Saúde e Vigilância Sanitária

Casos de síndrome respiratória aguda grave seguem em queda no Brasil

26/08/2022

O novo Boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta sinal de queda de casos em longo prazo (seis semanas) de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil.

 De acordo com a Fiocruz, a curva nacional segue indicando entrada em um patamar similar ao de abril de 2022, o mais baixo desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil. Apenas dois estados brasileiros apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo: Acre e Roraima.

A publicação também reforça a importância da vacinação contra o coronavírus. Na população a partir de 60 anos, o risco de desenvolver a síndrome respiratória em não vacinados é pelo menos duas vezes maior do que o risco de quem tem ao menos uma dose de reforço.

Para os demais, quadro similar é observado quando se compara com quem tem duas doses. Por isso, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de a população buscar imunização de reforço, especialmente os mais idosos, que são um grupo mais vulnerável.

Além disso, com a alta cobertura vacinal, o Brasil apresenta baixa de quase 37% na média móvel de casos confirmados de Covid-19. Já a média móvel de mortes registra redução de 24% no mesmo período. Mais de 165 milhões de pessoas tomaram a segunda dose ou dose única da vacina, o que corresponde a 77,5% da população.

Nathan Victor
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde