DESTAQUES DA SEMANA – SAES

Atenção Especializada à Saúde: segurança do paciente, cuidados paliativos pediátricos e assistência ao povo Yanomami marcam a semana

14/04/2023

Entre as ações da semana da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde estão a Campanha Abril pela Segurança do Paciente, o Simpósio de Cuidados Paliativos Pediátricos dos Hospitais Públicos e a formação de analistas no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

Confira os principais destaques:

Nesta semana houve o lançamento da Campanha Abril pela Segurança do Paciente, com o objetivo de discutir os avanços e os desafios na segurança do paciente nos últimos 10 anos no Brasil. A ação visa estimular trabalhadores da saúde, serviços de saúde, universidades, escolas de saúde e secretarias de saúde a compartilhar experiências exitosas. O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde, com o intuito de oferecer uma assistência segura.

Também foi realizado o Simpósio de Cuidados Paliativos Pediátricos dos Hospitais Públicos, na sede do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, para promover a educação continuada e melhorar o atendimento ao paciente pediátrico em cuidados paliativos. Participaram do evento estudantes e profissionais de saúde.

A equipe de analistas PROADI da CGPROJ/SAES realizou etapa de formação, com o alinhamento conceitual e do processo de trabalho, acerca da gestão de projetos no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), desde a elaboração à prestação de contas. Segundo a coordenadora-geral de Projetos da Atenção Especializada, Kathleen Machado, o workshop foi o primeiro momento de encontro dos novos analistas de projetos da Saes e de formação permanente para análise e acompanhamento de projetos estratégicos para a atenção especializada. Espera-se que a qualificação do processo de trabalho traga melhores resultados nas parcerias com os hospitais de excelência.

Também nesta semana, houve o deslocamento de profissionais e equipamentos para a ação humanitária, por meio de atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), para auxiliar na assistência ao povo Yanomami que vive em Roraima. A ação é resultado de esforços conjuntos interministeriais do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação (MEC), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que convocou seus 41 hospitais universitários federais nas cinco regiões do país.

Tomaram posse os novos diretores do Hospitais Federais do Rio de Janeiro e os diretores do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

Foi ainda instituído Grupo de Trabalho com a finalidade de prestar apoio institucional no desenvolvimento e avaliação das ações de atenção à saúde no âmbito do Departamento de Gestão Hospitalar no Rio de Janeiro. O GT vai colaborar no plano de ações para reestruturação física e tecnológica e na qualificação da assistência em cada um dos hospitais; orientar a criação e implementação das políticas do Ministério da Saúde em cada unidade hospitalar federal; reorganizar os fluxos assistenciais  e administrativos; monitorar as metas de regulação pactuadas com as secretarias estaduais e municipais de saúde; contribuir na elaboração e validação de relatórios para prestação de contas ao Ministério da Saúde e órgãos de controle; promover a transparência e equidade no acesso aos serviços prestados pelos hospitais; e avaliar propostas de parcerias com as redes de atenção do estado e município do Rio de Janeiro.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saúde e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Fonte:Ministério da Saúde