Outros

Alimentação e atividade física para prevenção do câncer são temas de webinário para promoção da saúde

25/10/2021

Amanhã (26/10), das 9h às 12h, será realizado o quinto encontro do ciclo de Webinários - Promoção da Saúde, projeto idealizado pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (Cgan/Saps/MS). Desta vez, o debate virtual terá como tema Alimentação e atividade física na prevenção do câncer na Atenção Primária à Saúde: as recomendações do INCA.

Segundo a diretora de Promoção da Saúde do MS, Juliana Rezende, fatores ambientais e comportamentais relacionados ao câncer têm grande impacto no risco de desenvolvimento da doença e, ao mesmo tempo, podem ser modificados. “A alimentação e a nutrição adequadas e a atividade física têm potencial, ao longo do tempo, de reduzir grande parte da carga global de câncer. Por isso, ações na APS, como essa oficina, são essenciais para fortalecer a prevenção e a atenção à essa doença”, destaca.

Mais de 12 tipos de cânceres são associados à má alimentação (dieta pobre em frutas e hortaliças, consumo de carne processada e de carne vermelha em excesso), ao consumo de bebidas alcoólicas, ao excesso de gordura corporal e à inatividade física. De acordo com o resumo do terceiro relatório de especialistas Dieta, nutrição, atividade física e câncer: uma perspectiva global publicado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), 32% dos casos e 48% das mortes por câncer no Brasil foram atribuídas a fatores de risco modificáveis.

Diante desses cenários, nos quais tanto fatores de proteção quanto de risco estão relacionados com o estilo de vida, o Ministério da Saúde reforça a adoção de melhores práticas e trabalha para promover ações que contribuam cada vez mais com essa mudança, enfatizando a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer na Atenção Primária à Saúde.

Materiais de apoio
As orientações para uma alimentação saudável e para a prática de atividade física organizadas no Guia Alimentar para a População Brasileira e no Guia de Atividade Física para a População Brasileira podem nortear profissionais de saúde na prevenção do câncer. Esses materiais produzidos pelo MS propõem atividades que podem ser inseridas nas ações realizadas nas unidades de saúde da APS. Além dos guias, também são importante destaque para consulta os relatórios do World Cancer Research Fund e do American Institute for Cancer Resarch adaptados pelo INCA em 2020. As recomendações globais também trazem leitura técnica para a prevenção do câncer e a promoção da saúde.

Para participar, clique aqui

Ciclos de webinários – Promoção da Saúde

A temporada de encontros virtuais inclui eventos a cada 15 dias e já conta com cronograma até dezembro de 2021. A agenda apresenta temas fundamentais e urgentes para a saúde pública. Os webinários fornecerão subsídios para o desenvolvimento de novas tecnologias e programas informacionais para armazenamento, gerenciamento, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas na APS, contribuindo para a gestão e qualificação do trabalho nos territórios.  As edições anteriores podem ser conferidas no canal do DataSUS no Youtube


 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde