Outros

Com gestão alinhada e foco na atualização de cadastro, Santo Antônio do Retiro recebe nota máxima no Previne Brasil

17/08/2022

Imagem da notícia

Foto: João Dias  - SMS/Santo Antônio do Retiro

A fim de conhecer mais sobre as boas práticas das gestões municipais de saúde, a Secretaria de Atenção Primária (APS) tem visitado os municípios que alcançaram grandes resultados nos indicadores do Programa Previne Brasil. Nesta terça-feira (16/8), foi a vez de Santo Antônio do Retiro, no norte de Minas Gerais, receber uma comitiva técnica para ver de perto o que estão fazendo de diferente na organização do serviço e que rendeu à cidade a nota máxima no desempenho da APS.

Segundo o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, o Ministério da Saúde monitora sete indicadores que, juntos, formam o Indicador Sintético Final (ISF). “No caso de Santo Antônio do Retiro, todos os indicadores atingiram (e ultrapassaram) a meta federal. Monitorar e divulgar esses resultados é reconhecer o trabalho feito aqui, além de incentivar essas práticas em outras regiões do Brasil”, destacou.

Imagem da notícia

Foto: João Dias  - SMS/Santo Antônio do Retiro

A atuação junto às equipes da APS buscou qualificar o processo de trabalho no atendimento e no acompanhamento das famílias, de forma a aumentar a resolutividade. A presença dos agentes comunitários de saúde qualificou os encaminhamentos para a atenção ambulatorial, auxiliando na articulação com outros pontos da Atenção Primária à Saúde. O apoio e o planejamento para a redução da inconsistência de cadastro também foram fundamentais em Santo Antônio do Retiro.

O ISF do município passou de 5,47 no último quadrimestre de 2018 para 10 no primeiro de 2022. Para Laene Costa, secretária Municipal de Saúde de Santo Antônio do Retiro, o segredo para o resultado de excelência é a organização do trabalho e a visão integral de cada pessoa da comunidade. “A gente envolveu todo mundo da Saúde para arregaçar as mangas, principalmente em ações de acompanhamento e de busca ativa, para acompanhar cada família retirense”, explica.

Na visita, a equipe do Ministério da Saúde, visitou as instalações da Unidade de Saúde da Família Santo Antônio e o Centro Municipal de Saúde José Fernandes Ribeiro. Também acompanharam a visitação a coordenadora da APS de Santo Antônio, Renata Elisane Borborema Dias; o prefeito da cidade, Ivo fernandes Silva; e o representante do Cosems/MG. 

Conheça mais das ações realizadas pela gestão de Santo Antônio do Retiro:

  • Encontros semanais com equipes para monitoramento de metas;
  • Busca ativa dos grupos prioritários;
  • Aquisição de veículos para as equipes que atuam na zona rural;
  • Uso do sistema de monitoramento INFOSUS;
  • Mutirão de exames;
  • Compra e abastecimento de medicamentos e de insumos para exames;
  • Pagamento de bonificação de profissionais da APS;
  • Engajamento das equipes e corresponsabilização de cada profissional da APS.

 

Santo Antônio do Retiro

Com 7.316 habitantes, o município Santo Antônio do Retiro tem 100% de cobertura da APS. Atualmente, a cidade conta com 4 Unidades de Saúde da Família, e nelas atuam 24 agentes comunitários de saúde e quatro médicos, que realizam cerca de 20 mil atendimentos mensais. Além disso, a cidade conta também com um centro municipal de saúde.

A região garantiu a pontuação máxima (10) no primeiro quadrimestre de 2022 diante do programa atual de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), o Previne Brasil. Entre os serviços que mais se destacaram estão o pré-natal, o cuidado à saúde bucal das gestantes e a cobertura vacinal da pentavalente e contra a pólio.


Previne Brasil

O programa de financiamento federal da Atenção Primária à Saúde foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, e implementado em 2020. Para fazer os repasses aos municípios, são considerados quatro componentes: capitação ponderada (cadastro de pessoas na APS), pagamento por desempenho (medido pela avaliação de sete indicadores), incentivo para ações estratégicas (implementação de programas para a melhoria da APS) e incentivo financeiro com base em critério populacional (leva em conta a estimativa populacional mais recente divulgada pelo IBGE).

O objetivo do programa é aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. 
Para saber mais, conheça a página do Previne Brasil.

 

Imagem da notícia

 


Fonte:Secretaria de Atenção Primária à Saúde