Saúde e Vigilância Sanitária

Com micropigmentação de aréola e mamilos, Lina resgata autoestima de mulheres após o câncer de mama

20/10/2022
Arquivo pessoal

A micropigmentação paramédica é uma técnica para reconstruir as aréolas mamárias e também uma forte aliada na recuperação de mulheres que enfrentaram o câncer de mama. Há 16 anos, a micropigmentadora, Lina Oliveira, resgata a autoestima de muitas dessas mulheres, sem cobrar nada. Mas em 2020, a doença entrou na vida de Lina, além do trabalho. “Foi uma surpresa. Tive meus momentos de choro, porém foi mais fácil de lidar com o câncer por conta da intimidade que eu já tinha com o processo”, confessa.

Lina é natural de Floriano (PI) e hoje tem 54 anos de idade. A luta contra o câncer a motivou ainda mais a continuar com o trabalho, pois sentiu na pele o que as clientes sempre passaram. “Quando eu estava fazendo a quimioterapia, cancelei praticamente toda a minha agenda, só deixei espaço para a reconstrução de aréola”, conta. O tratamento a deixou muito mal, mas esse esforço de permanecer fazendo micropigmentação a ajudou na superação da doença.

O suporte dos familiares é, da mesma forma, essencial durante o tratamento, pois a paciente oncológica se sente mais motivada a seguir em frente. “Eu tive muito apoio da minha família, dos meus amigos e das minhas clientes, que se assustaram com a notícia, mas também se preocuparam bastante comigo. Hoje estou aqui, muito bem”, relata.

Uma das clientes de Lina, Cida Oliveira, que venceu o câncer de mama em 2019, conta que conheceu o trabalho da micropigmentadora por meio da campanha Outubro Rosa, no Hospital Universitário de Brasília (HBU). “Falaram que ela estava fazendo aréola e mamilo. Na hora entrei em contato, porque era tudo o que eu queria para completar o processo. Eu só tenho gratidão por ela e por esse lindo trabalho que ela fornece”, elogia Cidinha, como gosta de ser chamada. 

Atualmente, Lina está em tratamento de reconstrução da mama. Só depois ela poderá reconstruir a aréola mamária com a micropigmentação paramédica. “Cada paciente que deita na minha maca para o procedimento, eu vejo como se estivesse fazendo em mim mesma”, declara, reforçando que todas as mulheres devem fazer exames preventivos para não passar por problemas tardiamente.

Aréola mamária

A micropigmentação de aréola e mamilos é uma etapa importante da reconstrução mamária. O objetivo é fazer com que a paciente apresente uma mama visivelmente normal, o que é determinante para maior satisfação com o corpo, autoestima e confiança.

Segundo Lina Oliveira, esse procedimento só pode ser feito após um ano do tratamento contra o câncer de mama. Também é necessária a autorização do médico da paciente para realizar a reconstrução. “Eu nunca ganhei dinheiro com esse trabalho. Reconheço como uma atitude de extrema importância e faço por amor, por querer o bem ao próximo”, acrescenta Lina.

Karol Ribeiro
Ministério da Saúde

Fonte:Ministério da Saúde