Outros

APS de Qualidade Brasil afora

30/07/2021

Secretários de Saúde de dois municípios brasileiros receberam o selo APS de Qualidade na 7ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Tripartite, que ocorreu no auditório da Organização Pan-Americana, em Brasília, na última quinta-feira (29). Ao receber a certificação, ambos os dirigentes representaram os esforços que todos os 225 municípios também contemplados mobilizaram para garantir uma APS de qualidade.

Valter João Vortoluzi, secretário Municipal de Saúde de Rondinha - RS, relatou que a estratégia utilizada para cumprir as metas do Previne Brasil foi mobilizar a equipe de profissionais de saúde, técnicos e ACS para ir a campo buscar a população para dar orientações e sensibilizar quanto à realização de exames de prevenção e consultas, ainda que no contexto da pandemia. “Tudo isso se deve à equipe, que trabalha unida para atingir seus objetivos. Não podemos nos acomodar, temos que cada vez mais procurar os melhores índices dentro da APS para que a nossa população seja mais bem atendida”, disse.

Já Ivanete Rosatto Giannetta, secretária municipal de Saúde de Pedrinhas Paulista - SP, se emocionou com o reconhecimento. “Mesmo diante da pandemia, nós não paramos de trabalhar. Esse prêmio é um incentivo, e esperamos fazer um serviço ainda melhor”, afirmou. O destaque da sua gestão vai para a campanha de vacinação, já que, graças ao cadastramento da população, as equipes de saúde conseguiram contatar via telefone a população acima de 60 e aplicar a vacina em domicílio, com mutirões que se estendiam até as 21h. Hoje, 75% da população acima de 18 anos já recebeu a 1ª dose do imunizante contra a covid-19.

Selo APS de Qualidade

A certificação é um reconhecimento do trabalho dos profissionais de saúde em todo o País que, mesmo em um cenário de grandes dificuldades, têm trabalhado na melhoria do acesso da população e da assistência nas unidades básicas de saúde, reforçando o papel da APS como porta de entrada do SUS. A obtenção do selo está relacionada estrategicamente às diretrizes do MS para melhoria da qualidade da Atenção Primária oferecida e dispensada no território. Os critérios utilizados são os indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil:

  • Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas;
  • Atendimento odontológico na gestação;
  • Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
  • Cobertura de exame citopatológico;
  • Vacina contra a poliomielite inativada e a pentavalente;
  • Acompanhamento de pessoas hipertensas; e
  • Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.

Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde