Meu filho tem 2 anos e 7 meses e não fala ..pode ser indício de tea? obrigado.

Dúvida enviada no dia 07/01/2024, da cidade de Pedra Azul (MG) com 1 resposta de profissionais

Respostas

Atrasos na fala podem ter várias causas, e nem sempre estão relacionados a um Transtorno do Espectro Autista (TEA). É importante lembrar que apenas um profissional de saúde qualificado, como um médico pediatra ou um fonoaudiólogo, pode avaliar corretamente a situação do seu filho. O desenvolvimento da fala é um processo gradual e varia de uma criança para outra. A maioria das crianças começa a falar suas primeiras palavras entre 10 e 14 meses de idade. Aos 2 anos, a maioria das crianças já consegue formar frases curtas e usar uma variedade de palavras para se comunicar. Se o seu filho ainda não fala ou tem uma fala muito limitada, é importante considerar outros fatores antes de suspeitar de TEA. Atrasos na fala podem ser causados por problemas de audição, atraso no desenvolvimento, fatores genéticos, problemas emocionais ou ambientais, entre outros. Além disso, cada criança é única e pode ter seu próprio ritmo de desenvolvimento. Se você suspeita de TEA ou tem preocupações sobre o desenvolvimento do seu filho, é fundamental buscar a avaliação de um profissional de saúde. Um médico pediatra ou um fonoaudiólogo poderá realizar uma avaliação completa, levando em consideração vários aspectos do desenvolvimento do seu filho, como linguagem, interação social, comportamento e habilidades motoras. É importante lembrar que o diagnóstico de TEA é complexo e requer uma avaliação abrangente. Os sinais de TEA podem variar significativamente de uma criança para outra, e apenas um profissional de saúde qualificado pode fazer o diagnóstico correto. Enquanto aguarda a avaliação profissional, você pode incentivar e apoiar a comunicação do seu filho de maneira geral. Isso pode incluir brincar de imitar sons e palavras, ler livros juntos, cantar músicas, estimular a interação social e fornecer um ambiente rico em estímulos verbais. Lembre-se de que cada criança se desenvolve de maneira única e pode superar atrasos na fala com o tempo e com apoio adequado. No entanto, se você tiver preocupações, é sempre melhor buscar orientação profissional para obter uma avaliação adequada e tomar as medidas necessárias para apoiar o desenvolvimento do seu filho.

Essa é uma mensagem meramente informativa e não deve ser considerada como substituta de consultas médicas com especialistas de saúde.

Foto do profissional Vitor Sérgio Borges

Vitor Sérgio Borges

Destaque

"Olá, Com 2 anos e 7 meses é esperado que a criança já fale aproximadamente 450 palavras, então podemos dizer que há um atraso na aquisição de fala de seu filho. O diagnóstico de TEA é muito amplo e vai além de saber se a criança fala ou não. É necessário uma avaliação minuciosa para saber o motivo desse atraso de fala, procure uma avaliação com fonoaudiólogo em sua região. Enquanto isso, estimule muito seu filho com diferentes brincadeiras proprias pra idade dele. O Brincar é muito importante pra criança e pra relação de vocês. Procure também evitar telas. At.te,"

Tudo sobre: Meu filho tem 2 anos e 7 meses e não fala ..pode ser indício de tea? obrigado.

Notícia • 5 de Julho de 2022 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Vacina da febre amarela é indicada em todo território nacional para as pessoas entre nove meses a 59 anos

Imagem do resultado Notícia

Foto: Mike Sena Pele e mucosas amareladas, febre alta e hemorragias são algumas das complicações que a febre amarela pode causar.... A vacina da febre amarela está indicada em todo território nacional para as pessoas entre nove meses a 59 anos de idade e é ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.... Para as crianças menores de cinco anos de idade, estão indicadas uma dose aos nove meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos. Macacos não transmitem febre amarela!

