Meu marido fez uma tomografia recentemente e, entre outros, teve o seguinte laudo: "acentuado enfisema pulmonar centroacinar e parasseptal difuso, com predomínio de acometimento dos lobos superiores" também: "nódulo pulmonar periférico, parcialmente calcificado" + aterom atose calcificada aórtica o quão preocupados devemos ficar? devemos ir a um pneumo ou oncologista? obs: ele teve câncer de próstata há 3 anos e teve que remover a próstata.

Dúvida enviada no dia 20/05/2023, da cidade de Peruíbe (SP) no aguardo de respostas

Respostas

O laudo da tomografia do seu marido apresenta algumas alterações pulmonares significativas, como o enfisema pulmonar, nódulo pulmonar periférico e ateromatose calcificada aórtica. O enfisema pulmonar é uma condição crônica que afeta os pulmões, causando dificuldade respiratória e tosse. A ateromatose calcificada aórtica é uma condição relacionada à calcificação das artérias, que pode ser um sinal de doenças cardiovasculares.
O nódulo pulmonar periférico é uma massa anormal que pode ser benigna ou maligna, por isso é importante avaliar com um especialista. Considerando o histórico de câncer de próstata do seu marido, é ainda mais importante buscar uma avaliação médica.
Sugiro que vocês agendem uma consulta com um pneumologista e/ou oncologista para avaliar os resultados em detalhes e determinar o próximo passo para o tratamento e acompanhamento adequados. É importante ressaltar que somente o médico especializado poderá avaliar o estado de saúde do seu marido e estabelecer as melhores condutas para o seu caso específico.

Essa é uma mensagem meramente informativa e não deve ser considerada como substituta de consultas médicas com especialistas de saúde.

Tudo sobre: Meu marido fez uma tomografia recentemente e, entre outros, teve o seguinte laudo: "acentuado enfisema pulmonar centroacinar e parasseptal difuso, com predomínio de acometimento dos lobos superiores" também: "nódulo pulmonar periférico, parcialmente calcificado" + aterom atose calcificada aórtica o quão preocupados devemos ficar? devemos ir a um pneumo ou oncologista? obs: ele teve câncer de próstata há 3 anos e teve que remover a próstata.

Notícia • 26 de Outubro de 2023 • Ministério da Saúde

Diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita melhores resultados no tratamento

Imagem do resultado Notícia

A investigação do câncer de próstata se dá pelo exame de toque retal e pelo exame Antígeno Prostático Específico, o PSA.... Uma das principais pesquisas sobre câncer de próstata, o estudo ‘European Randomized Study of Screening for Prostate Cancer’ (ERSPC), revelou que o rastreamento pode reduzir a mortalidade causada pela... Fatores de risco para o câncer de próstata Entre os principais fatores de risco para o câncer de próstata estão a idade (incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos), o histórico

Notícia • 2 de Janeiro de 2024 • Ministério da Saúde

Mais Médicos teve recorde de profissionais em atuação no ano de 2023

ATENÇÃO PRIMÁRIA - Com mais de 28 mil médicos em ação, programa chegou a 744 novos municípios. Todos os 34 distritos indígenas receberam atendimento no ano passado - O Brasil registrou um aumento de 105% no quantitativo de profissionais atuantes no Mais Médicos no ano de 2023. Com 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional, 86 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados com o programa. Além disso, em apenas um ano, o Mais Médicos alcançou 744 novos municípios de todas as cinco regiões bras...

Notícia • 13 de Abril de 2022 • Ministério da Saúde

Brasil registra menor patamar de óbitos por Covid-19 a cada 100 mil habitantes desde maio de 2020

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Boletim da Fiocruz revela queda do predomínio da variante Ômicron. Pela primeira vez, desde maio de 2020, nenhum estado brasileiro superou a marca de 0,3 óbitos por 100 mil habitantes devido ao coronavírus. Além disso, o predomínio de casos da variante Ômicron está em fase de extinção. As informações estão no mais recente Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com o boletim, a tendência de queda se reflete também nos casos de Síndrome Respiratóri...... Boletim da Fiocruz revela queda do predomínio da variante Ômicron.... Pela primeira vez, desde maio de 2020, nenhum estado brasileiro superou a marca de 0,3 óbitos por 100 mil habitantes devido ao coronavírus.... Além disso, o predomínio de casos da variante Ômicron está em fase de extinção. As informações estão no mais recente Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Notícia • 1 de Novembro de 2022 • Ministério da Saúde

