Saúde e Vigilância Sanitária

Após fortes chuvas no litoral do Nordeste, agentes do SUS orientam população sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

02/06/2022
Após fortes chuvas no litoral do Nordeste, agentes do SUS orientam população sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos

As equipes da Força Nacional do SUS seguem atuando para prestar toda a assistência às famílias prejudicadas pelas fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco. Nessa quarta-feira (1º), os agentes foram aos abrigos disponibilizados à população para orientar quanto à prevenção de acidentes com animais peçonhentos. Os profissionais também trazem recomendações sobre educação em saúde.

Os profissionais de saúde também estão prestando apoio para o diagnóstico situacional da rede de atenção à saúde para avaliação de danos estruturais, e verificando a necessidade de insumos e equipamentos. A atividade é uma determinação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que diz: "Ninguém vai ficar para trás. Estamos fazendo o possível para amenizar os prejuízos causados à população".

A Força Nacional do SUS também faz um trabalho integrado entre saúde e Defesa Civil para conscientização da população residente em áreas de risco e como ações integradas entre as pastas podem auxiliar nas demandas assistenciais.

Ações em Alagoas

O Ministério da Saúde também segue monitorando o impacto dos temporais em Alagoas. Além de dois kits destinados a desastres enviados a Pernambuco, a Pasta disponibilizou outros dois a Alagoas. Os kits são compostos por uma série de medicamentos e insumos estratégicos para reforçar a assistência farmacêutica às populações atingidas pelas chuvas.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional está em alerta máximo e orienta os moradores das regiões atingidas pelas chuvas a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199. Em caso de desastre, eles receberão um alerta on-line. O Cenad também recomenda ficar atento ao Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

Nathan Victor e Fábio Barreto
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde