Sobre este Remédio

Neomicon, para o que é indicado e para o que serve?

Neomicon está indicado para o tratamento e profilaxia das infecções da pele de qualquer natureza, inclusive traumática ou feridas cirúrgicas. Neomicon age de maneira a combater as principais e mais comuns infecções da pele.

Quais as contraindicações do Neomicon?

Neomicon é contraindicado a pacientes com histórico de reações de sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula. Outros antibióticos aminoglicosídeos podem apresentar reação de sensibilidade cruzada com a neomicina. Este medicamento não deve ser aplicado sobre queimaduras graves, feridas profundas ou extensas áreas, exceto sob prescrição médica. Pacientes que possuem sensibilidade conhecida aos componentes da formulação, poderão desenvolver reação do tipo alérgica, portanto, não devem utilizar este medicamento.

Como usar o Neomicon?

O medicamento deve ser aplicado três vezes ao dia sobre a área lesada. Pode-se utilizar ou não uma gaze estéril oclusiva sobre o local.

Quais cuidados devo ter ao usar o Neomicon?

O uso em grandes extensões de queimaduras ou feridas profundas pode originar absorção sistêmica, por isso o risco deve ser avaliado pelo médico. A absorção sistêmica pode ser significativa e originar risco de ototoxicidade ou nefrotoxicidade. Não deve ser utilizado para uso oftálmico. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Categoria de risco de gravidez: C.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Neomicon?

As reações desagradáveis mais comuns que podem ocorrer com o uso de Neomicon são: vermelhidão, “rash” cutâneo, coceira e inchaço no local de aplicação, irritação local que não existia antes do uso do produto e ainda diminuição da audição.

Qual a composição do Neomicon?

Cada grama de Neomicon contém: sulfato de neomicina (equivalente a 3,5 mg de neomicina) 5 mg Excipientes q.s.p 1 g (metilparabeno, propilparabeno, petrolato líquido, álcool etílico, lanolina anidra e petrolato branco)

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Neomicon maior do que a recomendada?

Devem-se adotar os procedimentos gerais da conduta no controle de intoxicações exógenas. Adotar medidas habituais de apoio e controle das funções vitais.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Neomicon com outros remédios?

Podem ocorrer reações de hipersensibilidade com maior freqüência quando se faz o uso concomitante com outros antibióticos aminoglicosídeos por via sistêmica.

Qual a ação da substância do Neomicon (Sulfato de Neomicina)?

Características Farmacológicas A neomicina é um antibiótico de amplo espectro, um dos mais importantes antibióticos para uso tópico conhecido e seu mecanismo de ação se baseia na interferência da síntese protéica do microrganismo. Este medicamento pertence à família dos aminoglicosídeos, que é particularmente eficaz contra germes gram-negativos e, também, contra alguns germes gram-positivos como os estafilococos. Este antibiótico não é absorvido pela pele intacta, porém, quando aplicado em queimaduras de grande extensão ou feridas profundas, é facilmente absorvido.

Como devo armazenar o Neomicon?

Este medicamento deve ser armazenado em sua embalagem original. Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40° C), proteger da luz e da umidade (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação.

Mensagens de Alerta do Neomicon

Este medicamento não deve ser aplicado sobre os olhos.

Dizeres Legais do Neomicon

Farm. Resp.: Dra. Michele Caldeira Landim CRF/GO: 5122 CIFARMA - Científica Farmacêutica Ltda. CNPJ: 17.562.075/0001-69  Indústria Brasileira

...
Composição
Categoria