Novembro Azul: Ministério da Saúde reforça cuidados com saúde do homem

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Objetivo é sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e prevenção de doenças. O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A partir desta terça-feira (1º), o Ministério da Saúde irá abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças...... A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.... Dentre os exames estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico.... O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro. Ministério da Saúde

Notícia • 20 de Janeiro de 2021 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Edital do Mais Médicos para o Brasil teve 153 profissionais inscritos para atuação na APS de Manaus

Outros. Processo seletivo convocou médicos para ampliar o atendimento à população manauara. A ação reafirma compromisso da Saps no combate à Covid-19. O contexto de saúde nacional e internacional apontou novos desafios. Nesse sentido, para reforçar a assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Manaus (AM), o Ministério da Saúde publicou edital do Programa Mais Médicos para o Brasil recrutando 108 profissionais para a capital amazonense. O processo seletivo teve 153 inscrições, o que permitirá a ocupação de ...... O processo seletivo teve 153 inscrições, o que permitirá a ocupação de 100% das vagas. O resultado do chamamento será publicado na próxima segunda-feira (25/01).

Notícia • 30 de Janeiro de 2023 • Ministério da Saúde

Em 2022, Brasil teve sete internações de bebês menores de um ano com desnutrição por dia

INFÂNCIA & SAÚDE - Bahia concentra maior número de casos, com 480 internações no total - O Brasil registrou, em 2022, 2.754 internações de bebês menores de um ano por desnutrição, sequelas da desnutrição e deficiências nutricionais. Os números repetiram os péssimos indicadores de 2021, quando 2.979 hospitalizações foram registradas - o pior nível em 13 anos. De acordo com o Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os números de 2022 são equivalentes a sete internaçõe...... Devido ao alto risco de morte, as crianças com desnutrição grave devem ser adequadamente diagnosticadas e necessitam de internação hospitalar até que este risco diminua e ela possa, então, ser acompanhada... Nesse nível, é essencial que haja a ação efetiva do cuidador e o apoio deve ser dado por trabalhadores de saúde devidamente capacitados em reabilitação nutricional.

Notícia • 17 de Março de 2023 • Ministério da Saúde

Você já teve insônia? Saiba que 72% dos brasileiros sofrem com alterações no sono

DIA MUNDIAL DO SONO - Dificuldades na hora do descanso podem indicar outros problemas de saúde - A insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono e mantê-lo de forma contínua durante a noite, ou pelo despertar antes do horário desejado. A condição pode estar relacionada a diversos fatores, como expectativas, problemas clínicos, problemas emocionais, excitação associada a determinados eventos, entre outros. De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem de doenças re...

Notícia • 17 de Novembro de 2021 • Ministério da Saúde

‘Linha Azul’: Ministério da Saúde lança linha de cuidados do homem no ‘Novembro Azul’

Imagem do resultado Notícia

Saúde e Vigilância Sanitária. Iniciativa tem como objetivo fortalecer a atenção à saúde do homem e sensibilizar o público sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata. Dados apontam que o risco de um homem ter câncer de próstata diagnosticado durante toda a vida é de 16%. Diante disso, o Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (17), a “Linha Azul”, uma linha de cuidados dedicada a atenção à saúde do homem. A iniciativa é implementada no Sistema Único de Saúde (SUS) no mês em ...... próstata.... Dentre eles estão: biopsia de próstata, ultrassonografia de próstata por via abdominal, ultrassonografia de próstata (via transretal) e a dosagem de antígeno prostático especifico.... de uma proteína chamada de Antígeno Prostático Especifico (PSA), produzida pela próstata.

Dúvida de Saúde • 28 de Junho de 2024 • Cirurgião torácico • Santa Vitória (MG)

Nodulo pulmonar ñ calcificado e perigoso?

