PROADI-SUS

Aberto processo seletivo de articuladoras para o Projeto Equidade SUS

16/05/2024

O Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), publicou nesta quarta-feira (15) o Edital nº 16 de 15/05/2024. 

O objetivo é selecionar articuladoras para o Projeto Equidade SUS: Fortalecimento do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS. As inscrições vão até o dia 29 de maio e serão realizadas exclusivamente por este endereço eletrônico.

As selecionadas atuarão como apoiadoras técnicas em atividades de educação permanente, planejamento e monitoramento na área da educação e do trabalho no SUS. O processo seletivo é composto por análise da ficha eletrônica de inscrição e documentos comprobatórios, além da realização de dinâmicas grupais com as candidatas pré-selecionadas. Informações completas estão disponíveis no edital da seleção. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected].

São 14 vagas destinadas a mulheres cis e trans ou travestis com ensino médio completo, experiência no SUS e que já exerceram atividades de facilitação de grupos em processos de aprendizagem ou de planejamento e gestão de políticas públicas ou sociais, no formato de educação permanente, educação popular ou metodologias ativas. É desejável experiência na temática de equidade de gênero, raça, etnia, pessoas com deficiência, geração e gestão do trabalho.

Entenda

O Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras no SUS é uma iniciativa coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), e algumas atividades são realizadas com o HAOC, via Proadi-SUS. A iniciativa faz parte do compromisso assumido pelo governo federal de enfrentamento às desigualdades de gênero e raça, reconhecendo o papel do Estado como promotor e articulador de estratégias e políticas públicas que buscam combater desigualdades sociais ainda presentes no país.

Fonte:Ministério da Saúde