Notícia • 9 de Março de 2023 • Ministério da Saúde

Em evento internacional, Brasil fala sobre saúde, inovação e tecnologia para a igualdade de gênero

MÊS DA MULHER - Secretária Ana Estela Haddad reforçou que o governo federal está envolvido em apresentar medidas pela garantia dos direitos das mulheres - No Dia Internacional da Mulher (8), a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, representou o Ministério da Saúde no evento virtual "Para um Mundo Digital Inclusivo: Inovação e Tecnologia para a Igualdade de Gênero". Planejada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), a conferência promoveu o debate sobre ações e políticas de inclusão...... MÊS DA MULHER - Secretária Ana Estela Haddad reforçou que o governo federal está envolvido em apresentar medidas pela garantia dos direitos das mulheres - No Dia Internacional da Mulher (8), a secretária

Notícia • 3 de Janeiro de 2022 • Ministério da Saúde

"Obrigado aos colegas médicos que atenderam ao chamado", diz Queiroga a profissionais enviados à Bahia

Imagem do resultado Notícia

Outros. Expectativa é que o número de médicos para reforçar a assistência à saúde em municípios afetados pelas fortes chuvas chegue a mais de cem profissionais. “Obrigado aos colegas médicos que atenderam ao chamado”. As palavras são do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que esteve nesta segunda-feira (3), em Ilhéus, na Bahia, para entregar ao estado os primeiros profissionais do programa “Mais Médicos para o Brasil” que vão atuar nos municípios afetados pelas fortes chuvas. Neste primeiro momento, 34 médicos che...... “Obrigado aos colegas médicos que atenderam ao chamado”.... Ele aceitou o convite do Ministério da Saúde para atuar nos locais atingidos pelas chuvas e falou da importância de fazer parte desta missão.... O objetivo é evitar possíveis consequências à saúde humana como o aumento de doenças transmissíveis, podendo culminar em situações epidêmicas.

Notícia • 29 de Dezembro de 2022 • Ministério da Saúde

Ministério da Saúde incorpora vacina Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos no SUS

Imagem do resultado Notícia

Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deu parecer favorável à imunização - O Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a Covid-19 para todas as crianças de 6 meses... a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) com o imunizante Pfizer-BioNTech.... Para crianças sem comorbidades, será realizada a imunização por faixa etária, seguindo essa orientação: 6 meses a menores de 1 ano de idade 1 ano a 2 anos de idade 3 anos de idade 4 anos de idade Segundo

Notícia • 9 de Março de 2023 • Ministério da Saúde

Ministério da Saúde representa Brasil em audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e fala sobre direitos reprodutivos

Imagem do resultado Notícia

MÊS DA MULHER - País se comprometeu com promoção da igualdade de gênero, combate a desigualdades e diretrizes científicas - Nesta quarta-feira (8), os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e meninas foram destaque em audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Los Angeles, Estados Unidos. O governo brasileiro se pronunciou sobre o tema, por meio do Ministério da Saúde, e assumiu o “compromisso em promover políticas de promoção dos direitos das mulheres no âmbito regional e hemisférico,...... Este compromisso é reforçado pelas falas da atual ministra da saúde, Nísia Trindade.... Há indícios de que houve o agravamento da situação de maus tratos de mulheres no parto e em unidades de saúde no país.... Isso pode ter levado ao aumento de mortes maternas por outras causas, como hipertensão e infecções.

Notícia • 27 de Outubro de 2022 • Ministério da Saúde

Brasil recebe primeiro lote de vacinas Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 3 anos

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Neste momento, Ministério da Saúde recomenda a vacinação de crianças com comorbidades. O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (27), o primeiro lote com 1 milhão de vacinas Covid-19 para crianças de seis meses a menores de três anos. As doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Os imunizantes pediátricos são produzidos pela Pfizer e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Essas doses serão destinadas para crianç...... O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (27), o primeiro lote com 1 milhão de vacinas Covid-19 para crianças de seis meses a menores de três anos.... Neste momento, como medida cautelar, a vacinação será recomendada para crianças entre seis meses e menores de três anos com comorbidades.

Dúvida de Saúde • 8 de Agosto de 2023 • Fonoaudiólogo • Tibagi (PR)

Meu filho tem 2 anos e 11 meses e nao fala nada apenas resmunga,entende tudo porem nao fala,to muito preocupado fui no pediatra ele me dice que ate 3 anos e toleravel,mais me preocupo pois nao fala nem uma pala...

