Outros

Atenção Primária de olho na adolescência 

27/08/2021

O anúncio de um novo incentivo financeiro para ampliar o cadastro e qualificar a assistência aos adolescentes no âmbito da Atenção Primária foi feito durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizada nesta quinta-feira (26). O Ministério da Saúde vai repassar aos municípios e Distrito Federal incentivo que pode variar de mil a R$ 50 mil por ente federativo, podendo chegar ao todo a R$ 10,8 milhões.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de adolescentes de 10 a 19 anos no Brasil é estimada em 32.602.483, sendo que até o primeiro quadrimestre de 2021 haviam 20.059.587 cadastrados na Atenção Primária. Atualmente, cerca de quatro em cada 10 adolescentes não estão vinculados às equipes de saúde. 

O recurso, que será repassado ainda este ano, é para estimular o acompanhamento dos adolescentes e, consequentemente, ter mais dados sobre a saúde dessa população nos sistemas de informação da APS. “A ação visa ampliar o acesso e vinculação dos adolescentes aos serviços ofertados nos postos de saúde, além de qualificar o cuidado feito pelas equipes especialmente à prevenção da gravidez”, explicou Raphael Câmara, secretário de Atenção Primária.

O valor transferido será de acordo com número de cadastros válidos de adolescentes extraídos no Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB) até outubro de 2021.


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde