Sobre este Remédio

Transpulmin Supositório, para o que é indicado e para o que serve?

Transpulmin supositório é uma medicação expectorante e mucolítica destinada ao tratamento sintomático da tosse com catarro (tosse produtiva).

Como o Transpulmin Supositório funciona?

Os componentes de Transpulmin supositório têm ação anti-inflamatória e mucolítica (fazendo a quebra do catarro), facilitando a limpeza nos órgãos respiratórios. Estimulam a circulação do ar e a respiração, sendo de grande importância na expectoração de pacientes acamados. O guaiacol possui atividade expectorante e mucolítica, fluidifica o catarro, tornando-o menos viscoso e mais “solto”. Dessa forma, o catarro é expelido de maneira mais fácil.

Quais as contraindicações do Transpulmin Supositório?

Transpulmin supositório é contraindicado para uso por pacientes alérgicos a um ou mais componentes do medicamento. Não deve ser utilizado em portadores de inflamações gastrintestinais e dos ductos biliares e litíase biliar (pedra na vesícula) e nos casos de portadores de doenças do fígado. Este medicamento é contraindicado para menores de 2 anos de idade.

Como usar o Transpulmin Supositório?

Antes de usar, coloque a cartela do supositório na geladeira por cinco minutos, conforme indicado na figura. Instruções para separar e abrir o supositório Introduzir 1 supositório via retal. Crianças acima de 2 anos de idade 1 a 2 supositórios por dia. O limite máximo diário de administração do medicamento é de 2 supositórios por dia. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando me esquecer de usar o Transpulmin Supositório?

Retome o tratamento até o alívio dos sintomas. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Transpulmin Supositório?

Tosse persistente pode ser sinal de uma condição mais séria. Se a tosse ou outros sintomas ainda persistirem por mais de uma semana ou vierem acompanhados de febre, erupções cutâneas, dor de cabeça contínua ou dor de garganta, seu médico deverá ser consultado. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Transpulmin Supositório?

Podem raramente ocorrer diarréia, vômitos, desconforto intestinal e sonolência. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Apresentações do Transpulmin Supositório

Supositório 12,5 mg + 30 mg + 4 mg + 12,5 mg Embalagens com 5 supositórios. Uso retal. Uso pediátrico acima de 2 anos.

Qual a composição do Transpulmin Supositório?

Cada supositório de Transpulmin contém: Cânfora 12,5 mg Eucaliptol 30 mg Mentol 4 mg Guaiacol 12,5 mg Excipientes: dióxido de silício, massa para supositório tipo E 75 e massa para supositório tipo W 45 (ambas constituídas por glicerídeos de coco hidrogenados).

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Transpulmin Supositório maior do que a recomendada?

No caso de intoxicação por dose excessiva, podem ocorrer os seguintes sinais/sintomas: Tontura, fraqueza muscular, delírio e convulsões. Também podem ocorrer: Irritação gastrintestinal, náusea, vômito, cólica e dor de cabeça. Procure imediatamente assistência médica. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Transpulmin Supositório com outros remédios?

Componentes do Transpulmin podem aumentar os efeitos de medicamentos para diabetes e diminuir a eficácia de medicamentos contra convulsões da classe dos barbitúricos. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Transpulmin Supositório (Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol)?

Resultados de Eficácia O eucaliptol (ácido terpênico) é o principal componente do óleo essencial do eucalipto (Eucaliptus sp). Sua principal atividade farmacológica ocorre no aparelho respiratório, desempenhando ação expectorante, fluidificante e antisséptica. Um estudo randomizado avaliando o eucaliptol como terapêutica concomitante a diversos tratamentos para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) evidenciou que ele reduz a chance de exacerbação do quadro e também a dispneia. Além disso, provou melhorar a função pulmonar e o estado geral de saúde. Os autores sugerem que o eucaliptol seja um controlador de mediadores inflamatórios, intervindo diretamente na fisiopatologia da inflamação das vias aéreas. Já o mentol é extraído do óleo essencial da menta (Mentha piperita) e possui ação analgésica em mucosas. O mentol é indicado no tratamento dos sintomas da gripe, bronquite, sinusite e condições similares. A cânfora, por sua vez, é extraída do óleo volátil existente no tronco da árvore Cinnamomum camphora, mas também pode ser sintetizada. É utilizada em disfunções respiratórias devido às propriedades antiespasmótica e secretolítica (brônquios). Esses óleos aromáticos voláteis têm sido amplamente utilizados no tratamento sintomático das infecções do trato respiratório. Por fim, o guaiacol é conhecido pela atividade expectorante por mais de cem anos. A atividade anti-inflamatória foi constatada em estudo clínico envolvendo 40 pacientes com doenças broncopulmonares. O guaiacol é um componente de numerosas preparações para tosse disponíveis no mundo todo. É classificado como expectorante por acreditar-se que promova aumento do volume de catarro e diminuição de sua viscosidade, resultando em tosse efetiva. Referências Worth H, Schacher C, Dethlefsen U. Concomitant therapy with Cineole (Eucalyptole) reduces exacerbations in COPD: a placebo-controlled double-blind trial. Respir Res. 2009 Jul 22; 10:69. Patel T, Ishiuji Y, Yosipovitch G. Menthol: a refreshing look at this ancient compound. J Am Acad Dermatol. 2007 Nov; 57(5):873-8. Drugdex Evaluations Camphor. Disponível em: . Acesso em 01/2010. Drugdex Evaluations Guaiacol. Disponível em: . Acesso em 01/2010. Características Farmacológicas Os óleos etéreos de Cânfora + Eucaliptol + Mentol + Guaiacol têm ação anti-inflamatória, secretolítica, secretomotora e antisséptica nos órgãos respiratórios. Estimulam a circulação e a respiração, assumindo importância na expectoração de pacientes acamados. O guaiacol possui atividade expectorante mucolítica através do aumento de volume e da redução da viscosidade de secreções, na traqueia e nos brônquios.

Como devo armazenar o Transpulmin Supositório?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características do medicamento Transpulmin é um supositório de coloração branca a levemente amarelada, em forma de torpedo. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Transpulmin Supositório

Reg. MS - 1.0573.0355 Farmacêutica Responsável: Gabriela Mallmann CRF-SP nº 30.138 Fabricado por: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Guarulhos - SP Registrado por: Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 - 20º andar São Paulo - SP CNPJ 60.659.463/0029-92 Indústria Brasileira Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

...
Composição
Categoria