SAÚDE INTEGRAL

Antirretroviral para PVHA com multirresistência entra em consulta pública

29/12/2023

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde publicou ata com parecer favorável à incorporação do fostensavir trometamol 600mg e encaminhou o relatório à consulta pública. O medicamento é indicado para tratamento de pessoas vivendo com HIV ou aids (PVHA) que têm multirresistência aos antirretrovirais e está dentre as ações do Ministério da Saúde para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. As contribuições por parte da sociedade civil podem ser enviadas até o dia 17 de janeiro de 2024. Para tanto, é necessário utilizar os formulários de experiência e opinião ou os técnico-científicos, que estão disponíveis online.

  • Acesse - Consulta Pública nº 69/2023 - Fostensavir trometamol 600 mg

O medicamento é uma classe nova de antirretrovirais para pessoas vivendo com HIV ou aids que não têm outra opção terapêutica. Segundo o médico infectologista Ronaldo Hallal, consultor técnico da Coordenação-Geral de Vigilância de HIV, Aids e Hepatites Virais, essas pessoas são, principalmente, aquelas que utilizaram esquemas terapêuticos antigos – que não tinham a capacidade de suprimir a carga viral e, por isso, causavam a resistência do HIV – e outras que foram infectadas via transmissão vertical. 

Para o diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Draurio Barreira, a nova opção é um direito do cidadão. “Com a incorporação desse novo medicamento, aquelas pessoas que vivem com HIV multirresistente aos antirretrovirais atualmente disponíveis no SUS, terão seu direito à saúde integral garantido”, afirma. A estimativa é que existam cerca de 500 PVHA nessa situação. 

O diretor explica que embora seja um medicamento de alto custo, é necessário incorporá-lo, pois há quase uma década não há uma nova opção para o cuidado integral de pessoas com multirresistência aos antirretrovirais. “Historicamente, os preços dos antirretrovirais de terceira linha reduzem na primeira aquisição pelo Ministério da Saúde. Temos a expectativa que o preço do fostensavir seja substancialmente inferior ao preço indicado inicialmente”, disse Draurio. 

  • Conheça o relatório técnico com os estudos de Avaliação de Tecnologia em Saúde referentes ao medicamento
Fonte:Ministério da Saúde