Doença

Zollinger-Ellison, Síndrome de

Zollinger-Ellison, Síndrome de: Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A Síndrome de Zollinger-Ellison é uma doença rara, caracterizada por um tumor no pâncreas que produz uma grande quantidade de hormônios digestivos. Ela é mais comumente vista em homens de meia-idade e afeta pessoas de todas as faixas etárias. A causa exata da doença ainda não está totalmente compreendida, mas pode ser ligada a fatores genéticos ou à exposição a certos alimentos ou substâncias químicas.

Causas

Ainda não há uma causa exata conhecida para a Síndrome de Zollinger-Ellison. Acredita-se que ela possa ser ligada a fatores genéticos, para aqueles que herdam um gene anormal que causa a produção excessiva de hormônios digestivos, ou à exposição a certos alimentos ou substâncias químicas. Alguns estudos sugerem que alguns medicamentos para tratar outras doenças podem também contribuir para o desenvolvimento da Síndrome de Zollinger-Ellison.

Sintomas

Os sintomas da Síndrome de Zollinger-Ellison variam de pessoa para pessoa, mas são comumente caracterizados por dor abdominal crônica, diarreia e azia. Alguns dos outros sintomas possíveis incluem perda de peso inexplicável, vômitos frequentes, náuseas e sangramento intestinal.

Diagnóstico

Para diagnosticar a Síndrome de Zollinger-Ellison, o médico geralmente irá realizar exames de sangue e de fezes, bem como um ultrassom ou uma tomografia computadorizada para procurar alterações no pâncreas. Em alguns casos, o médico também pode recomendar a realização de um teste de estímulo gástrico para determinar se os níveis de hormônio digestivo estão anormalmente altos.

Tratamento

O tratamento da Síndrome de Zollinger-Ellison geralmente inclui medicamentos para reduzir a produção de ácido gástrico e aliviar os sintomas. Os medicamentos mais comumente usados são inibidores da bomba de protões, antagonista H2 e outros. Em alguns casos, pode ser necessário realizar cirurgia para remover o tumor e parte do pâncreas afetado.

Complicações

As complicações da Síndrome de Zollinger-Ellison incluem hemorragia interna, infecção, dano às válvulas cardíacas e até mesmo a perda de parte do pâncreas. Além disso, se a doença não for tratada, também pode levar a outros problemas, como anemia, desnutrição, desidratação e até mesmo a morte.

Prevenção

Infelizmente, não há forma de prevenir a Síndrome de Zollinger-Ellison, pois a causa exata ainda não é conhecida. No entanto, evitar certos medicamentos e alimentos que podem desencadear os sintomas pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença.

Controle dos sintomas

Os medicamentos para reduzir a produção de ácido gástrico são a principal forma de controlar os sintomas da Síndrome de Zollinger-Ellison. Além disso, é importante evitar alimentos picantes, álcool e cigarro, pois eles podem piorar os sintomas.

Contágio

A Síndrome de Zollinger-Ellison não é contagiosa e não é passada de pessoa para pessoa.

Taxa de sobrevida

A taxa de sobrevida para a Síndrome de Zollinger-Ellison varia de pessoa para pessoa, mas geralmente é alta se o tumor for removido e os sintomas forem controlados.

Qualidade de vida

A Síndrome de Zollinger-Ellison pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa, pois os sintomas podem tornar muito difícil manter uma rotina saudável. Por isso, é importante que as pessoas com a doença procurem ajuda médica assim que possível para evitar que os sintomas piorem.

Restrições de atividade ou dieta

As pessoas com Síndrome de Zollinger-Ellison geralmente precisam evitar alimentos picantes, álcool e cigarro, pois eles podem piorar os sintomas. Além disso, os médicos podem recomendar algumas mudanças na dieta para controlar os sintomas da doença.

Palavras-chave: Síndrome de Zollinger-Ellison, causa, sintomas, diagnóstico, tratamento, complicações, prevenção, controle dos sintomas, contágio, taxa de sobrevida, qualidade de vida, restrições de atividade ou dieta.