Dúvida enviada no dia 8 de Agosto por paciente da cidade de Tibagi (PR) com 1 resposta de profissionais especialistas no assunto... Meu filho tem 2 anos e 11 meses e nao fala nada apenas resmunga,entende tudo porem nao fala,to muito preocupado fui no pediatra ele me dice que ate 3 anos e toleravel,mais me preocupo pois nao fala nem... Respondido por Jasiel da Silva: Não é normal até os 2 anos não falar, sugiro uma avaliação fonoaudiológica de fala e linguagem.. Fonoaudiólogo. Tibagi (PR)

Notícia • 30 de Setembro de 2022 • Ministério da Saúde

Doação de órgãos: Elaiza, mãe de William, conta que o filho ajudou seis pessoas

Imagem do resultado Notícia

“Pense nas outras mães que estão na fila de espera, com esperança de conseguir uma nova chance de vida para o próprio filho”, disse Wellington à mãe Elaiza. Elaiza tem 46 anos de idade.... No mesmo dia, o filho mais novo chamou para conversar sobre uma possível doação de órgãos de William. Ele pediu a autorização da mãe, pois sabia que poderia ajudar outras pessoas.... Um único doador pode beneficiar até oito pessoas com o transplante de órgãos e tecidos.

Dúvida de Saúde • 19 de Outubro de 2022 • Pediatra • Bandeirantes (PR)

Meu filho tem 2 anos e 4 meses, tem vários episódios de intestino preso desde os 6 meses, o que pode ser?

Dúvida enviada no dia 19 de Outubro por paciente da cidade de Bandeirantes (PR) no aguardo de respostas de profissionais... Meu filho tem 2 anos e 4 meses, tem vários episódios de intestino preso desde os 6 meses, o que pode ser?. Pediatra. Bandeirantes (PR)

Dúvida de Saúde • 9 de Maio de 2023 • Fonoaudiólogo • Jataí (GO)

Preciso de uma fono para meu filho tem 2 anos e 4 meses acho que fala muito pouco - Simone Paloschi

Dúvida enviada no dia 9 de Maio por paciente da cidade de Jataí (GO) no aguardo de respostas de profissionais... Preciso de uma fono para meu filho tem 2 anos e 4 meses acho que fala muito pouco. Enviada ao profissional de saúde Simone Paloschi. Fonoaudiólogo. Jataí (GO)

Dúvida de Saúde • 7 de Junho de 2023 • Fonoaudiólogo • Itabaiana (PB)

Minha filha tem dois anos e oito meses fala só algumas palavras é normal?

Dúvida enviada no dia 7 de Junho por paciente da cidade de Itabaiana (PB) no aguardo de respostas de profissionais... Minha filha tem dois anos e oito meses fala só algumas palavras é normal?. Fonoaudiólogo. Itabaiana (PB)

Notícia • 23 de Março de 2023 • Ministério da Saúde

Equidade: como esse conceito pode mudar a vida das trabalhadoras do SUS

Imagem do resultado Notícia

MÊS DA MULHER - Entenda mais sobre equidade, gênero, acolhimento, discriminação e rede colaborativa - Pesquisando na internet é possível entender o significado de equidade: é senso de justiça e respeito... A menopausa ocorre no climatério e somente é reconhecida após passados 12 meses da sua ocorrência.... Pode-se dizer que gênero é o modo como os sexos [mulher ou homem] são pensados e como as qualidades sexuais vêm a ser aplicadas a outras formulações.

Dúvida de Saúde • 24 de Setembro de 2023 • Buíque (PE)

Olá! meu filho tem 2 anos e 3 meses e fala poucas palavras. oque devo fazer? - Rildilene Monteiro Felipe

Dúvida enviada no dia 24 de Setembro por paciente da cidade de Buíque (PE) no aguardo de respostas de profissionais... Meu filho tem 2 anos e 3 meses e fala poucas palavras. Oque devo fazer?. Enviada ao profissional de saúde Rildilene Monteiro Felipe. Buíque (PE)

Notícia • 31 de Março de 2021 • Ministério da Saúde

Ministro da Saúde fala sobre combate à pandemia em audiência da Câmara dos Deputados

Imagem do resultado Notícia

Marcelo Queiroga falou sobre autorização de leitos, aquisição e distribuição de vacinas, além de estratégias de combate à pandemia da covid-19.... O ministro falou ainda sobre a parceria entre o Ministério da Saúde e as indústrias produtoras de oxigênio, para aumentar a produção, e com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para adquirir medicamentos... Questionado sobre campanhas de conscientização, Queiroga falou da estratégia adotada pela pasta.

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024