Saúde e Vigilância Sanitária

20ª Semana de Imunização das Américas acontece até o próximo dia 30 de abril

26/04/2022

Acontece até o próximo dia 30 de abril a 20ª Semana de Imunização nas Américas. Com o tema “Você está protegido? Tome todas as vacinas”, o evento é promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), juntamente com os países e territórios da Região das Américas e seus parceiros. Em paralelo, também é realizada a 11ª Semana Mundial de Imunização (SMI).

A iniciativa foi lançada na última quarta-feira (20), com a participação do Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, que representou o Ministério da Saúde no evento. A cerimônia aconteceu no Município de Bonfim, Roraima, que fica na fronteira com a cidade de Lethem, capital da região 9 na Guiana.

Durante a cerimônia, Arnaldo destacou o papel fundamental da pasta na questão das coberturas vacinais em todo País, principalmente nas regiões de fronteiras. “Esse trabalho envolve um grande esforço dos países das regiões das Américas para que consigamos aumentar as coberturas vacinais em nossos países. Nós entendemos que estas campanhas são extremamente importantes para o controle das doenças imunopreveníveis”, disse.

O evento de lançamento contou ainda com a presença de uma comitiva da Guiana composta por 50 autoridades sanitárias e de saúde do país e também com representantes da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Profissionais de Saúde da Guiana e Região 9 do país também participaram do lançamento.

Socorro Gross, representante da OPAS Brasil, explicou que a escolha de lançar a campanha em Bonfim tem um motivo especial: “São espaços em que famílias moram de um lado e de outro. Espaços que, muitas vezes, são esquecidos, mas que trabalham juntos. Fazer o evento na fronteira é uma forma muito importante em advogarmos por políticas públicas em mais de um país”, destacou.

Enviado do Ministério da Saúde guianense, Vishwa Mahadeo disse esperar o fortalecimento da união dos países americanos para prevenir e erradicar doenças por meio da vacinação. "Trabalhando juntos, podemos ter a certeza de que essas doenças poderão ser prevenidas pelas vacinas", afirmou.

A campanha tem o objetivo de incentivar a população das Américas a completar os esquemas vacinais contra doenças como sarampo, gripe, poliomielite e Covid-19.

O PNI do Brasil

O Brasil possui um dos maiores programas públicos de vacinação do mundo. O Programa Nacional de Imunização (PNI) distribui gratuitamente cerca de 300 milhões de doses de vacinas todos os anos, que protegem contra diversos agentes etiológicos.

Em cada uma das mais de 35 mil salas de vacinação espalhadas pelo País, existem vacinas disponíveis para que a população procure um posto de saúde e possa colocar suas cadernetas de vacinação em dia. As vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde são seguras, eficazes e garantem a imunidade do paciente.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde