TROCA DE INFORMAÇÕES

1º Webinário de Desigualdades na Saúde será realizado nesta terça-feira (26)

26/03/2024

A Secretaria Técnica da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa), o Gabinete do Ministério da Saúde e a Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) realizam, nesta terça-feira (26), das 14h às 16h, o 1º Webinário de Desigualdades na Saúde. O evento será aberto ao público e transmitido on-line.

A iniciativa faz parte de uma série de encontros que serão promovidos pela Rede em busca de ampliar o diálogo sobre importantes temas, com o objetivo de produzir informações de alta qualidade e relevância para a área da saúde. 

A desigualdade na saúde tem sido um tema presente nas reuniões dos Comitês de Gestão de Indicadores (CGIs), que promovem o aprofundamento na análise de questões metodológicas e operacionais relacionadas às seguintes temáticas: demografia, aspectos socioeconômicos, mortalidade, morbidade, fatores de risco e proteção, cobertura e recursos. 

Sobre a Ripsa

A Ripsa é composta pela Sedigi, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Sua função primordial é coordenar e executar os procedimentos técnico-operacionais e oferecer suporte às estruturas colegiadas da Rede.

Comitês de Gestão de Indicadores (CGIs)

Os CGIs são instâncias de natureza técnico-científica nas quais a Ripsa atua para aprimorar continuamente os indicadores, seus dados correspondentes e elementos técnicos. Durante as discussões sobre indicadores ocorridos nos comitês, surgiu a ideia de se aprofundar a discussão sobre desigualdades na saúde. 

Assista à transmissão: 

Programação

14h
Mesa de abertura com representantes da Secretaria Técnica da Ripsa

  • Ana Estela Haddad - Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi);
  • Juan Cortez-Escalante - Organização Pan-americana da Saúde (Opas);
  • Felipe Ferré - Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); e
  • Marizélia Leão Moreira - Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasems).
14h20
Palestra: Equidade em Saúde

  • Palestrante: Oscar Mujica - Organização Pan-americana da Saúde (Opas/WDC).
  • Moderador: Maurício Barreto - Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cidacs/Fiocruz/BA).
15h 
Mesa Redonda: Múltiplas dimensões das desigualdades na saúde

  • Coordenador da Mesa: Luís Eduardo Batista - Assessoria para Equidade Racial em Saúde do Gabinete da Ministra do Ministério da Saúde (ASSES/GAB/GM/MS).

  • Tema 1: Disparidades étnico-raciais e acesso à saúde.
    Palestrante: Joilda Nery - Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA).

  • Tema 2: Desigualdades em saúde reprodutiva, materna e infantil e avanços nas análises de equidade com novos indicadores e dimensões de equidade.
    Palestrante: Cauane Blumenberg - Universidade Federal de Pelotas (UFPel/RS).

  • Tema 3: Tendências nutricionais em crianças.
    Palestrante: Kelly Alves - Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (CGAN/DEPPROS/SAPS/MS).

  • Tema 4: Mudanças climáticas, desigualdades regionais e sociais.
    Palestrante: Christovam Barcellos - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz/RJ).
16h 
Encerramento do Webinário
Fonte:Ministério da Saúde