Outros

92% dos moradores aptos a tomar segunda dose completaram esquema vacinal em Botucatu (SP)

09/08/2021

Em mais um passo no estudo inédito de vacinação em massa promovido pelo Ministério da Saúde, 61.741 moradores de Botucatu (SP) receberam a segunda dose da vacina Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz. O número representa 92,5% dos 66.730 moradores que estavam com previsão de completar a imunização no domingo (8).

A vacinação em massa com a segunda dose do imunizante contou com a presença o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “A nossa campanha tem mostrado a sua importância. No último mês, nós reduzimos em 40% o número de casos e em 40% o número de óbitos. Isso decorre das mais de 180 milhões de doses que o Governo Federal já distribuiu para a sua população”, afirmou.

De acordo com a prefeitura do município, ao todo, 4.989 pessoas que receberam a primeira dose em 16 de maio não compareceram à imunização. Quem não recebeu a dose, deve comparecer a Unidade de Saúde mais próxima de casa a partir desta terça-feira (10).

Os cidadãos de Botucatu que receberam a 1ª dose da vacina Covid-19 em 22 de maio, têm a 2ª dose agendada para o dia 14 de agosto. Essa também é uma opção aos que perderam o dia D da segunda fase da pesquisa.

Estudo

A vacinação em massa na cidade conta com a participação da Universidade de Oxford e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituições que produzem o imunizante utilizado no estudo. A prefeitura de Botucatu, a Universidade de São Paulo (Unesp), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e a Fundação Gates também são parceiros do projeto.

Entre os objetivos primários, secundários e exploratórios, destacam-se as análises de efetividade a partir de uma e duas doses da vacina. Além disso, procura-se entender a efetividade contra a variante P.1, bem como a taxa de transmissão secundária da doença e o monitoramento da ocorrência de eventos adversos. A pesquisa prevê um tempo de execução de 8 meses.

Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351

Fonte:Ministério da Saúde