Outros

Anvisa aprova inclusão de nova fábrica da vacina da Pfizer nos Estados Unidos

01/09/2021

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (1º) a inclusão da empresa Exelead como uma fabricante alternativa da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O complexo industrial fica em Indianápolis, estado da Indiana, nos Estados Unidos. A solicitação de inclusão foi feita em 24 de agosto.

De acordo com a agência reguladora, a inclusão dessa unidade amplia a capacidade de fornecimento da nanopartícula lipídica (LNP), que é parte do processo de produção das vacinas, e de formulação do medicamento. O imunizante fabricado na Exelead é transportado até o local das etapas de envase e embalagem das vacinas produzidas pela farmacêutica nos EUA.

Essa aprovação da Anvisa tem o objetivo de garantir que o processo de produção dos imunizantes que passam por essa nova unidade não irá alterar as características finais da vacina registrada na agência.

No fim de agosto, uma equipe técnica da Anvisa concluiu a análise das informações enviadas pela Pfizer para verificação do cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF). A BPF é importante porque valida as estruturas e condições técnico-operacionais da planta fabril para produção das vacinas.

Todas as vacinas e medicamentos fornecidos para o Brasil, como é o caso da Pfizer/BioNTech, precisam ter toda a cadeia produtiva integralmente autorizada pela Agência.

Desde o começo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 49,8 milhões de doses da vacina da Pfizer para todos os estados e Distrito Federal.

Vacinas no Brasil

Na última quinta-feira (26), a Pfizer/BioNTech anunciou a parceria com a farmacêutica Eurofarma para produção de vacinas Covid-19 no Brasil. A expectativa dos laboratórios é que a produção comece em 2022 e supere 100 milhões de doses por ano. Saiba mais aqui: 100 milhões de doses por ano: Brasil terá produção nacional de vacinas Covid-19 da Pfizer

Com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

Fonte:Ministério da Saúde