Saúde e Vigilância Sanitária

Associação Brasiliense de Deficientes Visuais recebe Guia de Atividade Física para a População Brasileira na versão braile

08/04/2022

Aproximadamente 13 milhões de brasileiros têm alguma deficiência, sendo a maioria dos casos na visão. Nesta sexta-feira (8), Dia Nacional do Sistema Braille, a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV) recebeu o Guia de Atividade Física para a População Brasileira em formato braile. O documento inédito do Ministério da Saúde tem o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas às pessoas com deficiência visual e cegas.

Técnicos da pasta e a Diretora de Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Juliana Rezende, participaram de uma cerimônia em alusão à data e realizaram a entrega dos exemplares em braile.

“Na saúde pública, o Guia de Atividade Física fornece um conjunto estruturado e sistemático de recomendações baseadas em evidências e têm como objetivo orientar as pessoas a adotarem hábitos saudáveis, a partir de uma linguagem acessível. Nosso objetivo é fortalecer a produção de mais conteúdos no formato braile no Ministério da Saúde”, reforçou Juliana.

O documento incentiva a atividade física em todos os seus domínios – Deslocamento, Tempo livre, Estudo/Trabalho e Tarefas domésticas – promovendo a saúde e também como proteção e enfrentamento de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer de mama, diabetes e cardiopatias e oferece orientações para todas as faixas etárias, além de gestantes e mulheres pós-parto e pessoas com deficiência. Além disso, o material também auxilia no planejamento e no processo de trabalho dos profissionais e gestores de saúde.

"Nós precisamos do braile, porque ele é nosso canal de contato com a palavra, com a escrita. É fundamental, principalmente para crianças que estão iniciando o processo de alfabetização. Participar do processo de validação do Guia de Atividade Física fortalece a integração das pessoas com necessidades especiais na sociedade”, destacou o vice-presidente e coordenador de impressão de materiais em braile da ABDV, Justino Bastos.

Além das versões impressas, o material também está disponível em formato digital, audiobook, vídeos e na versão resumida. Confira os conteúdos aqui

Também participaram da mesa de entrega do Guia de Atividade Física em versão braille Denise Braga, presidente da ABDV, Claudio Panoeiro, Secretário Nacional do Direito da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Nelson, representando a Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal; e Ana Paula Batista, Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Guia

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira traz as primeiras recomendações de atividade física com orientações para que a população seja fisicamente mais ativa. O processo de construção ocorreu por meio de criteriosa revisão da literatura científica; escutas a setores e instituições relacionados, especialistas e população; e consulta pública.

Até agosto de 2021, foram distribuídos mais de 74 mil exemplares impressos do Guia para as secretarias estaduais de Saúde para que fizessem o envio aos estabelecimentos de saúde dos municípios. Em fevereiro de 2022 foi iniciada a distribuição de 1.000 exemplares em braile para instituições e associações especializadas, institutos e fundações, universidades e institutos federais, além de centros de reabilitação vinculados ao SUS e que atendem pessoas com deficiência visual e cegos.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde