Outros

Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde faz 20 anos, lança novo site e vitrine do conhecimento sobre a história natural da Covid-19

31/08/2021

 

Informação e conhecimento ao alcance de qualquer cidadão, acesso gratuito a milhões de publicações técnico-científicas e ampla disseminação de informação confiável fazem parte da missão da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS), que completa 20 anos nesta terça-feira (31). Para celebrar a data, o canal do DATASUS no YouTube reuniu pessoas que fizeram e fazem parte da história do projeto para o lançamento do novo site da BVS MS e da Vitrine do Conhecimento: História Natural da Covid-19. Clique aqui e assista ao evento.

A página especial sobre Covid-19 é resultado de parceria entre o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT/SCTIE/MS).

Para o evento de comemoração das duas décadas da biblioteca virtual e para o lançamento da vitrine, nomes que ajudaram a consolidar esses serviços de informação estão na lista de palestrantes. Dentre os presentes, estão pessoas que ajudaram a tornar realidade a BVS MS e a mantê-la em constante processo de evolução até os dias de hoje, representantes da OPAS e do Ministério da Saúde.

"Essas bases de evidências sólidas muito tem contribuído e permeiam todos os nossos projetos. Por exemplo, nossa atuação aqui no ministério é uma atuação matricial .Nós não somos notadamente uma secretaria finalística, mas uma secretaria que vem subsidiada com as melhores evidências disponíveis. Então, a Secovid também está atuando na busca de novas evidências para também escolher os imunizantes que iremos utilizar, e aqui eu faço uma ressalva de que nunca se viu uma construção tão ampla de um imunizante em tão pouco tempo. O ser humano quando quer, ele se une e consegue multiplicar o conhecimento e construir coisas fantásticas, como é o caso das vacinas", disse a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite.

Biblioteca Virtual

A BVS MS, além de integrar o Ministério da Saúde, também faz parte de uma rede de bibliotecas virtuais em saúde mundialmente reconhecida: a Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Rede BVS).

No mundo acadêmico, científico e profissional da saúde, BVS é sinônimo de fonte de informação segura e confiável, um local onde pesquisadores, trabalhadores e gestores vão buscar evidências técnicas e científicas para a tomada de decisão quando o assunto é saúde.

A BVS MS disponibiliza acesso público a todo o acervo do Ministério da Saúde, que inclui livros, campanhas, revistas, artigos científicos e demais materiais multimídia. Também oferece acesso a diversas outras bases de dados científicas, nacionais e internacionais, de alta credibilidade na comunidade acadêmica e profissional da saúde, inclusive bases institucionais com a produção técnica e científica das instituições federais do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, desenvolve uma série de produtos e serviços informacionais voltados tanto aos pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e gestores da saúde quanto aos cidadãos em geral.

"A promoção do uso de evidência para a tomada de decisão em saúde no SUS é a única forma que a gente tem de fazer ciência e promover o uso da informação científica. Vale a pena a gente destacar a vitrine do conhecimento, que é uma ferramenta essencial para disseminar a evidência científica. Lembrando que a gente faz isso por meio de temáticas e o conjunto de informações bibliográficas que possam facilitar a consulta de um pesquisador, de um gestor, de qualquer interessado em uma temática, a vitrine vai ser essencial para que essa pessoa consiga identificar qual o estudo científico melhor e tomar decisões na melhor evidência científica que você tem hoje", reforçou a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Alessandra Siqueira.

Vitrine do Conhecimento

A coleção de Vitrines do Conhecimento é um produto do Portal Regional da BVS para temas relevantes de saúde, com conteúdo selecionado da rede de Bibliotecas Virtuais em Saúde, com as principais e mais atualizadas publicações sobre o tema escolhido. As vitrines visam promover o amplo acesso da população a todo esse material disponibilizado de forma organizada, setorizada e gratuita.

A vitrine sobre a covid-19 nasceu a partir da necessidade de compreender a história natural dessa doença, tendo em vista que este conhecimento é um pré-requisito para o planejamento e a execução de estudos que avaliem o impacto das intervenções, para a tomada de decisão. A vitrine é uma ferramenta para pesquisadores que visam identificar estudos nesses subtemas, atuando como uma facilitadora para a construção de sínteses de evidências. Além disso, todas as informações disponibilizadas por meio dela são atualizadas juntamente com as bases de dados da Rede BVS, mantendo-se, portanto, em constante atualização.

Outras iniciativas dentro dessa cooperação estão previstas para serem lançadas ainda este ano, como, por exemplo, o Mapa de Evidências sobre reabilitação de sequelas pós-covid-19.

Fernando Caixeta
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde