CAMPANHA CONTRA A INFLUENZA

Brasil tem mais de 26 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe

19/05/2023
Karina Zambrana - Opas/OMS

O inverno vem aí. Essa é a época em que gripes e resfriados são mais comuns, em razão das baixas temperaturas. A estação ainda nem chegou e cidades como São Paulo e Belo Horizonte, por exemplo, chegaram a registrar temperatura mínima de 10º C nos últimos dias. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a necessidade da vacinação contra a doença. Até o momento, mais de 26 milhões de pessoas receberam a dose da vacina.

Na última sexta (12), como parte das ações do Movimento Nacional pela Vacinação, a campanha foi ampliada para todas as pessoas maiores de seis meses de idade. A imunização reduz a gravidade da doença, sobretudo em pessoas com comorbidades e idosos, evita hospitalizações e mortes e diminui a sobrecarga nos serviços de saúde.

“Recomendamos ampliar a vacinação para permitir que estados e municípios adotem estratégias para melhor operacionalizar a imunização. Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Entre os idosos, um dos grupos focais da campanha em razão da vulnerabilidade para a doença, mais de 12 milhões de doses foram aplicadas, o que representa cerca de 40% de cobertura vacinal.

A vacina da gripe é fabricada com vírus inativados, fragmentados e purificados, ou seja, não é capaz de induzir o desenvolvimento da doença. A composição do imunizante é atualizada anualmente, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Ministério da Saúde reforça que o imunizante contra a gripe pode ser administrado simultaneamente a outras vacinas do calendário nacional.

Saiba mais sobre a gripe

A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível. Os principais sintomas são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e/ou dor de cabeça.

Além da vacinação, alguns cuidados ajudam a prevenir a doença:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra nariz e boca ao espirrar/tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados.
Fonte:Ministério da Saúde