outras drogas da mesma classe, espera-se que as reações desagradáveis estejam essencialmente limitadas a fenômenos de hipersensibilidade. Eles são mais prováveis de ocorrer em indivíduos que tenham demonstrado hipersensibilidade às penicilinas e naqueles que tenham histórico de reações alérgicas severas, incluindo edema angioneurótico anafilático, vasculite por hipersensibilidade, e doença do soro. As seguintes reações adversas foram associadas ao uso de penicilinas: Náuseas, vômitos e diarreia, eritema cutâneo e urticária, que podem ser controladas com anti-histamínicos e, se necessário, corticosteroides sistêmicos. Sempre que tais reações ocorrerem, a amoxicilina deve ser descontinuada. Anemia hemolítica, trombocitopenia reversível, leucopenia reversível e agranulocitose foram relatadas durante a terapia com penicilina, estas reações são geralmente reversíveis com a descontinuação da terapia. Reações cutâneas como eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, exantema pustuloso generalizado agudo, vertigem e convulsões foram raramente relatados.

Apresentações do Neo Moxilin

Cápsula 500mg Embalagens com 15, 21, 210 e 500* cápsulas. Pó para suspensão 250mg/5mL Embalagens com 1 e 50* frascos de 60mL e 150mL. *Embalagem Hospitalar. Uso adulto e pediátrico. Uso oral.

Qual a composição do Neo Moxilin?

Cada cápsula contém: Amoxicilina tri-idratada Equivalente a 500mg de amoxicilina anidra Excipientes* q.s.p. 1 cápsula *Dióxido de silício, laurilsulfato de sódio e estearato de magnésio. Cada 5mL da suspensão reconstituída de 250mg/5mL contém: Amoxicilina tri-idratada Equivalente a 250mg de amoxicilina anidra Veículo* q.s.p. 5mL *Benzoato de sódio, citrato de sódio, dióxido de silício, goma xantana, açúcar, corante vermelho eritrosina FDC nº 03 e essência de morango.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Neo Moxilin maior do que a recomendada?

Não há relatos problemáticos de superdose com amoxicilina. Caso ocorra, sintomas gastrintestinais e distúrbio no balanço hidroeletrolítico poderão ser evidentes. Nestes casos, o tratamento é sintomático. A amoxicilina pode ser removida da circulação por hemodiálise.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Neo Moxilin com outros remédios?

A probenecida inibe a excreção renal da amoxicilina. O seu uso concomitante com amoxicilina pode resultar em um aumento do nível de amoxicilina no sangue; portanto, não é recomendado. A amoxicilina não deve ser administrada concomitantemente com antibacterianos bacteriostáticos (tetraciclina, eritromicina, sulfonamidas, cloranfenicol), já que um efeito antagônico pode ocorrer. A administração concomitante de alopurinol durante o tratamento com amoxicilina pode aumentar a probabilidade de ocorrência de reações alérgicas da pele. A absorção da digoxina, quando usada concomitantemente, pode ser aumentada durante o tratamento com amoxicilina. Da mesma forma que outros antibióticos de amplo espectro, a amoxicilina pode reduzir a eficácia dos contraceptivos orais. As pacientes devem ser avisadas quanto a este fato. A alimentação não interfere com a ação da amoxicilina, podendo a mesma ser ingerida juntamente com alimentos. Alterações em exames clínicos e laboratoriais Glicose urinária Altas concentrações urinárias de penicilina podem produzir resultados falso-positivos ou erroneamente elevados em testes de sulfato de cobre e glicose enzimática. Testes antiglobulina Resultados falso-positivos podem ocorrer durante a terapia com penicilinas. Hemograma Leucopenia ou neutropenia é associado com o uso. O efeito ocorre provavelmente com a terapia prolongada e danos severos da função hepática. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento. Não tome medicamento sem o conhecimento médico, pode ser perigoso para sua saúde.

Interação alimentícia: posso usar o Neo Moxilin com alimentos?

Comprimido A alimentação não interfere na ação de Amoxicilina, que pode ser ingerido com alimentos.

Qual a ação da substância do Neo Moxilin (Amoxicilina)?

Resultados de Eficácia Comprimido Um estudo duplo cego, randomizado demonstrou eficácia clínica em 90 % dos pacientes com otite média aguda, quando tratados com Amoxicilina nas doses de 40 a 45 mg/kg/dia.1 No tratamento de rinossinusite bacteriana a Amoxicilina demonstrou eficácia clínica em 83 a 88 % dos casos.2 Em um estudo conduzido com 389 crianças que apresentavam quadro de faringo amigdalite causada por Streptococcus beta-hemolítico, foi obtido cura clínica em 84 % dos pacientes tratados com Amoxicilina.3 Grande maioria das diretrizes que discorrem sobre o tratamento da pneumonia adquirida na comunidade indicam como terapêutica empírica Amoxicilina administrada por via oral ou Amoxicilina / clavulanato, ou cefuroxima por via intravenosa quando os pacientes necessitam de hospitalização. O Centers for Disease Control Drug-Resistant S. pneumoniae Therapeutic Working Group identificou betalactâmicos oral incluindo cefuroxima, Amoxicilina e Amoxicilina / ácido clavulânico como opções apropriadas para a terapia de primeira linha na pneumonia adquirida na comunidade em adultos em tratamento ambulatorial e crianças.4 A Amoxicilina também é indicada como primeira escolha terapêutica para a profilaxia antibiótica, considerando-se a prevenção da endocardite bacteriana.5 Referência: 1. Garrison, GD, et al. High-dose versus standard-dose amoxicillin for acute otitis media. Ann Pharmacother 38(1):15-19, 2004. 2. Poole MD, Portugal LG. Treatment of rhinosinusitis in the outpatient setting. Am J Med. 2005 Jul;118 Suppl 7A:45S-50S. 3. Curtin-Wirt C, Casey JR, et al. Efficacy of penicillin vs. amoxicillin in children with group A beta hemolytic streptococcal tonsillopharyngitis. Clin Pediatr (Phila). 2003 Apr;42(3):219-25. 4. McCracken GH Jr. Diagnosis and management of pneumonia in children. Pediatr Infect Dis J. 2000 Sep;19(9):924-8. 5. Sanchez-Rodriguez F et al. Prevention of infective endocarditis: a review of the American Heart Association guidelines. Bol. Assoc Med P R. 2008 Oct-Dec;100(4):25-8. Cápsula / Suspensão Oral Amoxicilina (80-90mg/kg/dia, em duas doses diárias) é indicada como primeira escolha no tratamento da otite média aguda em estágio inicial.1 Um estudo duplo cego, randomizado demonstrou eficácia clínica em 90% dos pacientes com otite média aguda, quando tratados com Amoxicilina nas doses de 40 a 45 mg/kg/dia.2 No tratamento de rinossinusite bacteriana o Amoxicilina demonstrou eficácia clínica em 83 a 88% dos casos.3 Em um estudo conduzido com 389 crianças que apresentavam quadro de faringo-amigdalite causada por Streptococcus Beta-hemolítico, foi obtido cura clínica em 84% dos pacientes tratados com Amoxicilina.4 A grande maioria das diretrizes que discorrem sobre o tratamento da pneumonia adquirida na comunidade indicam como terapêutica empírica Amoxicilina administrada por via oral ou Amoxicilina / clavulanato, ou cefuroxima por via intravenosa quando os pacientes necessitam de hospitalização. O Centers for Disease Control Drug-Resistant S. pneumoniae Therapeutic Working Group identificou betalactâmicos oral incluindo cefuroxima, Amoxicilina e Amoxicilina / ácido clavulânico como opções apropriadas para a terapia de primeira linha na pneumonia adquirida na comunidade em adultos em tratamento ambulatorial e crianças.5 Jain NK et al (1991) realizou um estudo com 38 pacientes com diagnóstico de bronquiectasia, o qual demonstrou que a posologia de 3 g de Amoxicilina duas vezes ao dia foi eficaz em 66.66% dos pacientes que apresentaram falha com o tratamento com 1,5g duas vezes ao dia.6 Baddour et al. (1989) relataram 92,3% de sucesso clínico em 231 pacientes do sexo feminino com gonorreia, tratadas com dose única 3 g de Amoxicilina e probenecida. Em outro estudo, Klima (1978) submeteu 70 pacientes do sexo masculino com gonorreia aguda, a tratamento com uma dose única de 2 g de Amoxicilina, sendo que o regime adotado foi bem-sucedido em 98,2% dos casos.7 Referências Bibliográficas 1. Casey JR.Treating acute otitis media post-PCV-7: judicious antibiotic therapy. Postgrad Med. 2005 Dec;118 (6 Suppl Emerging):32-3, 24-31) 2. Garrison, GD, et al. High-dose versus standard-dose amoxicillin for acute otitis media. Ann Pharmacother 38(1):15-19, 2004. 3. Poole MD, Portugal LG. Treatment of rhinosinusitis in the outpatient setting. Am J Med. 2005 Jul;118 Suppl 7A:45S-50S. 4. Curtin-Wirt C, Casey JR, et al. Efficacy of penicillin vs. amoxicillin in children with group A beta hemolytic streptococcal tonsillopharyngitis. Clin Pediatr (Phila). 2003 Apr;42(3):219-25. 5. McCracken GH Jr. Diagnosis and management of pneumonia in children. Pediatr Infect Dis J. 2000 Sep;19(9):924-8. 6. Jain NK, et al. Clinical and spirometric improvement in bronchiectasis - effects of varying doses of amoxycillin. Lung India. 1991 Aug; 9(3): 90-4 7. Baddour LM, Gibbs RS, Mertz G, Cocchetto DM, Noble RC. Clinical comparison of single-oral-dose cefuroxime axetil and amoxicillin with probenecid for uncomplicated gonococcal infections in women. Antimicrob Agents Chemother 1989; 33(6): 801-804. Klima J. Single dose treatment of acute male gonorrhoea with amoxycillin. Ceskoslovenska dermatologie 1978; 53(2): 118-23. Características Farmacológicas Propriedades Farmacodinâmicas Amoxicilina contém como princípio ativo a Amoxicilina – quimicamente, D-(-)-alfa-amino p-hidroxibenzil penicilina –, uma aminopenicilina semissintética do grupo betalactâmico de antibióticos. Tem amplo espectro de atividade antibacteriana contra muitos microrganismos gram-positivos e gram-negativos, agindo através da inibição da biossíntese do mucopeptídeo da parede celular. Amoxicilina age rapidamente como bactericida e possui o perfil de segurança de uma penicilina. A Amoxicilina é suscetível à degradação por betalactamases e, portanto, o espectro de atividade de Amoxicilina não abrange os microrganismos que produzem essas enzimas, entre eles Staphylococcus resistente e todas as cepas de Pseudomonas, Klebsiella e Enterobacter. A prevalência de resistência adquirida é dependente do tempo e localização geográfica e para algumas espécies pode ser muito alta. É desejável que se tenham informações locais quanto à resistência, particularmente quando se tratar de infecções graves. Suscetibilidade in vitro de micro-organismos à Amoxicilina Comprimido Espécies comumente suscetíveis: Gram-positivos aeróbios: Bacillus anthracis*, Enterococcus faecalis*, estreptococos beta-hemolíticos*, Listeria monocytogenes. Gram-negativos aeróbios: Bordetella pertussis. Outra: Leptospira icterohaemorrhagiae, Treponema pallidum. Espécies para as quais resistência adquirida pode ser um problema: Gram-negativos aeróbios: Escherichia coli*, Haemophilus influenzae*, Helicobacter pylori*, Proteus mirabilis*, Salmonella spp., Shigella spp., Neisseria gonorrhoeae*, Pasteurella spp., Vibrio cholerae. Gram-positivos aeróbios: Estafilococos coagulase negativo*, Corynebacterium spp., Staphylococcus aureus*, Streptococcus pneumoniae*, estreptococos do grupo viridans*. Gram-positivos anaeróbios: Clostridium spp. Gram-negativos anaeróbios: Fusobacterium spp. Outros: Borrelia burgdorferi. Organismos inerentemente resistentes: Gram-positivos aeróbios: Enterococcus faecium†. Gram-negativos aeróbios: Acinetobacter spp., Enterobacter spp., Klebsiella spp., Pseudomonas spp. Gram-negativos anaeróbios: Bacteroides spp. (várias cepas de Bacteroides fragilis são resistentes). Outros: Chlamydia spp., Mycoplasma spp., Legionella spp. Os casos em que a eficácia clínica de Amoxicilina foi demonstrada em estudos clínicos estão indicados por asterisco (*). ǂ Suscetibilidade natural intermediária na ausência de mecanismos de resistência Cápsula / Suspensão Espécies comumente suscetíveis: Aeróbios gram-positivos: Bacillus anthracis, Enterococcus faecalis*, estreptococos beta-hemolíticos*, Listeria monocytogenes. Aeróbios gram-negativos: Bordetella pertussis. Outra: Leptospira icterohaemorrhagiae, Treponema pallidum. Espécies para as quais resistência adquirida pode ser um problema: Aeróbios gram-negativos: Escherichia coli*, Haemophilus influenzae*, Helicobacter pylori*, Proteus mirabilis*, Salmonella spp., Shigella spp., Neisseria gonorrhoeae*, Pasteurella spp., Vibrio cholerae. Aeróbios gram-positivos: estafilococos coagulase negativo*, Corynebacterium spp., Staphylococcus aureus*, Streptococcus pneumoniae*, Streptococcus do grupo Viridans*. Anaeróbios gram-negativos: Fusobacterium spp. Organismos inerentemente resistentes: Aeróbios gram-positivos: Enterococcus faecium≠. Aeróbios gram-negativos: Acinetobacter spp., Enterobacter spp., Klebsiella spp., Pseudomonas spp. Anaeróbios gram-negativos: Bacteroides spp. (muitas cepas de Bacteroides fragilis são resistentes). Outros: Chlamydia spp., Mycoplasma spp., Legionella spp. *A eficácia clínica da Amoxicilina foi demonstrada em estudos clínicos. ≠ Suscetibilidade intermediária natural na ausência de mecanismos adquiridos de resistência. Propriedades Farmacocinéticas Absorção Amoxicilina é bem absorvido. Sua administração oral na dosagem de 3 vezes ao dia (apresentações cápsulas e suspensão oral) ou 2 vezes ao dia (apresentação comprimido) geralmente produz altos níveis plasmáticos, independentemente do momento da ingestão de alimentos. Amoxicilina apresenta uma boa penetração nas secreções bronquiais e elevadas concentrações urinárias na forma de antibiótico inalterado. Distribuição A Amoxicilina não é altamente ligada a proteínas plasmáticas; cerca de 18% do total da droga presente no plasma são ligados a proteínas. A Amoxicilina se difunde rapidamente na maioria dos tecidos e líquidos corporais, com exceção do cérebro e da medula espinhal. A inflamação geralmente aumenta a permeabilidade das meninges às penicilinas, e isso pode ser aplicado à Amoxicilina. Excreção A principal via de eliminação da Amoxicilina são os rins. Cerca de 60% a 70% de Amoxicilina são excretados inalterados pela urina durante as primeiras seis horas após a administração de uma dose padrão. A meia-vida de eliminação é de aproximadamente uma hora. Amoxicilina também é parcialmente eliminado pela urina, como ácido peniciloico inativo, em quantidades equivalentes a 10% a 25% da dose inicial. A administração simultânea de probenecida retarda a excreção da Amoxicilina. Pequenas quantidades da droga são também excretadas nas fezes e na bile.

Como devo armazenar o Neo Moxilin?

Conservar em temperatura ambiente (15° a 30° C). Proteger da luz e umidade. A suspensão oral, após reconstituição, ficará estável por 14 dias em temperatura ambiente, protegido da luz e calor excessivo. Prazo de validade: vide cartucho. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Neo Moxilin

Registro M.S. nº 1.0465.0333 Farm. Responsável: Dr. Marco Aurélio Limirio G. Filho CRF-GO nº 3.524 Nº do Lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: Vide cartucho. Laboratório Neo Química Com. e Ind. Ltda. VPR 1 - Quadra 2-A - Módulo 4 DAIA - Anápolis - GO - CEP 75132-020 C.N.P.J.: 29.785.870/0001-03 Indústria Brasileira Venda sob prescrição médica.

...
Composição
Categoria