Sobre este Remédio

Tanaceto EC, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é destinado para profilaxia da enxaqueca. Como o Tanaceto EC funciona? Tanaceto EC é indicado como preventivo das crises de enxaqueca, reduzindo a freqüência e intensidade das mesmas, uma vez que melhora os sintomas neurovegetativos associados, tais como náuseas, enjôos, vertigens e vômitos.

Quais as contraindicações do Tanaceto EC?

Pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula não devem usar este medicamento. Contraindicado lactantes e gestantes, por induzir contrações uterinas. Não existem contra indicações ou precauções especiais específicas para pacientes idosos. Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade. Este medicamento é contraindicado para gestantes.

Como usar o Tanaceto EC?

Ingerir 1 cápsula ao dia. Não deve ser ultrapassado o limite máximo de 1 cápsula ao dia. Recomenda-se tratamentos descontínuos. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidas. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tanaceto EC? Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação. Em casos de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Tanaceto EC?

Não administrar Tanaceto juntamente com drogas anticoagulantes, devido à possível potencialização dos efeitos. Não deve ser administrado com aminoácidos que contenham grupos sulfidrila como a cisteína e a glicina. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Assim como todos os medicamentos, informe ao seu profissional de saúde todas as plantas medicinais e fitoterápicos que estiver tomando. Interações podem ocorrer entre medicamentos e plantas medicinais e mesmo entre duas plantas medicinais quando administradas ao mesmo tempo. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tanaceto EC?

Reação incomum ( ocorre em 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento) Irritações na mucosa oral, distúrbios gastrintestinais, azia, dor abdominal e aumento de peso. Reação rara ( ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) Dermatite de contato, diarreia, flatulência, náuseas e vômitos. Foi descrita uma “Síndrome pós-tanaceto”, em cerca de 10% dos pacientes que interromperam o tratamento abruptamente, com sintomas como nervosismo, cefaleia de tensão, insônia, rigidez nas articulações e cansaço. Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Qual a composição do Tanaceto EC?

Apresentações Cartucho com frasco plástico branco opaco contendo: 50 cápsulas de 500 mg. Uso oral. Uso adulto. Composição Cada cápsula gelatinosa dura contém: 500 mg de extrato seco de folhas de Tanacetum parthenium*. *Equivalente a 0,4 mg de partenolídeo. Excipiente: Amido. Quantidade: 50 cápsulas.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tanaceto EC maior do que a recomendada?

Em caso de superdosagem, suspender o uso, procurar orientação médica de imediato para que sejam adotadas as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tanaceto EC com outros remédios?

Tanacetum Parthenium está contra-indicado para pacientes que fazem uso concomitante de medicamentos antitrombóticos (para “afinar” o sangue) como o ácido acetilsalicílico, clopidogrel, enoxparina, heparina, dalteparina e a varfarina. O mecanismo dessa interação se deve a ação tanto do Tanacetum Parthenium como dessas drogas sobre a coagulação. Tanacetum Parthenium pode alterar o tempo de ação e a atividade de algumas drogas que como ele, são metabolizadas pelo fígado. Alguns exemplos abaixo: Amitriptilina. Haloperidol. Ondasentron. Propranolol. Teofilina. Verapamil. Omeprazol. Lansoprazol. Pantoprazol. Diazepam. Carisoprodol. Nelfinavir. Diclofenaco. Ibuprofeno. Meloxicam. Piroxicam. Celecoxibe. Amitriptilina. Warfarin. Glipizida. Losartan. Lovastatina. Cetoconazol. Itraconazol. Fexofenadina. Triazolam. Exames laboratoriais Não foram encontrados relatos sobre alterações decorrentes do uso de Tanacetum Parthenium. Informe seu medico ou cirurgião-dentista se você esta fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem conhecimento de seu medico. Pode ser perigoso a sua saúde.

Qual a ação da substância do Tanaceto EC (Tanacetum Parthenium)?

Tanacetum parthenium possui em sua formulção a Tanacetum parthenium, uma planta pertecente á família das Asteracease/Compositae. A parte da planta utilizada para extração de seus companentes ativos são as folhas. Seus constituintes característicos são as lactonas sesquiterpênicas, sendo o partenolídeos e os eudesmanolídeos. Tanacetum parthenium atua na inibição das prostagladinas, inibe a agregação plaquetária e a atividade secretora de plaquetas e leucócitos polimorfonucleares. Os componentes com atividade metilenobutirolactona que é conhecido por sua atividade antiinflamatória. Tanacetum parthenium inibe a síntese das prostagladinas inflamatórias, interferindo na atuação na contratilidade e relaxamento dos vasos sanguíneos, devido á presença do grupo funcional alfa-metilenobutirolactona. Tanacetum parthenium é capaz de inibir as enzimas 5-lipooxigenase e ciclooxigenase nos leocócitos determinando sua capacidade de inibir a produçaõ de leucotrienos B4. Tanacetum parthenium (substância ativa) atua na inibição da serotonina (5-HT) plaquetária via neutralazação dos grupossulfidril em enzimas específicas que são fundamentais na secreção e agregação plaquetária.

Como devo armazenar o Tanaceto EC?

Proteger da luz, calor e umidade. Conservar este medicamento em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Este medicamento tem validade de 24 meses a partir da data de sua fabricação. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento em sua embalagem original. Aspectos físicos As cápsulas de Tanaceto EC ( Tanacetum parthenium) são de gelatina dura, transparentes, contendo pó de coloração verde claro em seu interior. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Tanaceto EC

MS: 1.1678.0019. Farmacêutico Responsável: Aldo Cândido Dadalt. CRF-PR: 4787. As Ervas Curam Indústria Farmacêutica Ltda. Rua Eunice Weaver, 231, Campo Comprido. Curitiba – PR – CEP: 81220-080. CNPJ: 79.634.572/0001-82. Indústria Brasileira. SAC-0800 643 3949. Venda sob prescrição médica.

...
Composição
Categoria