Cabeça coçando muito,e um pouco de queda

Dúvida enviada no dia 19/07/2023, da cidade de Barra de São Francisco (ES) no aguardo de respostas

Respostas

A coceira intensa no couro cabeludo, acompanhada de uma leve queda de cabelo, pode ser causada por diversos fatores. Vou mencionar algumas possíveis causas para que você possa ter uma ideia melhor do que pode estar acontecendo, mas lembre-se de que é sempre importante consultar um profissional de saúde para um diagnóstico adequado.
Uma das causas mais comuns de coceira no couro cabeludo é a dermatite seborreica, também conhecida como caspa. Ela ocorre devido a um desequilíbrio na produção de óleo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, levando ao acúmulo de células mortas e causando irritação e coceira. A dermatite seborreica pode ser agravada por estresse, alterações hormonais, clima frio e seco, entre outros fatores.
Outra possível causa é a presença de piolhos ou outros parasitas no couro cabeludo. Eles se alimentam do sangue do hospedeiro e deixam picadas que causam coceira intensa. A queda de cabelo pode ocorrer devido ao ato de coçar com frequência, o que pode danificar os folículos capilares.
Além disso, alergias a produtos capilares, como shampoos, condicionadores, tinturas ou produtos para styling, podem causar irritação e coceira no couro cabeludo. É importante verificar se você fez alguma mudança recente nos produtos que está utilizando e se a coceira começou depois disso.
Outras possíveis causas incluem infecções fúngicas, como a tinea capitis, que é uma infecção do couro cabeludo causada por fungos, e doenças autoimunes, como a alopecia areata, que pode levar à queda de cabelo em áreas específicas.
Para determinar a causa exata da coceira no couro cabeludo e da queda de cabelo, recomendo que você marque uma consulta com um dermatologista. O médico poderá realizar um exame físico, fazer perguntas sobre seus sintomas e histórico médico, e, se necessário, solicitar exames complementares para um diagnóstico preciso.
Enquanto isso, você pode tentar algumas medidas para aliviar a coceira, como evitar coçar o couro cabeludo, lavar o cabelo com um shampoo suave e hipoalergênico, evitar o uso excessivo de produtos capilares e manter uma boa higiene pessoal. Lembre-se de não se automedicar e seguir as orientações de um profissional de saúde.

Essa é uma mensagem meramente informativa e não deve ser considerada como substituta de consultas médicas com especialistas de saúde.

Tudo sobre: Cabeça coçando muito,e um pouco de queda

Notícia • 5 de Abril de 2022 • Ministério da Saúde

Pouco conhecida e muito comum em idosos, afasia tem tratamento integral e gratuito no SUS

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Afasia é toda e qualquer alteração de linguagem que afeta a capacidade cognitiva, fala, linguagem verbal e leitura. Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde apontou que o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2021, 4.779 procedimentos ambulatoriais e 27 procedimentos hospitalares com pacientes que apresentaram queixas relacionadas à afasia na rede pública de saúde. Muito comum em idosos, a afasia é toda e qualquer alteração de linguagem que afeta a capacidade cognitiva, f...... Por ser pouco conhecida pela população, muitos pacientes e seus familiares não procuram ajuda médica especializada achando que não existe tratamento, mas a doença tem tratamento integral e é ofertado gratuitamente

Profissional de Saúde • Dentista • Biguaçu (SC)

Claudelice Queda - Dentista

Especialidade Dentista. Local de Atendimento Bll Odonto, Biguaçu (SC)

Profissional de Saúde • Médico do trabalho • Jales (SP)

Sandra Regina Queda - Médico do trabalho

Especialidade Médico do trabalho. Local de Atendimento Queda Leao Servicos Medicos Jales, Jales (SP)... Local de Atendimento Queda Leao Servicos Medicos Jales, Jales (SP)

Profissional de Saúde • Psicólogo • Guaíra (SP)

Luciana Queda Bueno da Silva - Psicólogo

Especialidade Psicólogo. Local de Atendimento Unidade de Saude da Familia Jose Adalberto Lellis Garcia, Guaíra (SP)

Profissional de Saúde • Pediatra • São Paulo (SP)

Maria Aparecida Queda Monteiro Sato - Pediatra

Especialidade Pediatra. Local de Atendimento Hosp Sao Luiz Analia Franco, São Paulo (SP)

Profissional de Saúde • Angiologista • São Paulo (SP)

Francisco Mansani Queda - Angiologista e Cirurgião geral

Especialidade Angiologista e Cirurgião geral. Local de Atendimento Hosp do Serv Pub Municipal Hspm, São Paulo (SP)

Profissional de Saúde • Ginecologista • São Paulo (SP)

Joao Carlos Mansani Queda - Ginecologista, Mastologista e Cirurgião geral

Especialidade Ginecologista, Mastologista e Cirurgião geral. Local de Atendimento Centro de Referencia da Saude da Mulher Sao Paulo, São Paulo (SP) e Sao Luiz Unidade Morumbi, São Paulo (SP)

Profissional de Saúde • Ginecologista • Chapadão do Sul (MS)

Sonia Regina Queda Toledo - Ginecologista

Especialidade Ginecologista. Local de Atendimento Clinica Corpore, Chapadão do Sul (MS)

Profissional de Saúde • Radiologista • Jales (SP)

Jose Francisco Queda - Radiologista, Ginecologista e Médico de família

Especialidade Radiologista, Ginecologista e Médico de família. Local de Atendimento Santa Casa de Misericordia de Jales, Jales (SP), Queda e Martins Servicos Medicos, Jales (SP) e Ubs Vereador Ari Ferreira da Silva, Dirce Reis (SP)... Local de Atendimento Santa Casa de Misericordia de Jales, Jales (SP), Queda e Martins Servicos Medicos, Jales (SP) e Ubs Vereador Ari Ferreira da Silva, Dirce Reis (SP)

Notícia • 28 de Maio de 2021 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Brasil registra queda nas mortes de gestantes por hipertensão e hemorragia

Imagem do resultado Notícia

Outros. Manutenção rigorosa das consultas de pré-natal afasta possibilidade de óbitos evitáveis. Hipertensão, hemorragia e síndromes infecciosas estão entre as principais causas de óbitos de grávidas no Brasil. Dados preliminares do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) mostram que acompanhamento do pré-natal e de puerpério realizados por profissionais de saúde, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), têm levado à diminuição no número de vítimas por essas doenças. Neste 28 de maio, em que é celebrado...

Notícia • 26 de Junho de 2021 • Ministério da Saúde

Botucatu (SP) tem queda de mais de 70% nos casos de Covid-19

Imagem do resultado Notícia

Outros. Município é parte de um estudo com apoio do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina Covid-19 da AstrazenecA/Fiocruz. Seis semanas após iniciar a vacinação em massa da população contra a Covid-19, Botucatu (SP) apresenta queda de 71,3% no número de novos casos da doença. O município é parte de um estudo realizado com o apoio do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina Covid-19 da Astrazeneca/Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil. De acordo com dados da prefeitura de Bo...... Seis semanas após iniciar a vacinação em massa da população contra a Covid-19, Botucatu (SP) apresenta queda de 71,3% no número de novos casos da doença.... As internações também apresentaram queda. São 50 pessoas internadas com a doença em 25 de junho, cerca de 46% a menos do que em 9 de junho, quando 92 pessoas estavam internadas.

Notícia • 27 de Julho de 2021 • Ministério da Saúde

Em um mês, Brasil registra queda de 40% em casos e óbitos por Covid-19

Os resultados refletem na queda de mais de 40% no número de casos e de óbitos pela doença em um mês. Os números consideram a média móvel de casos e mortes entre 25 de junho e 25 de julho deste ano.... No número de mortes, a queda é de 42%: passou de uma média móvel de 1,92 mil para 1,17 mil no período.... “Apesar da queda nos casos e mortes, é preciso lembrar das medidas não farmacológicas, como a higienização das mãos, o distanciamento social e o uso de máscaras.

Notícia • 2 de Julho de 2021 • Ministério da Saúde

Serrana (SP) tem queda de 95% nas mortes após vacinação em massa com Coronavac

Outros. Aplicação de vacinas também diminuíram casos sintomáticos em 80% e as internações em 86%. O estudo realizado pelo Instituto Butantan na cidade de Serrana, em São Paulo, traz esperanças para o fim da crise pandêmica da Covid-19. A aplicação da vacina Coronavac reduziu em 95% as mortes da cidade. As internações caíram 86% e os diagnósticos de casos sintomáticos diminuíram 80%. No "Projeto S", como ficou conhecido o estudo, a população da pequena cidade recebeu a vacina do Butantan feita em parceria com a biof...

Notícia • 21 de Maio de 2021 • Ministério da Saúde

Brasil registra queda de mortes por lesões de trânsito

Saúde e Vigilância Sanitária. Durante o mês de conscientização no trânsito, o Ministério da Saúde chama atenção para a importância de dirigir com segurança. Entrar no carro e dirigir pode se tornar uma ação automática para quem faz isso todo dia, e aí está o perigo. Durante o Maio Amarelo, o Ministério da Saúde chama a atenção para a conscientização sobre segurança no trânsito e todas as atitudes necessárias para evitar acidentes, incluindo a orientação de não ingerir álcool antes de dirigir. Os dados do Sistema de...... Desde 2015, o país registra queda nos registros de mortes, quando houve redução de 11,7% de óbitos. Neste ano, o país registrou 38.651 óbitos, 5.129 a menos do que em 2014.

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024