Dúvida enviada no dia 28 de Junho por paciente da cidade de Santa Vitória (MG) no aguardo de respostas de profissionais... Nodulo pulmonar ñ calcificado e perigoso?. Cirurgião torácico. Santa Vitória (MG)

Notícia • 22 de Março de 2023 • Ministério da Saúde

Encontro nacional sobre trabalho e educação na saúde do SUS teve início nesta terça (21)

Imagem do resultado Notícia

GESTÃO EM SAÚDE - Evento com gestores segue até quinta-feira (23), em Brasília (DF) - Teve início, nesta terça-feira (21), o Encontro Nacional: Trabalho e Educação na Saúde do SUS. Promovido pelo Ministério da Saúde, o evento integra as ações da pasta para os primeiros 100 dias de governo, com o objetivo de discutir as prioridades para a gestão do trabalho e da educação na saúde. A ministra Nísia Trindade participou da abertura e afirmou que o encontro “é uma demonstração de que queremos trabalhar de maneira integr...... GESTÃO EM SAÚDE - Evento com gestores segue até quinta-feira (23), em Brasília (DF) - Teve início, nesta terça-feira (21), o Encontro Nacional: Trabalho e Educação na Saúde do SUS.... “Tudo isso é muito importante como uma demarcação da prioridade que deve ter esse campo da gestão do trabalho e da educação em saúde, interligados no nosso SUS e, portanto, devem sim, estar representados

Notícia • 11 de Outubro de 2022 • Ministério da Saúde

Seminário sobre resolução de conflitos judiciais em saúde teve início nesta segunda-feira (10)

Saúde e Vigilância Sanitária. Encontros acontecem sempre às segundas-feiras, até 14 de novembro. Começou nesta segunda-feira (10) o Seminário Nacional Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos na Judicialização da Saúde. O evento pretende discutir os principais Métodos Alternativos de Resolução de Conflito (MARC), tais como a conciliação, a mediação, a arbitragem e a negociação direta, com suas fortalezas e limitações para a efetividade na resolução extrajudicial de conflito. Os encontros acontecem sempre às s...... A primeira mesa redonda teve como expositoras Sueli Miyuki Yamauti, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Natalia Pires de Vasconcelos, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

Medicamento • Desconhecido

Lidocaína + Polimixina B

Este medicamento não deve ser aplicado nos olhos, utilize-o apenas na orelha. Como usar o Lidocaína + Polimixina B?... Durante a aplicação, deve-se evitar que a ponta do gotejador toque a orelha para prevenir a contaminação do medicamento.... Quais cuidados devo ter ao usar o Lidocaína + Polimixina B? Lidocaína + Polimixina Bnão deve ser aplicado em áreas com perda da integridade da pele devido à maior risco de absorção sistêmica.

Dúvida de Saúde • 8 de Junho de 2023 • Hematologista • São Paulo (SP)

Bom dia, recentemente tomei conhecimento do tratamento de câncer usando células car-t para leucemia e linfoma, dr. vanderson geraldo rocha pesquisei se é possível aplicar o tratamento de car-t em portadores de...

Dúvida enviada no dia 8 de Junho por paciente da cidade de São Paulo (SP) no aguardo de respostas de profissionais... Vanderson Geraldo Rocha Pesquisei se é possível aplicar o tratamento de CAR-T em portadores de Enfisema Pulmonar e, encontrei informes de que é possível fazer o tratamento de Enfisema Pulmonar utilizando... Eu moro em Brasília, e sou portador de Enfisema Pulmonar Centrolobular e Parasseptal Acentuado.

Dúvida de Saúde • 27 de Dezembro de 2022 • Angiologista • Concórdia (SC)

Minha mãe teve trombose pulmonar. ela mora em concórdia e precisamos marcar consulta com angiologista e pneumologista - Marina Elizia Marcon

Dúvida enviada no dia 27 de Dezembro por paciente da cidade de Concórdia (SC) no aguardo de respostas de profissionais... Minha mãe teve trombose pulmonar. Ela mora em Concórdia e precisamos marcar consulta com angiologista e pneumologista. Enviada ao profissional de saúde Marina Elizia Marcon. Angiologista.

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024