ATENÇÃO PRIMÁRIA

Brasil apresenta Guia Alimentar em evento no Equador

30/10/2023
Divulgação

Na quinta-feira (26), a Secretaria de Atenção Primária à Saúde apresentou as bases de construção do Guia Alimentar para a População Brasileira, um manual desenvolvido pelo Ministério da Saúde, além dos avanços e desafios para a sua implementação no âmbito dos sistemas de saúde e de políticas públicas intersetoriais. A temática foi abordada durante o 20º Congresso Latino-Americano de Nutrição, realizado na cidade de Cuenca, no Equador, entre 21 e 26 de outubro, na sessão Implementação de Guias Alimentares na América Latina.

A atividade contou com a participação da coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde do Brasil, Kelly Alves, e de representantes dos ministérios do Equador e do Uruguai, com a mediação da assessora técnica do gabinete da Saps, Monique Padilha.

O destaque da apresentação brasileira foi a adoção do referencial do Guia Alimentar no Plano Brasil sem Fome, liderado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que tem como um de seus objetivos “assegurar à população em situação de insegurança alimentar e nutricional o acesso à alimentação adequada e saudável, estimulando a produção sustentável de alimentos e tendo por referência os princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira”, conforme descrição do guia.

Isso demonstra que o Brasil se destaca por possibilitar que políticas públicas de outros ministérios sejam norteadas pelo Guia Alimentar produzido pelo Ministério da Saúde. De acordo com debate no congresso, nos demais países há muito mais dificuldades para esse tipo de trabalho intersetorial.

Nesse sentido, Kelly Alves destaca que “a participação do Brasil em espaços de intercâmbio com outros países nos permite conhecer experiências de outros territórios com características semelhantes às nossas que podem ser inspiradoras para aprimorarmos o que já fazemos ou para desenvolvermos novas formas de pensar, implementar e avaliar nossas políticas públicas. Ao mesmo tempo, nos mostra o quanto somos potentes e avançados em determinadas estratégias e capazes de cooperar para o avanço de ações em outros países”.

Durante o congresso, as representantes da Saps também participaram de sessões temáticas para atualização técnica e mapeamento de atores e instituições-chave para ações de enfrentamento das múltiplas formas de má nutrição e divulgaram a versão em espanhol do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Saiba mais

O Congresso Latino-Americano de Nutrição (Slan) é realizado a cada dois anos e reúne profissionais, gestores, pesquisadores e especialistas da área de nutrição e ciências afins, constituindo-se como o maior fórum para o compartilhamento de conhecimento, análise e proposição de soluções para a garantia da alimentação e nutrição adequadas para a população latino-americana.

Trata-se também de um espaço estratégico para que os Ministérios da Saúde dos países dessa região apresentem suas experiências sobre as políticas de alimentação e nutrição que desenvolvem, apontando avanços e desafios, além de identificarem pontos de convergência para cooperações institucionais.

Fonte:Ministério da Saúde