Saúde e Vigilância Sanitária

"Brasil é um parceiro muito importante", diz diretor do Programa de Emergências em Saúde da OPAS/OMS, Ciro Ugarte

09/11/2021
Walterson Rosa/MS

"O Brasil é um parceiro importante", foi o que disse o coordenador da Unidade de Emergências da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Ciro Ugarte. A declaração foi dada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante encontro realizado na tarde desta terça-feira (9), no Ministério da Saúde. No reunião, Ciro parabenizou o trabalho do Brasil no combate à pandemia da Covid-19 e exaltou a estratégia do Governo Federal ao realizar uma das maiores Campanhas de Vacinação da história do país. Desde janeiro, mais de 279 milhões de doses de vacina Covid-19 foram aplicadas no braço dos brasileiros.

"A gente agradece todo o apoio durante a pandemia. Estamos muito orgulhosos de ver que o Brasil atou forte não só no monitoramento da Covid, mas também no desenvolvimento de vacinas, investigação da doença, ações muito importantes não só nesse contexto, mas também em outros eventos não-Covid, como questão da Febre Amarela. O Brasil é um parceiro importante. E, nesse processo, fico também muito feliz e orgulhoso de ver a ampliação do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) por ter aumentado a capacidade de resposta durante a situação pandêmica que vivemos no mundo", disse Ciro.

Durante a reunião, Queiroga ressaltou os números da Campanha de Vacinação que hoje registra a menor média móvel de óbitos no ano de 2021, e uma queda de 91% na média se comparada com o pico da pandemia de abril. Até o momento, mais de 344,1 milhões de doses de vacinas foram distribuídas aos estados e Distrito Federal. Dessas, 279 milhões foram aplicadas sendo 155,9 milhões de primeira dose e 123,1 milhões de segunda dose ou dose única da vacina. Além disso, quase 10 milhões de brasileiros já receberam o reforço na vacinação com a dose adicional ou dose de reforço.

"Com a pandemia, ficou claro que temos que fortalecer o nosso Sistema de Saúde ainda mais. Nós temos muito problemas, mas nada se comparada à pandemia da Covid-19. A grande força do nosso sistema de saúde é a Atenção Primária. Temos uma Atenção Especializada de boa qualidade, mas a Atenção Primária é muito importante. E a Campanha de Vacinação é uma prova disso, que se tornou uma das maiores campanhas de vacinação no mundo. Isso tudo é graças ao nosso Sistema de Saúde e à estratégia diversificada e acertada do Governo Federal em alocar recursos para enfrentar a pandemia da Covid", contou o ministro.

Fernando Brito
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde