VACINAS SALVAM VIDAS

Com a chegada do inverno, doenças respiratórias podem aumentar. SUS tem vacinas disponíveis

16/06/2023
Myke Sena/MS

Até o momento, quase 47 milhões de doses de vacinas contra a gripe foram aplicadas no Brasil. O Ministério da Saúde reforça que a imunização é de extrema importância para evitar casos graves em razão da doença. O ideal é buscar o imunizante antes da chegada do inverno, que começa na próxima semana, já que as baixas temperaturas tendem a ampliar doenças respiratórias. O SUS ainda tem vacinas contra a gripe disponíveis, então é importante que cada pessoa confira o calendário da sua cidade.

A gripe não é um resfriado comum. Ela pode evoluir para formas mais graves, que podem até mesmo matar. Por isso, é uma doença que requer cuidado. Embora o imunizante esteja disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, a lista de grupos prioritários inclui aquelas mais vulneráveis, como idosos e pessoas imunocomprometidas.

“Diferentemente de uma pessoa mais jovem, por exemplo, o idoso corre maior risco de complicações. Além de ficar mais abatida, a pessoa idosa pode desenvolver pneumonia, com consequências graves”, explica o infectologista e diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti. 

Proteção contra a Covid-19

As doses bivalentes da vacina contra a Covid-19 também seguem disponíveis nos postos de imunização para todos os maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. Até agora, 22,6 milhões de doses foram aplicadas. 

As vacinas bivalentes possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron. O imunizante é seguro e tem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada. Para mais informações, busque sempre nas páginas oficiais do Ministério da Saúde. 

Fonte:Ministério da Saúde