Imagem padrão para medicamento sem foto
Imagem padrão para medicamento sem foto

Tintura de Espinheira Divina Composta

Fitoterápicos
Vidora Farmacêutica Ltda
Sobre este Remédio

Tintura de Espinheira Divina Composta, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é um auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias funcionais (desconforto digestivo com sintomas como saciedade, azia, náusea, vômitos) e principalmente na dor de estômago.

Como o Tintura de Espinheira Divina Composta funciona?

Este medicamento é composto por duas plantas. A espinheira divina atua como reguladora das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica. A calumba possui princípios amargos de propriedade tônica nas dispepsias e afecções do estômago.

Quais as contraindicações do Tintura de Espinheira Divina Composta?

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. Este medicamento é contraindicado para menores de 14 anos. Contraindicado durante a amamentação e a gravidez, visto que pode diminuir a secreção de leite e pode provocar contrações uterinas. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Tintura de Espinheira Divina Composta?

Colocar cerca de 5 mL (1 colher de chá) da tintura em um pouco d'água (50 mL), antes do uso. Esta dose contém 18 mg de taninos totais e 0,7 mg de alcaloides quaternários protoberberínicos. Tomar 3 vezes ao dia, no intervalo de 8 em 8 horas.Não exceder a dose diária de 120 mL. Tomar o medicamento, no mínimo, 30 minutos antes ou após as refeições. As orientações e recomendações previstas na bula estão relacionadas à via de administração indicada(via oral). O uso por outras vias pode envolver risco e devem estar sob a responsabilidade do prescritor. Pacientes idosos ou debilitados podem requerer doses inferiores as dos outros adultos. Nestes casos, o médico deverá ser consultado. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Tintura de Espinheira Divina Composta?

Caso você esqueça de tomar a dose no horário estabelecido pelo seu médico, tome-a assim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de tomara próxima dose, pule a dose esquecida e tome a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Tintura de Espinheira Divina Composta?

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Este medicamento contém álcool.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tintura de Espinheira Divina Composta?

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Sensação de ardência no esôfago e estômago. Reação rara (ocorre entre 0,01 % e 0.1 % dos pacientes que utilizam este medicamento): Reações de sensibilidade manifestadas por erupções da pele e prurido.Também podem ocorrer dor de cabeça, diarreia, flatulências, dor abdominal, tontura e tosse. Caso isso ocorra, descontinuar o uso. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Apresentações do Tintura de Espinheira Divina Composta

Tintura,0,1 g/mL + 0,1 g/mL Frasco plástico opaco de 100 mL. Uso oral. Uso adulto. Medicamento fitoterápico registrado com base no uso tradicional.

Qual a composição do Tintura de Espinheira Divina Composta?

Cada 1 mL da tintura contém: Maytenus ilicifolia (folhas) 0,1 g* Jateorhiza palmata (raiz) 0,1 g** *Correspondente a 3,6 mg (0,36%) de taninostotais. ** Correspondente a 0,14 mg (0,014%) de alcaloides quaternários protoberberínicos calculados como palmatina. Excipientes: (álcool etílico e água purificada). Graduação alcoólica final: 60%. Nome científico: Mayienus ilicifolia; Jateorhiza palmata. Nome popular: Espinheira divina; Calumba. Família: Celastraceae; Menispermaceae. Partes das plantas utilizadas: Folhas e raiz. Não é recomendado o uso por período prolongado enquanto estudos clínicos amplos sobre sua segurança não forem realizados.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tintura de Espinheira Divina Composta maior do que a recomendada?

Em caso de ingestão acima da dose sugerida/prescrita pelo médico, pode ocorrer irritação da mucosa gástrica e intestinal, gerando vômitos, cólicas intestinais e diarreia. Em caso de superdosagem, suspender o uso e procurar orientação médica de imediato para que sejam adotadas as medidas habituais de apoio e controle das funções vitais. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tintura de Espinheira Divina Composta com outros remédios?

Este medicamento não deve ser usado concomitantemente com Barbitúricos(p.ex. Gardenal). Este medicamento pode alterar o resultado de exames laboratoriais. Assim como todos os medicamentos,informe ao seu médico ou cirurgião-dentista todas as plantas medicinais e fitoterápicos que estiver tomando. Interações podem ocorrer entre medicamentos e plantas medicinais e mesmo entre duas plantas medicinais quando administradas ao mesmo tempo. Ainda não foram registradas interações no uso deste medicamento associado a alimentos ou bebidas alcoólicas. Informe seu médico ou cirurgião-dentista sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início, ou durante o tratamento. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Tintura de Espinheira Divina Composta (Maytenus ilicifolia + Jateorhiza palmata)?

Este medicamento é composto por duas plantas. A espinheira divina atua como reguladora das funções estomacais e promove a proteção da mucosa gástrica. A calumba possui princípios amargos de propriedade tônica nas dispepsias e afecções do estômago.

Como devo armazenar o Tintura de Espinheira Divina Composta?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Nestas condições,o medicamento se manterá próprio para o consumo. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características do medicamento O medicamento é de cor castanho amarelado, aspecto límpido, odor característico e sabor muito amargo. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Tintura de Espinheira Divina Composta

M.S.nº 1.0473.0038.001-3 Farm. Resp.: Daniel P. Lewgoy CRF-RS nº 6583 Vidora Farmacêutica Ltda Rua Alberto Rangel, 823 Porto Alegre - RS CNPJ: 92.762.277/0001-70 Indústria brasileira Nºde lote, data de fabricação e validade: vide cartucho.  Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

...
Composição
Categoria