Saúde e Vigilância Sanitária

Chamadas públicas para Perspectiva do Paciente recebem inscrições até 23 de setembro

14/09/2022

O Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), abriu quatro chamadas públicas para a Perspectiva do Paciente, espaço onde os usuários do Sistema Único da Saúde (SUS) podem compartilhar experiências sobre tecnologias em avaliação ou condição de saúde.

Os temas das chamadas contemplam pacientes com doença rara, autoimune, inflamação nos vasos sanguíneos e insuficiência cardíaca. O prazo para inscrição vai até 23 de setembro.

As tecnologias foram demandadas com propostas de incorporação no SUS e serão avaliadas pelo Plenário da Conitec. Em todas as chamadas, serão priorizadas as inscrições de pacientes com a condição de saúde e que utilizem ou já tenham utilizado o medicamento em avaliação pela Conitec.

Confira as chamadas abertas

• Chamada n° 33/2022 - Belimumabe para tratamento adjuvante de pacientes com 18 anos ou mais, com lúpus eritematoso sistêmico (LES) e que apresentem alto grau de atividade da doença apesar da terapia padrão, com falha terapêutica a dois imunossupressores prévios.

• Chamada n° 34/2022 - Patisirana sódica para tratamento de pacientes diagnosticados com amiloidose hereditária relacionada a transtirretina (ATTRh), com polineuropatia em estágio 2 ou que apresentam resposta inadequada a tafamidis.

• Chamada n° 35/2022 - Rituximabe como terapia de indução de remissão dos pacientes com diagnóstico recente e para os casos de recidiva de vasculites associadas ao anticorpos anti-citoplasma de neutrófilos (VAA).

• Chamada n° 36/2022 - Empagliflozina para tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada e levemente reduzida (FEVE>40%) e classes funcionais NYHA II e III.

Como participar

É preciso acessar a página do Participa + Brasil para o envio dos formulários. Antes, será necessário fazer o cadastro no site gov.br.

Primeira vez que participa? Veja o passo a passo aqui.

Caso acesse diretamente a página do Participa + Brasil, o interessado deverá selecionar o botão "Opine Aqui" e, em seguida, filtrar a busca para encontrar a chamada pública desejada.

Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde